Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
ARTE E DIVERSIDADE
Dr. Robson Xavier
João Pessoa, 09 de dezembro de 2018
O 2º CIAMI, a 7ª BIAP e o 10º EPA são eventos integrados, realizados no período de 22 de novembro de 2018 a 06 de janeiro de 2019, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e no Celeiro - Espaço Criativo, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O congresso contou com o apoio do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), das Universidades Federais da Paraíba e Pernambuco (UFPB/UFPE), consistindo em uma ação do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI) e do Laboratório de Pesquisa em Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS) da UFPB.
O 2º CIAMI enfocou a temática: "Arte e Diversidade"
Discutimos pesquisas realizadas no campo das Artes e da Museologia, que possibilitam novos modos de pensar, de agir e de dar acesso à arte e à cultura. Enfatizamos reflexões sobre práticas de democratização do acesso aos bens culturais e de pesquisas, bem como a valorização das culturas produzidas fora dos centros hegemônicos, valorizando a resistência cultural e experiências transculturais.
O Congresso reuniu pesquisadores e grupos de pesquisas das áreas de Artes, Museologia e Inclusão do Brasil, Portugal e Espanha, possibilitando a troca de experiências transdisciplinares entre os profissionais das mais diversas áreas de conhecimentos, objetivando a socialização de pesquisas, relatos de experiências e estudos de casos com ênfase nos estudos teóricos, históricos, críticos e artísticos que abordam a relação arte e diversidade.
Questões referentes ao conceito de inclusão em contextos culturais (formais ou informais) em seu amplo leque de possibilidades, são temas de pesquisas em diversas áreas de conhecimento, ampliadas com a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão em 2015. A acessibilidade e diversidade culturais são elementos essenciais da pauta contemporânea, tornando-se não só política prioritária, como obrigatoriedade legal no Brasil.
Os museus e as demais instituições culturais desenvolvem medidas e estratégias de ação, objetivando a democratização do acesso aos bens culturais no país, respondendo a obrigatoriedade legal e participando ativamente do processo de humanização e empoderamento dos agentes sociais envolvidos.
O desafio do 2º CIAMI foi refletir sobre pesquisas relacionadas à acessibilidade e diversidade cultural, analisando aspectos atitudinais, ambientais e/ou comunicacionais, desenvolvidos no contexto Ibero-Americano, estabelecendo intersaberes híbridos, conectados, miscigenados, performáticos, transculturais e/ou marginalizados. abordando os seguintes questionamentos:
1. As políticas culturais de acessibilidade cultural aplicadas nos museus e nas instituições culturais brasileiras, são de fato inclusivas?
2. Como as artes podem contribuir para a inclusão e acessibilidade culturais?
3. A democratização do acesso às imagens por meio do uso de recursos tecnológicos, pode impactar o cotidiano do público em situação de vulnerabilidade cultural?
Associado ao 2º CIAMI, foram organizadas duas exposições:
A 3ª Arte Eficiente, realizada no período de 23 de Novembro de 2018 a 06 de Janeiro de 2019, no Celeiro - Espaço Criativo - Galeria Pública do Município de João Pessoa, localizada no Altiplano Cabo Branco. A exposição reuniu 35 trabalhos artísticos produzidos por crianças com Deficiências Visuais, ligadas ao Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha e jovens com Síndrome de Down, ligados a Associação Ame Down Paraíba. Os trabalhos foram produzidos no Projeto Artes Visuais & Inclusão 2018, apoiado pelo PROLICEN e PROBEX da UFPB.
A 7ª Bienal Internacional de Arte Postal, foi realizada na Galeria Lavandeira, do CCTA, UFPB, no período de 22 a 31 de novembro de 2018, a exposição consistiu da seleção de trabalhos artísticos enviados via correios, sobre o tema Arte e Diversidade, abordando questões relacionadas a diversidade étnica, religiosa e de gênero.
O 2º CIAMI abordou temáticas contemporâneas de pesquisas sobre Acessibilidade e Diversidade Cultural, foram organizados seis Grupos de Trabalhos: acessibilidade e inclusão por meio da arte em amplos contextos culturais; lugares da arte: contextos não formais e informais; gênero e intersaberes marginais; educação para a diversidade; rupturas e desconstruções estéticas; narrativas não hegemônicas e decoloniais.
A participação de conferencistas, palestrantes e estudantes ligados a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal (FBAUP); Universidad de Granada e Universidad de Jaén, Espanha; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Goiás (UFG); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Instituto Federal do Piaui (IFPI) e Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC), demonstrou a função articuladora entre grupos e instituições de pesquisa no contexto Ibero-Americano, a partir das pesquisas desenvolvidas no PPGAV UFPB/UFPE.
O 2º CIAMI disponibiliza aos leitores os artigos e as imagens expostas na 7ª BIAP, selecionados por uma comissão científica internacional, buscando contribuir para a construção do conhecimento em/sobre/com artes visuais no contexto contemporâneo, respeitando a diversidade e acessibilidade cultural no Brasil em diálogo com as investigações internacionais.
{{item.denominacao}} |
Responsável
LAVAIS UFPB
Email: lavaisufpb@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}