{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

No período de 27 a 29 de outubro de 2021, em meio ao contexto pandêmico que estamos vivenciando desde 2020, foi realizado a sétima edição do Congresso Paranaense de Educação em Química (CPEQUI).

O CPEQUI é um evento bianual iniciado em 2009 com o objetivo de buscar "a organização de um fórum continuado de debates, conversas, estudos e discussões acerca da Educação em Química no Paraná, aberto a todos os interessados na compreensão e tomada de decisões, acerca das atuais exigências da Educação Científica. Pretendemos uma integração mais ampla entre universidades, centros de pesquisa, escolas da rede pública e privada, bem como vascularizar-se pelos movimentos culturais e científicos mais amplos da sociedade paranaense". Neste ano, em sua sétima edição, a primeira de forma virtual, o tema do evento foi "O centenário de Paulo Freire e a esperança em tempos de pós-verdade".

Os títulos das oficinas, palestras, mesas-redondas e minicursos realizados durante o evento são apresentados a seguir.

QUARTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2021

Título da atividade

Tipo de atividade

Horário

Mapas Conceituais: algumas utilizações em contextos escolares

Ana Carolina Turatti Schlindwein, Ana Karoline Arenhardt, Andréia Denise Kalchner, Bruna Merlo de Assumpção, Cíntia Carolina Silva, Diellen Soares Chesca, Eloize Tainá Schanoski, Julianna Karine Schenknecht, Lucas Henrique Wessling Schlindvein, Vanessa Rong Jen Chang, Profa. Rosana Franzen Leite, Profa. Silvia Zamberlan Costa Beber e Profa. Cláudia Regina Machado Kliemann (PIBID Química - UNIOESTE)

Oficina para Educação Básica

8:00-10:00

(RE)Articulações entre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial, Estágio Supervisionado e BNCC

Jackson Luís Martins Cacciamani (UFFS) e Claudia Almeida Fioresi (UFFS)

Mesa Redonda 1

13:15-15:15

O questionamento como estratégia de mobilização das capacidades de Pensamento Crítico no Ensino de Química (Parte I)

Ananda Jacqueline Bordoni (UEM)

Minicurso 1

15:30-17:30

Coleta, organização e análise de dados na pesquisa em ensino de Ciências e Química (Parte I)

Sandra Stets (UEPG) e Renato Marcondes (UEPG)

Minicurso 3

15:30-17:30

Os métodos digitais e uma epistemologia com a ‘web’: possibilidades para pesquisas de Ensino de Ciências (Parte I)

Leonardo W. Soares de Melo (UEL)

Minicurso 4

15:30-17:30

Lendo imagens criticamente: Mídia, representação e Ensino de Ciências/Química (Parte I)

David Pereira Faraum Junior (UEL) e Susan Caroline Camargo (UEL)

Minicurso 5

15:30-17:30

A plataforma Arduino como sistema de coleta e controle de variáveis para experimentação no Ensino de Química (Parte I)

Percy Fernandes (IFPR)

Minicurso 6

15:30-17:30

ABERTURA DO EVENTO

 

V.A.I. ou O invariante fim dos objudantes no além-mundo da pesquisa

Giuvane de Souza Klüppel, Leila Inês Follmann Freire, Aline Rafaela de Almeida e Jocemar de Quadros Chagas (UEPG)

Abertura e peça Teatral

19:00- 20:50

Centenário de Paulo Freire: contribuições para o Ensino de Química

Marcelo Lambach (UTFPR) e
Thiago Araújo da Silveira (UFRPE)

Palestra 1

21:10-23:00

 

 

QUINTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2021

Título da atividade

Tipo de atividade

Horário

The Crystal Gems e a Geoquímica

Vinicius Augusto de Melo Gomes, Nayane de Fátima Ferreira da Silva, Gabrieli Lima de Faria, Ana Cristina Vieira Soares e Rebeca Fernanda de Souza e Silva (Residência Pedagógica, UTFPR - Campo Mourão)

