{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

À medida que cresce a preocupação mundial com o meio ambiente, a temática do desenvolvimento sustentável nunca esteve tão em foco. Pensar o desenvolvimento de um país sem considerar as questões ambientais é, no mínimo, irresponsável, considerando que a vida, (humana e não humana) depende dos recursos naturais. A natureza vem dando respostas. Quando temos um país que desmata, polui, degrada o meio ambiente temos sérios problemas porque, afetando a natureza, estamos afetando diretamente a sobrevivência de homens e animais.

Na região norte, um exemplo claro do crescimento econômico irresponsável são os garimpos clandestinos poluindo rios e solos, destruindo matas e consequentemente causando doenças na população, inviabilizando a sobrevivência das famílias que vivem da agricultura familiar ou mesmo da pesca. Há outras graves consequências, como a extinção de plantas e animais ou mesmo o deslocamento de animais silvestres para as cidades, em busca de alimentos. Outros aspectos negativos de ações impensadas do homem sobre a natureza dizem respeito ao desmatamento de grandes áreas para plantio de grãos ou pastagens; o uso abusivo de fertilizantes e agrotóxicos; a poluição do meio ambiente por grandes indústrias; os lixões a céu aberto; as barragens hidrelétricas e de mineradoras etc.

Portanto, a problemática atual que o Brasil vivencia acerca de seu desenvolvimento econômico no tocante ao meio ambiente precisa ser adequada a práticas sustentáveis para garantir a sobrevivência, a proteção da fauna e flora e assim garantir um país com desenvolvimento econômico, meio ambiente protegido e homem vivendo neste contexto. A natureza tem um limite, se o país, estados e municípios não adotarem medidas sustentáveis chegará o momento em que a devastação/degradação inviabiliza o desenvolvimento e, consequentemente, a sobrevivência.

Assim, diante da problemática ambiental e considerando a missão da Universidade do Estado do Pará, pensamos na realização da XVI Semana Acadêmica da UEPA Campus XV. O objetivo foi oferecer oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e apresentações culturais à comunidade acadêmica, profissionais liberais, servidores públicos e demais cidadãos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas sobre a temática Ciência, Tecnologia e Inovação: O Exercício Profissional e as Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Comissão organizadora

renatocarr@uepa.br

rejane.goetten@uepa.br

julyana.kluck@uepa.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}