Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Encontro anual de Licenciaturas do IFRO (II ENLIC) realizado no ano de 2022, contempla o Seminário do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa de Bolsas de Ensino – PROBEN-ID/RP. Sendo um espaço profícuo para discutir a formação de professores e partilha de conhecimentos e experiências entre os cursos de Licenciatura do IFRO.
O evento envolveu a apresentação e divulgação dos resultados dos subprojetos dos Programas de Iniciação à Docência - PIBID, Programa Residência Pedagógica (PRP) e Programa de Bolsas de Ensino – PROBEN-ID/RP. Além de palestras com pesquisadores expoentes na área de formação de professores, mesas redondas com a participação de docentes do IFRO, alunos e professores das escolas estaduais parceiras.
O PIBID e PRP são dois programas aos quais o IFRO fez adesão junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, sendo a realização desse Seminário uma pactuação do IFRO com a CAPES em função da adesão aos referidos Programas.
O Programa de Iniciação à Docência - PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos pelo Instituto Federal de Rondônia, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O projeto promove a inserção dos discentes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura da sua área de formação e de um professor da escola parceira.
O Programa de Residência Pedagógica é realizado em regime de colaboração entre a União, por intermédio da Capes, os estados, o Distrito Federal e os municípios, por intermédio das secretarias de educação ou órgão equivalente, e as Insttuições de Ensino Superior (IES). É uma atividade de formação realizada por discentes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura, que tenham cursado o mínimo de 50% ou que estejam no 5º Período do Curso e esta atividade é desenvolvida em escola pública de educação básica, denominada escola-campo. A Residência Pedagógica permite que o aluno curse o componente curricular que é obrigatório, recebendo bolsas de estudo, o que promove a permanência e êxito dos discentes.
Os programas da CAPES são fundamentais para a formação de professores no país, no entanto, uma crítica contundente a esses programas é que o número de vagas é limitado, deixando assim, de atender a muitos discentes. No sentido de suprir essa lacuna o IFRO criou o Programa de Bolsas de Ensino – PROBEN que abrange diferentes frentes no âmbito do ensino, como: projetos de ensino, Mediação Virtual, Programa Bolsa de Ensino - Iniciação a Docência/PROBEN/ID e o Programa Bolsa de Ensino-Residência Pedagógica - PROBEN/RP.
A melhoria da educação é um dos caminhos possíveis para que o Brasil possa avançar em um desenvolvimento sustentável e com justiça social. Para alcançarmos uma Educação Pública, gratuita, laica, socialmente referenciada é fundamental investir na formação docente.
Segundo Freire " Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".
{{item.denominacao}} |
Responsável
Reitoria: <reitoria@ifro.edu.br>
Pró-Reitoria Ensino <proen@ifro.edu.br>
FONE: (69) 2182-9601
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}