Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL acontece anualmente por meio de parcerias nacionais, latino-americanas e internacionais. O ConFAEB vem se configurando ao longo da história do ensino das artes no Brasil como um dos espaços de produção de conhecimento científico, artístico e educacional na difusão e fomento de pesquisas que fundamentam e fortalecem as ações político-conceituais nas quatro áreas que compõem essa área de conhecimento. Congrega professores, pesquisadores, artistas e estudantes, que respondem pela docência na educação básica, na graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na extensão universitárias.
O tema desta 30ª edição “Poéticas para transcender e enfrentar o amanhã” surgiu sob o impacto das mudanças em nosso cotidiano, pela necessidade de enfrentamento, de encontrar rumos e restaurar a esperança. Convocamos a arte para lidar com as inquietações, com o luto diante das tantas perdas irreparáveis, como antídoto para os retrocessos e desgovernos, para arrancar o medo e assegurar a liberdade. Em nossa interlocução e mobilização, contamos com profissionais que partilharam as atitudes poéticas, os gestos, as percepções, as docências inventadas, as experiências que movimentaram processos sensíveis e impeliram resistências, conexões, empatias.
Nesses 30 anos de CONFAEB reavivamos as memórias, reencontramos colegas e celebramos as associações de arte/educadores que se espalham por nosso país e, que fazem deste congresso um espaço de construção e acesso ao conhecimento. Por conta da pandemia nossa aproximação aconteceu no espaço virtual, animada pelo afeto que nos une em torno das questões relativas à Arte/Educação no Brasil, com lugar para pesquisas, relatos, vivências, trocas e homenagens.
Compartilhamos aqui os artigos selecionados para as rodas de conversa que aconteceram junto ao XXX CONFAEB e VIII CIAE, que se configuram como potências criativas, táticas para ensinar, formar, incluir e ultrapassar distanciamentos. Reconhecemos a arte como território privilegiado para instigar novas perguntas e respostas que nos capacitem a transcender e enfrentar o amanhã.
Nádia da Cruz Senna e Úrsula Rosa da Silva
{{item.denominacao}} |
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}