O SOLAR BAETA NEVES E A PRODUÇÃO ECLÉTICA NA CIDADE DE OURO PRETO/MG: REFLEXÕES SOBRE SUAS PECULIARIDADES ARQUITETÔNICAS.

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
O SOLAR BAETA NEVES E A PRODUÇÃO ECLÉTICA NA CIDADE DE OURO PRETO/MG: REFLEXÕES SOBRE SUAS PECULIARIDADES ARQUITETÔNICAS.
Autores
  • FERNANDA ALVES DE BRITO BUENO
  • Patrícia Thomé Junqueira Schettino
  • Fernanda Miyuki Inue
  • Lucas Gabriel Ancântara
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 2 - Cidades e vilas históricas - Subtemas: Ambientes urbanos-monumentais, áreas monumentais, centros históricos.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569366-o-solar-baeta-neves-e-a-producao-ecletica-na-cidade-de-ouro-pretomg--reflexoes-sobre-suas-peculiaridades-arquite
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Solar Baeta Neves, Ouro Preto, Neocolonial, Ecletismo
Resumo
A cidade de Ouro Preto é conhecida nacional e internacionalmente por seu conjunto arquitetônico e urbanístico do período colonial. Pouco se debateu sobre as modificações ocorridas ao longo do século XIX, quando a cidade passou por um processo de "modernização" das construções, com a incorporação de elementos de gosto oitocentista em edificações de matriz colonial, além da produção arquitetônica eclética, que perdurou nas primeiras décadas do século XX, incluindo a vertente do neocolonial. O ecletismo se manifesta de maneira particular na cidade de Ouro Preto e modifica a paisagem, deixando sobreposições estilísticas e descontinuidades, decorrentes de descaracterizações promovidas pelos modernistas, a partir da década de 1930. O Solar Baeta Neves, objeto desse estudo, foi destruído após o desmoronamento do Morro da Forca durante período de intensas chuvas, em janeiro de 2022, restando apenas escombros do antigo casarão. Esse sobrado foi construído por uma importante família de comerciantes e se insere nesse contexto de modernização da cidade. Conforme consta em inventário (IPAC, 2010), a construção foi iniciada no final do século XIX e a data de 1902, gravada sobre a porta principal, sugere o término das obras. O trágico episódio foi amplamente noticiado na ocasião e, em várias reportagens, o Solar foi descrito como a primeira edificação neocolonial de Ouro Preto. O presente artigo surge de questionamentos em relação a tal classificação e pretende analisar o Solar Baeta Neves em seus aspectos construtivos e estilísticos, e debater suas características frente ao movimento neocolonial. Inicialmente, apresenta-se as características da produção neocolonial como uma variante do ecletismo no Brasil, para em seguida compreender a interiorização desses estilos na cidade de Ouro Preto, entendendo que essas linguagens estilísticas se desenvolveram de forma peculiar na cidade. O sobrado em estudo apresenta implantação no alinhamento da rua e um esquema formal de tradição luso-brasileira, porém com a incorporação de elementos oitocentistas, como motivos decorativos em estuque nas sobrevergas das portas e balcões com grade de ferro decorada, mantendo, portanto, características da arquitetura tradicional ouropretana, mesclada a elementos industrializados. De certa forma, essa configuração se mostra comum em outras edificações da cidade, em sobreposições estilísticas ao longo do século XIX. Entretanto, na época em que o Solar Baeta Neves foi construído, a produção arquitetônica de gosto eclético já havia sido disseminada e o Neocolonial ainda não havia se manifestado enquanto movimento no Brasil. Diante do exposto, o artigo apresenta uma análise da produção do ecletismo em Ouro Preto e desenvolve uma análise crítica a respeito da edificação do Solar Baeta Neves, considerando seu contexto de construção, aspectos formais e elementos construtivos, de forma a questionar a ideia de que esta seria a primeira edificação neocolonial ouropretana.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BUENO, FERNANDA ALVES DE BRITO et al.. O SOLAR BAETA NEVES E A PRODUÇÃO ECLÉTICA NA CIDADE DE OURO PRETO/MG: REFLEXÕES SOBRE SUAS PECULIARIDADES ARQUITETÔNICAS... In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569366-O-SOLAR-BAETA-NEVES-E-A-PRODUCAO-ECLETICA-NA-CIDADE-DE-OURO-PRETOMG--REFLEXOES-SOBRE-SUAS-PECULIARIDADES-ARQUITE. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes