A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A BNCC E O ENSINO FORMAL DE GEOGRAFIA

Publicado em 19/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-720-0

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A BNCC E O ENSINO FORMAL DE GEOGRAFIA
Autores
  • Kátia Spinelli
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral 8 - Mudança Climática, Sustentabilidade e Gestão de Riscos - Subtemas: Mudança climática, gestão de riscos, conservação preventiva, sustentabilidade.
Data de Publicação
19/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/582628-a-educacao-em-mudancas-climatica--um-olhar-sobre-a-bncc-e-o-ensino-formal-de-geografia
ISBN
978-85-5722-720-0
Palavras-Chave
Mudanças Climáticas, BNCC, Geografia
Resumo
Os relatórios do IPCC nos alertam sobre os possíveis impactos provocados pelas mudanças climáticas que nos remete a importância e urgência de efetivar mudanças socioeconômicas diante desse cenário. Assim, a Educação em Mudanças Climáticas (EMC) é uma proposta atual que busca aperfeiçoar a educação social sobre as mudanças climáticas e sustentabilidade, contribuindo para a conscientização, reflexão e criação de ações de mitigação e adaptações. Diante da relevância da EMC, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda assuntos relacionados as mudanças climáticas na disciplina de Geografia. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental, tendo a BNCC como o documento oficial de análise. Primeiramente identificou-se no documento a quantidade de vezes que apareceram a sentença “mudanças climáticas” e qual foi o contexto utilizado. Posteriormente, a análise ficou focada na disciplina de Geografia, buscando identificar os temas que possibilitam a abordagem sobre as mudanças climáticas pelo professor de Geografia. Em relação a primeira análise, a sentença Mudanças Climáticas apareceu escrita somente três vezes na BNCC e, estiveram restritas a área das Ciências Naturais e suas Tecnologias, voltada ao Ensino médio. Em relação a disciplina de Geografia, a BNCC apresenta possibilidades de abordagens sobre as mudanças climáticas, embora não seja de maneira explícita. No ensino fundamental, uma das Unidades Temáticas previstas na Geografia é “Natureza, ambientes e qualidade de vida” o que oportuniza a discussão mais ampla sobre mudanças climáticas, seus impactos, a vulnerabilidade social e as possíveis medidas adaptativas de redução do risco envolvido. Porém essa discussão não é descrita na BNCC e fica a caráter do professor a decisão de discutir sobre as mudanças climáticas. O mesmo ocorre no texto direcionado ao Ensino Médio, onde a disciplina de Geografia encontra-se vinculada a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicada. Sendo possível abordar sobre Mudanças Climáticas, principalmente na competência específica 3, em que se busca que o aluno seja capaz de analisar e avaliar criticamente a relação da sociedade com a natureza, considerando os impactos econômicos e socioambientais, promovendo a ética socioambiental e o consumo responsável. Diante disso, de maneira explícita, as mudanças climáticas são citadas poucas vezes na BNCC e de forma muito sutil, vista como um exemplo de temática a ser abordada na área de Ciências Naturais. Já para a disciplina de Geografia, o documento apresenta possibilidades de abordar a temática em sala de aula, porém dependerá da compreensão e decisão do professor. Diante desse cenário, se faz importante estender a discussão sobre as Mudanças Climáticas nos materiais pedagógicos que dão suporte aos professores, como os Livros Didáticos, e em momentos de qualificação profissional, assim, viabilizando a construção da EMC no ensino formal.
Título do Evento
5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SPINELLI, Kátia. A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A BNCC E O ENSINO FORMAL DE GEOGRAFIA.. In: Anais do 5° Simpósio Científico ICOMOS Brasil e 2° Simpósio Cientifico ICOMOS/LAC. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/582628-A-EDUCACAO-EM-MUDANCAS-CLIMATICA--UM-OLHAR-SOBRE-A-BNCC-E-O-ENSINO-FORMAL-DE-GEOGRAFIA. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes