{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Esta publicação reúne os trabalhos apresentados no XVI Encontro Nacional de História Oral, ocorrido em julho de 2022, tendo como sede a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Promovido, como sempre, pela Associação Brasileira de História Oral, o XVI Encontro Nacional de História Oral: Pandemia e Futuros Possíveis  teve como objetivo promover diálogos entre o meio acadêmico e a sociedade em geral em tempos atravessados pela pandemia e ameaça à democracia.  Quais os desafios do movimento de história oral face à pandemia distópica que nos faz repensar nossa prática de pesquisadores comprometidos com a reconstrução de nosso país e do mundo? Nos propusemos a pensar o tempo presente e em que medida as memórias recolhidas e construídas por nós criam novos saberes e nos ajudam a ter esperança, nos mostrando caminhos de (re)existências, solidariedades e ações que possam contribuir no enfrentamento dos novos desafios e na invenção de novas utopias.

A história oral nos convoca a pensar nas possibilidades de futuro, com justiça social e melhores condições de vida para todos e todas. Ouvir a música do silêncio, amplificar as vozes das classes marginalizadas, dos sem-terra, dos sem-teto, dos que passam fome, dos movimentos sociais que lutam por um Brasil para o povo, dos educadores e educandos, dos indígenas, das mulheres, dos negros, dos LGBTQIA+ , dos artistas, cientistas e de nossas crianças, para que elas aprendam com as narrativas do tempo presente a construir outros futuros.

Para abordar temas relativos à trajetória da História Oral e seus desafios metodológicos, políticos, socioculturais e tecnológicos no tempo presente e nos mais variados espaços públicos, numa perspectiva interseccional, decolonial e interdisciplinar, o evento contou com a presença de professores da Educação Básica, profissionais de espaços de memória, pesquisadores e professores universitários, brasileiros e estrangeiros, além de membros dos movimentos sociais e de tradições culturais, com a finalidade de compartilhar pesquisas acadêmicas, vivências coletivas e experiências diversas.

Esta publicação é a forma de expandir o alcance dos trabalhos apresentados no evento e intensificar as possibilidades de interlocução desenvolvidas a partir da prática da história oral.

Desejamos a todos uma excelente leitura!




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Associação Brasileira de História Oral

secretaria@historiaoral.org.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}