Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Os
Anais do I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: cenários educacionais
em tempos de reformas (SINJUVE), reúne os trabalhos apresentados durante o evento.
O Sinjuve é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e
Experiência docente no Ensino Médio - NARRATIVIDADES, em colaboração com o
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Juventudes - NUJUVES, ambos vinculados à Universidade
Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF e ao Programa de Pós-graduação
profissional em Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO. Vale ressaltar que o Narratividades
está vinculado a Rede de Formação Docente - Narrativas de Experiências – Rede
Formad, vinculada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e
a Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas, vinculada a Universidade
de Buenos Aires – UBA/Argentina. Conforma-se ainda, nessa rede colaborativa de
pesquisa, a parceria com o Grupo de Pesquisa Docência e Diversidade na Educação
Básica – DIVERSO, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e
Contemporaneidade – PPGEDUC/UNEB e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre
Pedagogia Universitária – NEPPU, vinculado ao Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
Os
referidos grupos têm construído pesquisas inspiradas nos cenários que se desenhavam no âmbito
nacional e da América Latina de alteração e/ou de aprofundamento das políticas
públicas educacionais que foram apresentadas pelo Plano Nacional de Educação -
Brasil (2014-2024), na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, na Base Nacional
Comum de Formação de Professores - BNC, nas políticas afirmativas, entre outros
que envolvem direta ou indiretamente os professores e os jovens que constituem
a escola.
Sendo
assim, o evento aproximou estudantes, professores e pesquisadores com a
perspectiva de fortalecer os estudos e pesquisas que concebem as questões
contemporâneas inerentes ao campo temático das Juventudes e da Educação,
intermediado pelo debate atual das reformas educacionais, de maneira particular
do Ensino Médio.
Nesta
primeira edição, o evento trouxe como tema central as discussões os “Cenários
educacionais em tempos de reformas, que coaduna com as discussões realizadas no
I Simpósio Juventudes e Educação, de abrangência regional realizado no ano de
2015, em que a centralidade perpassou pelos “Desafios contemporâneos”. Ao longo
dos quatro anos, após a realização do evento, o grupo se debruçou em estudos
que localizam as questões voltadas para a oferta da educação para o público
juvenil, em consonância ao acompanhamento dos debates e construções legais
quanto ao Ensino Médio, que tem como marco a Lei 13.415/17 que institui o novo
Ensino Médio Brasil, não deixando de perceber as mudanças que passaram a
ocorrer em países da América Latina, de maneira particular, na Argentina e
Colômbia.
Por
decorrência destes estudos e aproximações, e tendo em vista a implementação da
Base Nacional Comum Curricular, que alinhada a Lei supracitada, redimensiona-se
significativamente a oferta do Ensino Médio como última etapa da Educação
Básica e se põe em cheque a formação das distintas juventudes, razão pela qual
é que o I Simpósio Internacional Juventudes e Educação passa a ganhar forma,
como símbolo de ampliação dos debates surgidos sob o marco da sua realização em
2015, mesmo que com abrangência regional.
Vale
ressaltar, com efeito informativo que O Simpósio Juventudes e Educação: Dilemas
contemporâneos, ocorrido em 2015, foi estruturado no formato de conferências,
mesas redondas e grupos de trabalho. Os grupos de trabalho constituíram-se a
partir dos eixos temáticos: 1. Juventudes, participação e políticas públicas;
2. Juventudes e Educação; 3. Juventudes e Diversidade; Juventudes e Processos
identitários. Neste ínterim, foi realizada a publicação de 33 (trinta e três)
trabalhos em que se possibilitou a instalação do diálogo entre diferentes
gerações e públicos, constituído de resultados de pesquisa, discussões teóricas
e relatos de experiências de estudantes do Ensino Médio, docentes da Educação Básica,
estudantes de Pós-graduação, professores do Ensino Superior, e de pesquisadores
em vários níveis e experiências.
Motivados
por esta experiência, avançamos para a mais uma edição, porém, de abrangência
internacional, com o intuído de discutir elementos que nos possibilitem
possíveis entendimentos para os questionamentos: Como as reformas educacionais
no Brasil e na América Latina no último século presentificam-se no cotidiano
das escolas, sobremaneira no Ensino Médio? Como estão constituídas as várias
juventudes no Brasil e, deste modo, como estão presentificadas na constituição
do novo Ensino Médio no Brasil? Como as políticas dialogam com todas
necessidades e especificidades do público jovem no Brasil e na América Latina?
E ainda, como os processos educacionais dialogam com as juventudes
contemporâneas e sua constituição identitária e de participação? São questões
que movimentaram e inquietaram o grupo para a realização do evento.
O
intuito do Sinjuve foi o de constituir uma rede de estudantes e pesquisadores
que tratam da temática Juventudes e Educação, uma vez que o tema ganhou novas
dimensões no campo da pesquisa e das políticas públicas na última década,
mobilizado pelas questões sinalizadas anteriormente.
Deste
modo, a finalidade específica do Simpósio volta-se para a colaboração e
conformação de debates no tocante às questões contemporâneas das Juventudes e
Educação, sob o marco das políticas públicas educacionais, bem como na produção
de conhecimento científico, cultural e social que permita a colaboração em rede
para a melhoria da Educação, à luz dos marcos legais do Brasil e da América
Latina.
A
circulação do conhecimento em formato de publicação de textos
científicos-acadêmicos e de relatos experienciais conformam a possibilidade de
acessar outros espaços de produção do saber e de sentido para as questões
educacionais. Nesse cenário é importante evidenciar que foram submetidos 300
trabalhos, destes 245 aprovados para apresentação ao longo do evento; 1200
participantes oriundos dos 27 Estados da Federação brasileira e mais 5 países
envolvidos ao longo da execução de 60 atividades articuladas.
Entendemos
que a iminência do estado de calamidade pública de saúde por conta da pandemia
do covid-19, nos distanciou fisicamente, porém não nos impediu de realizarmos
debates profícuos e pertinentes ao campo das juventudes e da Educação, aspectos
que nos possibilitam imprimir olhares e concepções outras para o cenário
educacional na contemporaneidade. Tais debates ocorreram indistintamente nos
eixos temáticos: Juventudes,
participação e políticas públicas; Juventudes e educação; Juventudes e
diversidade; Juventudes e seus territórios (urbanidades e ruralidades); Educação
inclusiva e os jovens no contexto escolar; Ensino Médio, educação profissional
e a formação de jovens; Experiência pedagógica e formação docente; Juventudes, artes e cultura; Juventudes,
contemporaneidade e tecnologias; Educação e interdisciplinaridade; Ensino de
Sociologia, juventudes e Ensino Médio.
Sendo
assim, avaliamos que as principais contribuições que o evento gerou configuram-se
a partir da publicização dos debates nas distintas mídias e formatos
acadêmicos-científicos (site, publicação impressa, livros e periódicos
científicos. Aproximou estudantes, professores da Educação Básica e Ensino
Superior e pesquisadores com a perspectiva de fortalecimento dos estudos e
pesquisas que concebem as questões contemporâneas inerentes ao campo temático
das Juventudes e da Educação, intermediado pelo debate atual das reformas
educacionais, de maneira particular do Ensino Médio no Brasil e na América
Latina.
{{item.denominacao}} |
Responsável
sinjuve.univasf.edu.br
sinjuve@gmail.com
secretaria.sinjuve@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}