CARIMBÓ: PATRIMÔNIO CULTURAL DA AMAZÔNIA PARAENSE

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
CARIMBÓ: PATRIMÔNIO CULTURAL DA AMAZÔNIA PARAENSE
Autores
  • Wanessa Pires Lott
  • Waldir Cardoso
  • Marina Fernandes De Figueiredo Souza Teixeira
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 6 - Patrimônio Intangível - Subtemas: Tradição e expressão oral, formas de expressão e artes cênicas, práticas sociais, rituais, cerimônias, know-how, lugar.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/559480-carimbo--patrimonio-cultural-da-amazonia-paraense
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Carimbó, Patrimônio Intangível, Belém do Pará
Resumo
O Carimbó é uma expressão artística típica do Pará, que se epifaniza por meio da música, da dança e das indumentárias dos dançantes que acompanham o ritmo frenético dos tambores. Acredita-se que esta manifestação teria sido trazida ao Brasil pelos africanos escravizados e ao chegar aqui, sofreu influências indígenas e lusas. O próprio termo da manifestação demonstra a mescla de culturas, pois a palavra Carimbó vem do tupi Korimbó, onde curi, que significa pau oco e m’bó, significa furado, assim, sua junção foi transformada em curimbó, corimbó e carimbó, podendo ser traduzida como pau que produz som (IPHAN, 2014). Não obstante a visibilidade atual, principalmente nos estados do Norte do Brasil, até os anos 1970, o Carimbó era uma dança presente apenas nos bairros periféricos desta região, evitando-se a apresentação nos locais considerados nobres das cidades. Posteriormente, a manifestação cultural passou a ser levada para a moderna indústria cultural, começando a ser vinculada na televisão, ter sua música gravada em LPs e tocada em rádios. Nesse momento, artistas como Pinduca e Verequete foram os primeiros a amplificar as festas de Carimbó na cidade, principalmente em Belém do Pará. Com esta popularização do Carimbó, uma divisão surgiu: o Carimbó tradicional e o Moderno. O primeiro é executado da forma clássica, com os instrumentos percussivos considerados originais (como o curimbó e maracas), muito difundido pelo artista Verequete. Enquanto o Carimbó Moderno ou Elétrico, que se adaptou às novidades da indústria cultural, adicionando instrumentos como guitarras e baterias, movimento este comandado por Pinduca, o rei do Carimbó. (COSTA, 2021). No entanto, ambos passaram ser elementos relevantes para a construção da identidade na Amazônia Paraense. As músicas abordam o cotidiano regional, com estórias de agricultores e de pescadores, ou tratam de questões políticas e sociais, que encantam as rodas de dança. Nestas as mulheres usam saias longas e rodadas e os homens usam camisa floridas para acompanhar as batidas fortes dos tambores com movimentos que imitam os de animais regionais. Em 2014, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu o Carimbó como Patrimônio Imaterial sendo registrado no Livro de Registro das Formas de Expressão. Desta maneira, além da relevância do reconhecimento de tal manifestação, tem-se a possibilidade de problematizar, por meio deste estudo, o instrumento e o processo de Registro do Carimbó, compreendendo os contextos político e culturais que levaram a esta ação política de acautelamento. COSTA, Tony Leão da. Carimbó: Tradição e Modernidade na Música Ameríndio-afro-cabocla da Amazônia Brasileira. Belém: Editora Dalcídio Jurandir, 2021. IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Dossiê Carimbó Belém/PA: IPHAN, 2014
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOTT, Wanessa Pires; CARDOSO, Waldir; TEIXEIRA, Marina Fernandes De Figueiredo Souza. CARIMBÓ: PATRIMÔNIO CULTURAL DA AMAZÔNIA PARAENSE.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/559480-CARIMBO--PATRIMONIO-CULTURAL-DA-AMAZONIA-PARAENSE. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes