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Apresentação

Ensino, Pesquisa e Coragem

"Incentivo e Fomento à Pesquisa em Ensino em Tempos de Negacionismo", eis o tema escolhido pela Comissão Organizadora do VI Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos.

Inicialmente, cumpre pensar nos termos "Incentivo" e "Fomento". Eles sugerem existir duas ações distintas e complementares. Incentivo indica valorização e reconhecimento da pesquisa, uma vez que entendida como atividade social significativa. Fomento é praticamente decorrência do incentivo, posto se tratar de transferência organizada de recursos capazes de sustentar financeiramente a pesquisa.

A Comissão optou por refletir sobre incentivo e fomento à luz do presente e o designou por "Tempos de Negacionismo". Negar é algo passível de ser, conforme a situação, atitude pertinente, como quando se recusa aceitar a injustiça, à desigualdade e o preconceito, por exemplo. Contudo, nota-se que o sufixo ismo (contido na palavra negacionismo) revela postura exacerbada.

Qual é o exacerbamento que parece ser apontado no título do VI Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos?

Ao que tudo indica, justamente, aquele que gera desconfiança frontal da Ciência, de modo a invalidar as pesquisas e, por conseguinte, restringir drasticamente seu incentivo e fomento. Tabelas, gráficos e outras expressões seriadas traduzem a queda abrupta dos investimentos em pesquisas realizadas no Brasil, em quase uma década, não destoando desse conjunto a área de Ensino.

O negacionismo científico faz parte de um contexto maior. Nega-se a política, quando proliferam os discursos de ódio, o pânico moral e o temor. Nega-se a dignidade humana, quando políticas sociais são abandonadas e a fome e o desemprego são ampliados. Nega-se a diversidade, quando padrões morais e estéticos são eleitos e a arte e a cultura são desmerecidas.

O emprego da expressão "Tempos de Negacionismo" nos arrasta, portanto, a mirar nosso tempo, tal qual Édipo a responder à Esfinge: decifra-me ou te devoro!

Disso, cabe reconhecer que pesquisa em ensino se faz com incentivo e fomento, mas também com coragem. Tal coragem foi partilhada por 158 inscritos no evento, que contou ainda com a apresentação de 94 trabalhos (escritos por 178 autores). Essa coragem passa a ser vivenciada pelo leitor que tem em mãos esse Anais.

 

 

Humberto Perinelli Neto




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Responsável

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

ricardo.scucuglia@unesp.br


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