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Apresentação
Desde 2006, o Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS), certificado pela UNICAMP junto ao CNPQ, vêm realizando pesquisas, projetos de extensão universitária, eventos, pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado entre outras ações no campo do circo. O fomento, a reflexão e a maior participação acadêmica nessa área do conhecimento tem produzido significativas contribuições pedagógicas e científicas. De forma coletiva, o CIRCUS consolidou-se como um dos principais grupos de pesquisa em circo no/do Brasil, construindo uma rede nacional e internacional de colaborações, por meio do diálogo com os diferente segmentos da arte do circo (escolas de circo, ensino do circo na educação básica, projetos de circo social, grupos artísticos, entidades de classe).
No que se refere à organização de eventos, a primeira iniciativa de sistematizar um encontro de natureza acadêmico-científica ocorreu no ano de 2004, com o Seminário “Diferentes Visões do Circo”. O sucesso da ação motivou a realização, em 2006, do “Ciclo de Palestras: Circo e Modernidade 2006”, evento que reuniu mais de 300 pessoas em torno no Centro de Convenções da UNICAMP. Em 2008, organizamos a X Convenção Brasileira de Malabares e Circo, congregando mais de 700 participantes e um público aproximado de 5000 pessoas nos espetáculos. Desta Convenção, o Grupo CIRCUS produziu uma contribuição em formato de relatório, em 2011, sob o título "Panorama do Malabarismo no Brasil (2007-2008)". Dando continuidade, organizamos o “Seminário Internacional Circo e Educação Física” em 2014, o “I Seminário Internacional de Circo - Circo Social”, em 2015, nas dependências da Faculdade de Educação da Unicamp; e por fim, o “III Seminário Internacional de Circo: Horizontes Educativos”, reunindo nessa oportunidade mais de 400 participantes de 14 Estados brasileiros e diversos países. Neste contexto, ante a necessidade de compartilhar e ampliar as colaborações nacionais e internacionais, o Grupo CIRCUS realizou o 4o Seminário Internacional de Circo, cuja temática versou sobre a “Inovação e a Criatividade”, evento que aconteceu entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2018 no Centro de Convenções da Unicamp. A temática fez menção direta à parceria desenvolvida desde 2014 com o Center for Circus Arts Research, Innovation and Knowledge Transfer (CRITAC) da Escola Nacional de Circo de Montreal (ENC -Canadá). Nessa quarta edição do Seminário Internacional de Circo, discutimos projetos de inovação e de fomento à criatividade (artística, pedagógica, tecnológica.), bem como pesquisas inovadoras (em particular no Brasil) nas áreas de produções artísticas e seus instrumentos de trabalho; fontes e produção de memória das histórias do circo e circenses.Em 2022 participamos do Programa Fórum Permanente da Unicamp, reazlizando um evento que abordou o tema "Circo Social: Arte, Engajamento e Transformação Comunitária".
Diante do desejo de propiciar a continuidade o intercâmbio artístico e científico, o grupo CIRCUS promoveu o 5o. Seminário Internacional de Circo (5-SIC), nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro de 2024. O evento aconteceu com diferentes parcerias institucionais, incluindo o Center for Circus Arts Research, Innovation and Knowledge Transfer (CRITAC) da Escola Nacional de Circo de Montreal (ENC - Canadá), o Circus Working Group, coletivo de pesquisa coordenado pelo Dr. Louis Patrick Leroux (Universidade de Concórdia – Canadá), o coletivo Circus and it Others (CAIO) liderado pelo Dr. Charles Batson (Union College - EUA) e o coletivo Collectif de chercheurs sur le cirque, coordenador pela Dra. Magali Sizorn (Universidade de Rouen - França).
Entendemos que o 5-SIC configurou uma relevante oportunidade para a troca de experiências entre pesquisadores(as), pois oportunizou o debate acadêmico sobre o circo no Brasil e no exterior, além de fomentar o estabelecimento de novas parcerias nacionais e internacionais, aspectos cruciais para o desenvolvimento desse setor.
Nesse sentido, o Seminário teve em sua programação conferências, mesas redondas, oficinas, performances artísticas, grupos de trabalho temático, exposições, lançamento de livros, espetáculos, workshop, encontro de pós-graduandos. Além disso, a apresentação de trabalhos, em formato de pôster, cujos resumos compõem essa obra, também ressaltam a pluralidade do circo na realidade brasileira atual, a qual nos mostra que, quaisquer experiências/vivências circenses – acadêmica (TCC, projetos de extensão, pesquisas de mestrado e doutorado), artística, pedagógica, autodidata entre outras podem e devem ser relatadas, narradas e analisadas. Os trabalhos abordaram pesquisas/ experiências com o CIRCO como temática central, desmembradas nas seguintes linhas: Circo Social; Experiências pedagógicas com circo em âmbitos diversos; Gestão em circo; História do Circo; Pesquisa artística/ Dramaturgia; Pesquisas relacionadas à saúde ou performance dos artistas. Ademais, as propostas apresentadas deveriam caminhar na perspectiva da diversidade e/ou o diálogo com outras linguagens artísticas, algo que demonstrou ser uma iniciativa importante para dar visibilidade às transversalidades dos fazeres e saberes circenses. Neste ensejo, convidamos um seleto grupo de pareceristas nacionais e internacionais para avaliar os trabalhos, buscando qualidade, diversidade e imparcialidade. Tivemos 94 trabalhos recebidos, sendo 91 aprovados e 75 apresentados. Deste conjunto, 5 trabalhos receberam menção honrosa, os quais destacamos na sequência:
1. Artivismo circense e memória social: encruzilhadas multidisciplinares das narrativas visuais. Autoria: Lisete Medeiros de Farias.
2. Teatralidades acrobáticas: as corporeidade invertidas como dramaturgias da gravidade. Autoria: Guilherme Conrad.
3. Circo Transatlântico - fluxos do circo entre Portugal e Brasil. Autoria: Daniel de Carvalho Lopes e Rui Leitão.
4. Circo acessível: caminhos para o desenvolvimento de acessibilidade nos Circos itinerantes no nordeste do Brasil. Autoria: Andressa Cabral da Costa da Silva e Daniele Pimenta.
5. Circulando na escola castanheiras: ampliando as possibilidades artísticas e corporais do currículo do ensino fundamental. Autoria: Ellen Yukari Maruyama Tengan e Danielle Amaral Ambrósio.
Desse modo, agradecemos a todos as/os participantes, em especial ao esforço coletivo do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS) e de todas/os nossas/os parceiras/os. Essa intensa mobilização, articulada, solidária e comprometida de todas/os demonstram ser uma iniciativa importante para dar visibilidade às transversalidades e atravessamentos produzidos hoje nos nossos fazeres e práticas circenses. Vida longa a esta arte vibrante e pujante: o CIRCO!
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Responsável
Professor Doutor Marco Antonio Coelho Bortoleto
E-mail: bortoleto@fef.unicamp.br
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 701, 13083-851, Campinas/SP. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
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