Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
No período de 27 a 29 de outubro de 2021, em meio ao contexto pandêmico que estamos vivenciando desde 2020, foi realizado a sétima edição do Congresso Paranaense de Educação em Química (CPEQUI).
O CPEQUI é um evento bianual iniciado em 2009 com o objetivo de buscar "a organização de um fórum continuado de debates, conversas, estudos e discussões acerca da Educação em Química no Paraná, aberto a todos os interessados na compreensão e tomada de decisões, acerca das atuais exigências da Educação Científica. Pretendemos uma integração mais ampla entre universidades, centros de pesquisa, escolas da rede pública e privada, bem como vascularizar-se pelos movimentos culturais e científicos mais amplos da sociedade paranaense". Neste ano, em sua sétima edição, a primeira de forma virtual, o tema do evento foi "O centenário de Paulo Freire e a esperança em tempos de pós-verdade".
Os títulos das oficinas, palestras, mesas-redondas e minicursos realizados durante o evento são apresentados a seguir.
QUARTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2021 |
||
Título
da atividade |
Tipo
de atividade |
Horário |
Mapas
Conceituais: algumas utilizações em contextos escolares Ana Carolina
Turatti Schlindwein, Ana Karoline Arenhardt, Andréia Denise Kalchner, Bruna
Merlo de Assumpção, Cíntia Carolina Silva, Diellen Soares Chesca, Eloize
Tainá Schanoski, Julianna Karine Schenknecht, Lucas Henrique Wessling
Schlindvein, Vanessa Rong Jen Chang, Profa. Rosana Franzen Leite, Profa.
Silvia Zamberlan Costa Beber e Profa. Cláudia Regina Machado Kliemann (PIBID
Química - UNIOESTE) |
Oficina para Educação Básica |
8:00-10:00 |
(RE)Articulações
entre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação
Inicial, Estágio Supervisionado e BNCC Jackson Luís
Martins Cacciamani (UFFS) e Claudia Almeida Fioresi (UFFS) |
Mesa Redonda 1 |
13:15-15:15 |
O
questionamento como estratégia de mobilização das capacidades de Pensamento
Crítico no Ensino de Química (Parte I) Ananda Jacqueline
Bordoni (UEM) |
Minicurso 1 |
15:30-17:30 |
Coleta, organização
e análise de dados na pesquisa em ensino de Ciências e Química (Parte I) Sandra Stets
(UEPG) e Renato Marcondes (UEPG) |
Minicurso 3 |
15:30-17:30 |
Os métodos
digitais e uma epistemologia com a ‘web’: possibilidades para pesquisas de
Ensino de Ciências (Parte I) Leonardo W. Soares
de Melo (UEL) |
Minicurso 4 |
15:30-17:30 |
Lendo
imagens criticamente: Mídia, representação e Ensino de Ciências/Química
(Parte I) David Pereira
Faraum Junior (UEL) e Susan Caroline Camargo (UEL) |
Minicurso 5 |
15:30-17:30 |
A
plataforma Arduino como sistema de coleta e controle de variáveis para
experimentação no Ensino de Química (Parte I) Percy Fernandes
(IFPR) |
Minicurso 6 |
15:30-17:30 |
ABERTURA
DO EVENTO
V.A.I. ou
O invariante fim dos objudantes no além-mundo da pesquisa Giuvane de Souza
Klüppel, Leila Inês Follmann Freire, Aline Rafaela de Almeida e Jocemar de
Quadros Chagas (UEPG) |
Abertura e peça Teatral |
19:00- 20:50 |
Centenário
de Paulo Freire: contribuições para o Ensino de Química Marcelo Lambach
(UTFPR) e |
Palestra 1 |
21:10-23:00 |
QUINTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2021 |
||
Título
da atividade |
Tipo
de atividade |
Horário |
The
Crystal Gems e a Geoquímica Vinicius Augusto
de Melo Gomes, Nayane de Fátima Ferreira da Silva, Gabrieli Lima de Faria,
