RESTAURAÇÃO DE IMAGENS SACRAS EM GESSO: A RECUPERAÇÃO DOS SÍMBOLOS E ARQUÉTIPOS DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS ATRAVÉS DA MATÉRIA DA ARTE

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
RESTAURAÇÃO DE IMAGENS SACRAS EM GESSO: A RECUPERAÇÃO DOS SÍMBOLOS E ARQUÉTIPOS DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS ATRAVÉS DA MATÉRIA DA ARTE
Autores
  • Elaine Ferreira Chagas
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 6 - Patrimônio Intangível - Subtemas: Tradição e expressão oral, formas de expressão e artes cênicas, práticas sociais, rituais, cerimônias, know-how, lugar.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569754-restauracao-de-imagens-sacras-em-gesso--a-recuperacao-dos-simbolos-e-arquetipos-das-religioes-de-matrizes-african
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
religiosidade africana, umbanda, arte em gesso, imagem sacra
Resumo
A restauração de esculturas confeccionadas em gesso estuque tem sido mais estudada nas últimas décadas, a partir da valorização e consequente visibilidade das giptotecas e dos acervos da Academias de Belas Artes e Artes e Ofícios, que guardam modelos anatômico e reproduções de esculturas clássicas. Fora dessas instituições a restauração do gesso se apresenta como necessidade para a conservação de artefatos de fé dos devotos das camadas medianas e mais populares, onde o grande fluxo de procissões brasileiras do início do século XX cumpriram um papel relevante na disseminação e popularização destas imagens sacras. O baixo custo do gesso apoiou o desenvolvimento da arte da santeria, dando acesso a uma parcela mais humilde da sociedade. Para além da grande aceitação popular das esculturas em gesso, predominantemente católicas, outras religiões puderam se beneficiar desta oferta maior. A produção industrializada e com fôrmas de silicone abriu espaço para a divulgação das figuras simbólicas de outras correntes religiosas, orientais e de matrizes africanas, esta última com uma tradição sincrética com o catolicismo hegemônico. O Candomblé e a Umbanda, expressões religiosas dos povos escravizados e seus descendentes, utilizaram largamente os santos católicos como representação dos seus arquétipos e figuras mitológicas particulares. Porém, gradativa e discretamente também criaram suas próprias expressões escultóricas, dando forma e cores a suas divindades. O material gesso é o suporte mais comum das pombas giras, exus, caboclos, ciganos e malandros, representados com antropomorfia e a adição de adornos particulares, que correspondem às descrições orais da tradição não erudita. Nesses terreiros afro religiosos, os filhos de santo e os artesãos populares foram os autores anônimos destas expressões figurativas e míticas. Valeram-se do gesso e das referências escultóricas católicas para inaugurar modelos próprios, inovadores, frutos do anseio e da necessidade de materializar seus arquétipos, seus símbolos e suas divindades. O gesso protagoniza há mais de 12.000 anos a expressão volumétrica interna das construções e a decoração artística de caráter transcendente, como pode ser visto nas máscaras mortuárias e nas paredes das pirâmides egípcias. Os terreiros tradicionais com seus acervos mais antigos ou os locais de coleta e guarda de imagens abandonadas se transformaram na oportunidade de reunião de acervos sincréticos afro referenciados, possibilitando a análise de seus aspectos formais e até mesmo o grau de assimilação das técnicas clássicas da modelagem escultórica. Abrindo uma possibilidade iconográfica inédita para esta tradição conectada fortemente com a oralidade. A conservação destas obras possui o potencial de realizar um comparativo direto entre esculturas, analisando as modificações volumétricas impetradas para facilitar a moldagem e a produção de cópias, assim como reinvenção das técnicas de decoração pictórica que foram muito simplificadas.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHAGAS, Elaine Ferreira. RESTAURAÇÃO DE IMAGENS SACRAS EM GESSO: A RECUPERAÇÃO DOS SÍMBOLOS E ARQUÉTIPOS DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS ATRAVÉS DA MATÉRIA DA ARTE.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/569754-RESTAURACAO-DE-IMAGENS-SACRAS-EM-GESSO--A-RECUPERACAO-DOS-SIMBOLOS-E-ARQUETIPOS-DAS-RELIGIOES-DE-MATRIZES-AFRICAN. Acesso em: 26/04/2025

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