Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O
III Seminário Internacional GEICS - Sociedade, Currículo e Formação Docente
em debate: condições para o conhecimento poderoso foi realizado nos
dias 22 e 23 de outubro de 2021, on-line e gratuito para ouvintes. Contou com
conferência de abertura, mesa temática internacional, apresentação de trabalhos
científicos e painel síntese.
O
evento ocorreu em um momento crucial em nosso país, diante da reforma
curricular que está sendo implementada da Educação Básica até a formação de
professores. Discutiu-se sobre que escola queremos e que professores são
necessários para essa escola é fundamental para o enfrentamento de nossa
realidade educacional. Refletiu-se a partir dos seguintes questionamentos: Qual
o “lugar” dos conhecimentos especializados nos currículos escolares da Educação
Básica e dos cursos de formação de professores? Qual o “lugar” do conhecimento
poderoso no desenvolvimento de pessoas conscientes, atuantes e autônomas?
Entendemos que é o conhecimento poderoso, trabalhado por professores didática e
pedagogicamente bem-preparados, que poderá favorecer o desenvolvimento de
pessoas que se sintam estimuladas em suas vidas e autônomas em seus processos
decisório a contribuir para a busca de uma sociedade mais justa. Para tanto, a
tensão entre o desenvolvimento de habilidades e competências e a aquisição dos
conhecimentos conceituais precisa ser enfrentada.
Foram
apresentados 40 trabalhos, em 10 sessões temáticas, a partir de 6 eixos
temáticos: (i) Escola e Currículo: Docência, Cultura e Sociedade, (ii) Cultura
Digital e Prática Docente; (iii) Aspectos psicossociais do processo ensino e
aprendizagem; (iv) Visão de mundo, educação e sociedade; (v) Movimentos
identitários de docentes na escola.
A
conferência de abertura contou com a participação do Prof. Dr. José Carlos
Libâneo (PUC-GO) intitulada “Finalidades educativas escolares em disputa e o
currículo: o lugar da escola e do conhecimento escolar”. Já a mesa temática
“Sociedade, Currículo e Formação Docente” contou com a participação do Prof Dr.
Marcelo Furlin (UMESP) e Profa. Dra. Lee Rusznyack (University of the
Witwatersrand).
Nos
resumos expandidos desses Anais, o leitor terá oportunidade de conhecer
pesquisas realizadas em diferentes instituições brasileiras, com temáticas
relacionadas desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Ressalta-se que as
opiniões e conclusões emitidas nos diversos trabalhos são de responsabilidade
de seus autores exclusivamente.
{{item.denominacao}} |
Responsável
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CURRÍCULO E SOCIEDADE (GEICS)
Rua da Consolação, 930 - Prédio 16, primeiro andar
Consolação, CEP: 01302-907, São Paulo - SP - Brasil
Tel: (11) 2114 - 8710 e grupogeics@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}