{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Encontro Estadual de Educação Matemática (EEMAT-RJ) é promovido pela regional do Estado do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RJ) – https://www.sbemriodejaneiro.org, e ocorre de três em três anos. O objetivo principal do evento é disseminar as tendências mais atuais da Educação Matemática nos diversos níveis de ensino. Para isso, busca-se reunir professores que ensinam matemática, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, estudantes de licenciatura e pesquisadores da área de Educação Matemática e de áreas afins. A reunião de tantos atores da Educação contribui para promover a formação continuada dos docentes, favorece a capacidade de reflexão, autonomia, cooperação, participação e abertura para as diversas formas da cultura contemporânea, os avanços técnicos e científicos, valores essenciais ao exercício da pesquisa e da docência.

O encontro contou com Conferências, Minicursos (MC), Mesas Redondas (MR), Comunicações Científicas (CC), Relatos de Experiências (RE) e E-Pôster (PO)

No ano de 2021 o evento ocorreu totalmente virtual em função da pandemia de Covid-19 e só aceitou submissões de trabalhos de sócios da Sbem-RJ.

Este evento é o mais importante no âmbito Estadual, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.

*Fundada em 27 de janeiro de 1988, a SBEM é uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, partidário ou religioso. Tem como finalidade congregar profissionais da área de Educação Matemática e de áreas afins. A SBEM tem em seus quadros pesquisadores, professores e alunos que atuam nos diferentes níveis do sistema educacional brasileiro, da educação básica à educação superior. Ela possui também sócios institucionais e sócios de outros países.

Desde sua fundação em janeiro de 1988, durante o Segundo Encontro Nacional de Educação Matemática em Maringá, no Paraná, a SBEM vem se organizando para cumprir sua função. No momento atual, além de trabalhar pela consolidação da Educação Matemática como área de conhecimento, a SBEM tem diante de si desafios que demandam respostas urgentes. Estamos vivendo um momento de grandes debates a respeito de currículos de Matemática para diferentes etapas da escolaridade, impulsionados particularmente pela expansão das redes de ensino e pela proposta de discussão da BNCC e currículos locais. Estão, também, na pauta as discussões sobre a formação de professores que lecionam Matemática.

Os livros didáticos e o uso de novas tecnologias educacionais estão igualmente em pleno debate. Em todo esse movimento a Educação Matemática tem contribuições a dar. Por outro lado, como todos nós sabemos, a Educação Matemática é uma área de investigação bastante nova, que surgiu basicamente das inquietações com a expansão do ensino da Matemática a partir do início da década de 1950. Logo transformou-se em um grande movimento internacional balizado pelos Congressos Internacionais de Educação Matemática - os ICME. Nesse processo foi reativada a Comissão Internacional de Instrução Matemática - a ICMI, como uma das comissões da União Matemática Internacional - IMU.
 
No Brasil, as questões de ensino-aprendizagem da Matemática começaram a ser discutidas com maior intensidade durante os anos 50, principalmente como um dos frutos dos primeiros Congressos Nacionais de Ensino de Matemática, realizados em 1955 (Salvador), 1957 (Porto Alegre) e 1959 (Rio de Janeiro). A seguir foram criados os Círculos de Professores de Matemática e uma Associação Brasileira de Professores e Pesquisadores de Matemática e, tornam-se mais frequentes, os Congressos Estaduais de Professores de Matemática. Nessa altura, apareceram as primeiras manifestações das ideias defendidas pelo Movimento Internacional da Matemática Moderna, que ganharia força com a criação, em 1961, do Grupo de Estudos do Ensino de Matemática (GEEM), em São Paulo. Assim, o V Congresso Nacional, realizado em 1966 em São José dos Campos-SP, teve sua agenda baseada nas ideias da Matemática Moderna.
 
Instalava-se, então, no Brasil, o "espírito da Matemática Moderna", que teve como principal vetor a publicação, a partir da primeira metade da década de 1960, dos primeiros livros didáticos elaborados de acordo com essa nova orientação. No entanto, a Matemática Moderna não conseguiu resolver os problemas do ensino dessa disciplina. Ao contrário, segundo vários estudiosos, os problemas agravaram-se, devido ao enfoque centrado apenas na questão da linguagem matemática e em sua formalização. No início dos anos 1970, pesadas críticas foram feitas ao movimento, influenciadas em parte por professores franceses, que começavam, já nessa época, a criar os Institutos de Pesquisa em Ensino de Matemática - IREM.
 
É somente em 1988 que, no Brasil, essas questões conseguem encontrar um fórum organizado de discussões, com a criação da SBEM, que vinha sendo amadurecida desde 1985, por ocasião da 6ª Conferência Interamericana de Educação Matemática, realizada em Guadalajara, México, e impulsionada pela realização do Encontro Nacional de Educação Matemática - I ENEM - na cidade de São Paulo, em 1987. A partir dessa época, a SBEM passa a desempenhar papel importante no desenvolvimento da Educação Matemática. Como associação científica, expandiu sua área de atuação, com a criação de diretorias regionais em quase todas as unidades da federação, realizou diversos Encontros Nacionais - ENEMSeminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMFóruns Nacionais de Licenciaturas em Matemática e dezenas de encontros regionais. A SBEM mantém dois periódicos, Educação Matemática em Revista (EMR) e Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM).

*Texto extraído de http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/a-sociedade em 31 de janeiro de 2019.


    




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro



Facebook: sbemriodejaneiro                            

Email:
 sbemrj@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}