{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação


Em sua 8ª edição, a Semana da Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem como tema central "Repensar a universidade: inovando as práticas do ensino, pesquisa e extensão”, como um espaço para a reflexão sobre as questões que desafiam o tradicional fazer universitário. Pensar e repensar o papel da universidade no contexto atual é um tema premente, diante da necessidade e dos desafios da inclusão digital, da utilização de novas tecnologias para aproximar as ações acadêmicas e para o encaminhamento de soluções para problemas sociais.

A 8ª Sintegra foi realizada, pela primeira vez, integralmente on-line, tendo em vista o contexto da pandemia covid-19 que ainda assola nosso país. No entanto, esse formato oportunizou uma maior participação da comunidade acadêmica, bem como de outras universidades e instituições parceiras, consolidando os objetivos do evento: integrar e mostrar a relevância da produção acadêmica e sua interação com a sociedade em que atua. O evento englobou, ainda, o 3º Encontro de Iniciação à Docência (3º Enid), o 2º Interpet e Ações no âmbito do Programa de Formação Pedagógica Continuada para a Docência (Forped)

Constituem-se objetivos da Sintegra: 

· Promover o encontro de graduandos, pós-graduandos, professores, pesquisadores e extensionistas, estimulando a integração dos envolvidos de todas as áreas do conhecimento da UFVJM; 

· Atuar como facilitadora de ações de integração entre instituições de ensino e pesquisa, poder público e a iniciativa privada, de maneira a otimizar ações de desenvolvimento regional; 

· Servir como foco de modelagem e criação de projetos/programas de interesse geral no âmbito do desenvolvimento regional. 

· Promover a articulação e aproximação da UFVJM e seus trabalhos das escolas de ensino fundamental e médio e de outros profissionais atuando na região. 

Na edição de 2021, a Sintegra manteve os prêmios de Inserção Regional (Prêmio Ana Terezinha Mesquita) e de Internacionalização (Prêmio Alexandre Christófaro). O prêmio de Inserção Regional destina-se a reconhecer os esforços de aproximar a universidade da realidade dos povos de sua área de abrangência. Já o prêmio de Internacionalização destina-se a valorizar as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que projetam a UFVJM internacionalmente. Ambos os prêmios unem-se para reforçar o compromisso da UFVJM com o progresso científico e o desenvolvimento regional coroando os esforços que dia a dia estudantes, servidores e comunidade fazem para levar adiante esta instituição que querem ver desenvolver-se. 

Ainda com esse sentido, foi criado o Prêmio Paulo Freire, como uma homenagem ao centenário de Paulo Freire, cujo trabalho ecoa os inúmeros esforços que professores da educação básica, do ensino superior e estudantes de licenciatura fizeram, sobretudo, no período do ensino remoto, no que se refere à inovação no ensino. Por esse motivo, essa premiação e homenagem visam valorizar iniciativas inovadoras no ensino, reforçando o compromisso da UFVJM com a formação docente no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, objetivando, também, fortalecer práticas de ensino comprometidas com o desenvolvimento regional da educação.

A programação da 8ª Sintegra contou com uma conferência de abertura, 22 palestras, 15 mesas-redondas, 12 minicursos, 8 oficinas, 1 livro lançado, atividades que envolveram cerca de 59 moderadores e 126 palestrantes. Ainda foram realizadas 40 sessões de apresentação de trabalhos orais e 61 sessões de pôsteres digitais (por meio de vídeos), que juntas somaram cerca de 750 trabalhos apresentados, contando com 39 coordenadores de sessões de apresentação de resumos. A programação contou ainda com diversas manifestações artístico-culturais durante os intervalos coffee “Breaking-Cultural”, sessão de apresentação de vídeo-artes e uma sessão de encerramento, além de 5 atividades do Interpet. 

Em nome da equipe organizadora da 8ª Sintegra da UFVJM agradecemos a todos os participantes do evento por valorizarem este que a cada ano se consolida como o maior evento científico dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Noroeste de Minas Gerais. Agradecemos também, carinhosamente, o empenho de todos os avaliadores, que elevaram o nível científico dos trabalhos inscritos no evento, como em todos os anos. Reconhecemos a colaboração fundamental e a disponibilidade dos palestrantes das atividades, que abrilhantaram o evento e muito contribuíram para o compartilhamento de saberes, bem como dos moderadores, que auxiliaram no êxito das atividades. Agradecemos também os intérpretes/tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras/Proace), que ampliaram a acessibilidade do evento. Por fim, um abraço de gratidão aos membros da comissão organizadora, professores, técnicos administrativos e estudantes, os quais, cada um na sua função, contribuíram para tornar esse evento uma realidade e com sucesso e grandiosidade alcançados!




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

sintegra2021@ufvjm.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}