Ana Cristina Vieira Soares e Rebeca Fernanda de Souza e Silva (Residência
Pedagógica, UTFPR - Campo Mourão) |
Oficina para Educação Básica |
10:00-12:00 |
Podcast e
ensino: elaboração e possibilidades Marcia Borin da
Cunha, Olga Maria Schimidth Ritter, Camila da Silva Rodrigues e Bruna de
Merlo Assumpção (UNIOESTE) |
Oficina 1 |
13:15-15:15 |
Entendendo
avaliações externas: da teoria de resposta ao Item à problematização de
conceitos Jailson Rodrigo
Pacheco (UEPG) |
Oficina 2 |
13:15-15:15 |
Técnicas
de elaboração de Questões Sócio Científicas e situações-problema PBL para o
Ensino de Química Jean Pscheidt Wiess e Willian Nelson Kozlinskei
(UTFPR – Curitiba) |
Oficina 3 |
13:15-15:15 |
O papel do
cientista, do experimento e dos modelos na construção do conhecimento
científico: um olhar para o átomo Jheniffer
Micheline Cortez (UEM) |
Oficina para Educação Básica |
13:30-17:30 |
O uso do
software IRamuteq em pesquisas em Ensino de Ciências Albino Oliveira Nunes
(IFRN) e Mayra Alonço (UNIOESTE) |
Palestra 2 |
15:30-17:30 |
Direitos
Humanos e o Ensino de Ciências Bárbara Carine
Soares Pinheiro (UFBA), José Euzebio Simões Neto(UFRPE) e Roberto Dalmo
Varallo Lima de Oliveira (UFPR) |
Mesa Redonda 2 |
21:10-23:00 |
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 |
||
Título
da atividade |
Tipo
de atividade |
Horário |
Estudos
Culturais e Ensino de Química/Ciências Alex Marcelo de
Campos, Ana Carolina Hyrycena, Milene Graciele de Almeida, Gabriel Ginez
Villarda, Valter Cardoso da Silva, Marllon Moreti de Souza Rosa, Gabriela
Gonzaga Cher (UEL) |
Mesa Redonda 3 |
13:15-15:15 |
O
questionamento como estratégia de mobilização das capacidades de Pensamento
Crítico no Ensino de Química (Parte II) Ananda Jacqueline
Bordoni (UEM) |
Minicurso 1 |
15:30-17:30 |
Coleta,
organização e análise de dados na pesquisa em ensino de Ciências e Química
(Parte II) Sandra Stets e
Renato Marcondes (UEPG) |
Minicurso 3 |
15:30-17:30 |
Os métodos
digitais e uma epistemologia com a ‘web’: possibilidades para pesquisas de
Ensino de Ciências (Parte II) Leonardo W. Soares
de Melo (UEL) |
Minicurso 4 |
15:30-17:30 |
Lendo
imagens criticamente: Mídia, representação e Ensino de Ciências/Química
(Parte II) David Pereira
Faraum Junior e Susan Caroline Camargo (UEL) |
Minicurso 5 |
15:30-17:30 |
A
plataforma Arduino como sistema de coleta e controle de variáveis para
experimentação no Ensino de Química (Parte II) Percy Fernandes
(IFPR) |
Minicurso 6 |
15:30-17:30 |
A constituição
da Educação em Química e a Perspectiva para Redes de Programas de
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Paraná Franciellen
Rodrigues da Silva Costa (UEFS) e Sérgio Camargo (UFPR) |
Palestra 3 |
19:00-20:50 |
Pós
verdade e a Ciência no Brasil: fake news e negacionismo Adriano Lopes
Romero (UTFPR), Claudia Almeida Fioresi (UFFS), Gustavo Pricinotto (UTFPR) e
Márcia Borin da Cunha (UNIOESTE) |
Palestra 4 |
21:10-23:00 |
Foram submetidos 117 trabalhos para o evento, sendo 53 artigos completos e 64 resumos. Desse total, 105 trabalhos foram apresentados por meio de apresentações em vídeos disponibilizadas no YouTube. A seguir apresentamos os trabalhos aprovados e apresentados no VII CPEQUI.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Prof. Dr. Gustavo Pricinotto
e-mail: gpricinotto@utfpr.edu.br
Prof. Dr. Adriano Lopes Romero
e-mail: adrianoromero@utfpr.edu.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}