Oficina para Educação Básica

10:00-12:00

Podcast e ensino: elaboração e possibilidades

Marcia Borin da Cunha, Olga Maria Schimidth Ritter, Camila da Silva Rodrigues e Bruna de Merlo Assumpção (UNIOESTE)

Oficina 1

13:15-15:15

Entendendo avaliações externas: da teoria de resposta ao Item à problematização de conceitos

Jailson Rodrigo Pacheco (UEPG)

Oficina 2

13:15-15:15

Técnicas de elaboração de Questões Sócio Científicas e situações-problema PBL para o Ensino de Química

Jean Pscheidt Wiess e Willian Nelson Kozlinskei (UTFPR – Curitiba)

Oficina 3

13:15-15:15

O papel do cientista, do experimento e dos modelos na construção do conhecimento científico: um olhar para o átomo

Jheniffer Micheline Cortez (UEM)

Oficina para Educação Básica

13:30-17:30

O uso do software IRamuteq em pesquisas em Ensino de Ciências

Albino Oliveira Nunes (IFRN) e Mayra Alonço (UNIOESTE)

Palestra 2

15:30-17:30

Direitos Humanos e o Ensino de Ciências

Bárbara Carine Soares Pinheiro (UFBA), José Euzebio Simões Neto(UFRPE) e Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (UFPR)

Mesa Redonda 2

21:10-23:00

  

SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021

Título da atividade

Tipo de atividade

Horário

Estudos Culturais e Ensino de Química/Ciências

Alex Marcelo de Campos, Ana Carolina Hyrycena, Milene Graciele de Almeida, Gabriel Ginez Villarda, Valter Cardoso da Silva, Marllon Moreti de Souza Rosa, Gabriela Gonzaga Cher (UEL)

Mesa Redonda 3

13:15-15:15

O questionamento como estratégia de mobilização das capacidades de Pensamento Crítico no Ensino de Química (Parte II)

Ananda Jacqueline Bordoni (UEM)

Minicurso 1

15:30-17:30

Coleta, organização e análise de dados na pesquisa em ensino de Ciências e Química (Parte II)

Sandra Stets e Renato Marcondes (UEPG)

Minicurso 3

15:30-17:30

Os métodos digitais e uma epistemologia com a ‘web’: possibilidades para pesquisas de Ensino de Ciências (Parte II)

Leonardo W. Soares de Melo (UEL)

Minicurso 4

15:30-17:30

Lendo imagens criticamente: Mídia, representação e Ensino de Ciências/Química (Parte II)

David Pereira Faraum Junior e Susan Caroline Camargo (UEL)

Minicurso 5

15:30-17:30

A plataforma Arduino como sistema de coleta e controle de variáveis para experimentação no Ensino de Química (Parte II)

Percy Fernandes (IFPR)

Minicurso 6

15:30-17:30

A constituição da Educação em Química e a Perspectiva para Redes de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Paraná

Franciellen Rodrigues da Silva Costa (UEFS) e Sérgio Camargo (UFPR)

Palestra 3

19:00-20:50

Pós verdade e a Ciência no Brasil: fake news e negacionismo

Adriano Lopes Romero (UTFPR), Claudia Almeida Fioresi (UFFS), Gustavo Pricinotto (UTFPR) e Márcia Borin da Cunha (UNIOESTE)

Palestra 4

21:10-23:00


Foram submetidos 117 trabalhos para o evento, sendo 53 artigos completos e 64 resumos. Desse total, 105 trabalhos foram apresentados por meio de apresentações em vídeos disponibilizadas no YouTube. A seguir apresentamos os trabalhos aprovados e apresentados no VII CPEQUI.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Prof. Dr. Gustavo Pricinotto

e-mail: gpricinotto@utfpr.edu.br


Prof. Dr. Adriano Lopes Romero

e-mail: adrianoromero@utfpr.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}