PEDAGOGIA FREINET E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 23/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-490-2

Título do Trabalho
PEDAGOGIA FREINET E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • TAIS REGINA STEIN DE OLIVEIRA
  • Patricia Cristina Albieri de Almeida
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Temas relacionados a Educação, Ensino e Aprendizagem
Data de Publicação
23/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/4eeunasp/552448-pedagogia-freinet-e-o-desenvolvimento-da-autonomia-dos-alunos-dos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental
ISBN
978-85-5722-490-2
Palavras-Chave
Práticas Pedagógicas; Pedagogia Freinet; Educação básica
Resumo
No século XX, surgiram muitos críticos da educação tradicional. Dentre esses críticos, destaca-se Célestin Freinet, um pedagogo francês que desenvolveu técnicas pedagógicas baseadas na cooperação, autonomia e livre expressão. Assim, esse estudo tem como objetivo apreender como uma equipe de coordenadoras e professoras, especialistas em Freinet, compreendem as contribuições da Pedagogia Freinet para as práticas pedagógicas na construção da autonomia dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados o Grupo de Discussão de uma instituição escolar que baseia sua proposta na Pedagogia Freinet. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontam que Pedagogia Freinet pode trazer importantes contribuições para potencializar a prática pedagógica dos docentes nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da “Pedagogia do Trabalho” e de sua proposta que coloca o aluno como protagonista, favorecendo o desenvolvimento da autonomia.
Título do Evento
4º Encontro de Egressos do Mestrado Profissional em Educação
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Egresso do Mestrado Profissional em Educação do UNASP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, TAIS REGINA STEIN DE; ALMEIDA, Patricia Cristina Albieri de. PEDAGOGIA FREINET E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do Encontro de Egresso do Mestrado Profissional em Educação do UNASP. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/4eeunasp/552448-PEDAGOGIA-FREINET-E-O-DESENVOLVIMENTO-DA-AUTONOMIA-DOS-ALUNOS-DOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes