Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
ANAIS DO VIII EPEM
ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Entrelaçando currículo, cultura e compromisso social: da escola à
universidade
O Encontro Pernambucano de Educação Matemática
(EPEM ) se constitui como uma das ações da Sociedade Brasileira de Educação
Matemática – Regional Pernambuco (BEM-PE). Em virtude da pandemia da COVID-19,
a oitava edição ocorreu no formato virtual, sob a responsabilidade do Centro
Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA), por meio
dos Curso de Licenciatura em
Matemática/CAA e do curso de
Licenciatura em Pedagogia/CAA. Grupo que assumiu com coragem,
determinação e compromisso o desafio de criar uma infraestrutura totalmente
virtual para realização do evento.
Com o tema Entrelaçando
Currículo, Cultura e Compromisso Social – da escola à universidade, o evento propôs reflexões sobre a dimensão cultural e política da
Educação Matemática e qual o compromisso social desta disciplina no chão da
sala de aula, pois a SBEM acredita na Matemática e no Ensino de Matemática como
possibilidades para uma sociedade justa e democrática.
Além de ser um espaço para divulgação e
compartilhamento de produções científicas, é também um espaço de abertura para
novas questões que poderão gerar novos conhecimentos, citamos como exemplo as oficinas e apresentações de gestão de recursos didáticos que
contribuem tanto para a prática pedagógica daqueles que já ensinam matemática,
quanto para a formação inicial e
continuada desses profissionais. Além disso, as mesas redondas e palestras, são
oportunidades para interagir com especialistas sobre temas atuais no contexto
da Educação Matemática.
Os
trabalhos, nas modalidades Comunicação Científica - 86 trabalhos, Relato de
Experiência - 52 trabalhos, 12 Pôsters, 23 Oficinas e 6 trabalhos como Recursos
Didáticos, submetidos em CINCO eixos temáticos diferentes.
EIXOS TEMÁTICOS |
QUANTIDADE DE TRABALHOS
SUBMETIDOS |
Eixo 1 - Tecnologias digitais da informação e da
comunicação, cibercultura e ensino a distância, ensino remoto (ou híbrido) e
suas relações com a Educação Matemática. |
33
|
Eixo 2 – Educação Matemática e suas interfaces com
diferentes áreas de conhecimento. |
23 |
Eixo 3 - Educação Matemática e diversidade
sociocultural. |
15 |
Eixo 4 – Práticas de Ensino da Matemática. |
70 |
Eixo 5 - Formação de Professores. |
38 |
O VIII EPEM
teve início com o Esquenta Cultural no qual por meio da música e da literatura,
os artistas encantaram a plateia online por meio de suas artes. Na cerimônia de
abertura, autoridades do campo da Educação e da Educação Matemática estiveram presentes. O evento contou com duas
palestras, uma conferência magistral, seis mesas redondas temáticas, lançamento
de livros, apresentações de comunicações científicas e relatos de experiência,
oficinas e apresentações de recursos didáticos. Com a Assembleia de
Encerramento os coordenadores apresentaram uma síntese do encontro e motivaram
outras instituições a sediar o próximo EPEM.
Os mais de
650 participantes do VIII EPEM se
inscreveram em diferentes categorias. Foram cerca de 197 estudantes de
graduação; 153 estudantes de pós-graduação; 220 professores da Educação Básica
(Ensino Fundamental e Médio); 86 professores da Educação Superior, Estes
números indicam que o VIII EPEM atingiu objetivo de ser um espaço de troca entre
escola básica e universidade.
Convidamos
todas e todos a navegarem nos ANAIS do VIII EPEM e aproveitarem as valiosas
discussões oriundas de pesquisas e experiências exitosas no campo da Educação
Matemática.
Bom estudo para todas e todos!
Ivanildo Carvalho e Rosinalda Teles
{{item.denominacao}} |
Responsável
Contato:
Dra. Cristiane D'Arimatéa
trabalhos.viiiepem@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}