PATRIMÔNIO E DISSONÂNCIAS: EXPLORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANAS PELA DECOLONIALIDADE

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
PATRIMÔNIO E DISSONÂNCIAS: EXPLORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANAS PELA DECOLONIALIDADE
Autores
  • Maira Cristina Grigoleto
  • Giulia Crippa
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 5 - Educação e Patrimônio - Subtemas: Educação patrimonial, interpretação e apresentação do patrimônio cultural, herança para nossas gerações.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/581707-patrimonio-e-dissonancias--exploracao-de-experiencias-latino-americanas-pela-decolonialidade
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Patrimônio, Dissonante, Decolonial, UNESCO, América Latina.
Resumo
Desde meados da década de 1990 são crescentes os debates sobre as dissonâncias dos patrimônios. As tensões, relações de poder e dinâmicas conflituosas nos processos de valorização, interpretação, revelação, apropriação, (re) negociação e (res) significação do patrimônio no tempo presente entram em agendas de pesquisa. Em várias nações, nos anos 2000, abordagens e práticas decoloniais ganham força e, dentre suas bases, estão os trabalhos desenvolvidos por sul-americanos. A contestação de significados e usos de memórias e patrimônios é identificada, por exemplo, em “ataques” a estátuas ligadas à escravidão e ao colonialismo. Na África do Sul, em 09 de abril de 2015, a estátua do colonialista britânico John Cecil Rodhes foi retirada do campus da Universidade da Cidade do Cabo. Na cidade de Brigdetown, Barbados, a estátua do oficial da marinha britânica Lord Horatio Nelson (defensor da escravidão) foi removida em 16 de novembro de 2020. Em São Paulo, Brasil, no dia 24 de julho de 2021, a estátua do bandeirante Manuel de Borba Gato foi incendiada. Esses exemplos ilustram a necessidade ainda vigente de explorar a manutenção de práticas de representação autorizadas, em regimes de cultura hegemônicos, que pretendem fazer “funcionar” artefatos, lugares e performances como patrimônio. Regimes de cultura e de patrimônio com critérios de valor aceitos pelos signatários das convenções da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como a de 1972 que tratou da preservação do patrimônio mundial, cultural e natural. A questão que impulsiona a atual exploração é: Como fortalecer os debates sobre os processos nacionais e universais para qualificação de artefatos e manifestações culturais como patrimônio? Objetiva, portanto, discutir a noção de patrimônio e a legitimação de experiências culturais - globais e locais - à luz dos debates decolonias. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratório-descritiva quanto aos objetivos. Realiza levantamento bibliográfico para fundamentação teórico-conceitual, apresentação de exemplos e argumentos para sustentação da proposta. Em um primeiro momento, discute o patrimônio pelo discurso autorizado e pelas suas dissonâncias. Posteriormente, discorre acerca de experiências patrimoniais globais e/ou locais: na Argentina, o Tango; no Brasil, o Cais do Valongo (Rio de Janeiro), no Chile, os usos da Ilha de Páscoa; e em Cuba, a Velha Havana e as manifestações das Damas de Branco. Por fim, analisa tais exemplos frente às abordagens decoloniais, aos usos políticos do passado e às expectativas de patrimônio para o futuro. As conclusões demonstram que reflexões críticas garantem a explicitação de discursos autorizados e conflitantes para: deslocamentos de visões autocentradas; usos e contra usos face às arbitragens valorativas hegemônicas nas Américas; e equilíbrio de responsabilidades, nas atuais e futuras gerações, para qualificação e inserção de muitos e tantos “outros” bens em listas de patrimônios.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GRIGOLETO, Maira Cristina; CRIPPA, Giulia. PATRIMÔNIO E DISSONÂNCIAS: EXPLORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANAS PELA DECOLONIALIDADE.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/581707-PATRIMONIO-E-DISSONANCIAS--EXPLORACAO-DE-EXPERIENCIAS-LATINO-AMERICANAS-PELA-DECOLONIALIDADE. Acesso em: 27/04/2025

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