{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Entre os dias 30 de Setembro à 04 de Outubro de 2019, aconteceu na Universidade Federal do Ceará -  Campus do PICI, o VII Encontro Cearense  de Residências em Saúde: “Luta pelo SUS  e os desafios dos novos tempos”.  O Encontro se estruturou em três áreas temáticas de submissão de trabalhos: 1- Processos de desmonte do SUS, sua atual conjuntura e  papel de resistência diante disso; 2- Participação, movimentos e controle social na saúde; e 3- Formação do Residente para o SUS.

Construído pelo Fórum Cearense de Residências em Saúde (FCRS), um espaço autônomo de formação política e promoção da participação e do controle social sobre as residências em saúde enquanto estratégia prioritária de educação permanente em saúde no Estado do Ceará. É composto por um coletivo organizado de profissionais residentes, preceptores, tutores, coordenadores, gestores, demais profissionais da saúde e usuários que atuam para a efetivação dessa estratégia e a defesa, a consolidação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde como público, universal, de qualidade e com financiamento condizente.

Esse espaço foi criado no formato de evento anual, em 2011, tendo sido inaugurado como coletivo em 2013, quando o Encontro Cearense de Residências em Saúde (ECRS) deixou de ser a atividade central e transformou-se em uma de suas estratégias. De lá para cá já ocorreram seis encontros anuais, sediados duas vezes em Sobral e quatro vezes em Fortaleza, acontecendo em uma dessas vezes integrado a um Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS).

O coletivo também promove a realização de reuniões semanais abertas, a divisão de trabalho por comissões autônomas e interligadas, a gestão de mídias digitais que propiciem a comunicação com os membros e os programas, o diálogo direto com os fóruns nacionais, a monitorização das instituições quanto ao desenvolvimento pedagógico, administrativo e disciplinar dos programas, a intervenção organizada dirigida a essas instituições quando necessário, o diálogo com gestores em níveis municipal, estadual e nacional, a disponibilização de documentos legais e informações àqueles que delas necessitarem, dentre muitas outras.

Diante da conjuntura atual que ameaça as conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS) é necessário todo espaço que fomente a reflexão e a crítica para fortalecimento do SUS. Convidamos todos e todas os/as residentes de Saúde do Brasil a conhecerem e participarem das atividades do Fórum Cearense de Residências em Saúde (FCRS).

 






{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Contato do Fórum Cearense de Residências
fcearensederesidenciasemsaude@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}