COLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DO VOTO VENCIDO DO JULGAMENTO DA ADI 5357

Publicado em 20/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-096-6

DOI
10.29327/15620.83382  
Título do Trabalho
COLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DO VOTO VENCIDO DO JULGAMENTO DA ADI 5357
Autores
  • Bianca Quitéria de Moura Santana
  • Virgínia Colares
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Discurso e (de)colonialidade
Data de Publicação
20/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/aledbrasil/83382-colonialidade-e-educacao--uma-analise-critica-do-discurso-do-voto-vencido-do-julgamento-da-adi-5357
ISBN
978-85-5722-096-6
Palavras-Chave
Pessoa com deficiência. Educação Inclusiva. Colonialidade. Análise Crítica do Discurso. Decisão judicial.
Resumo
Este trabalho busca identificar indícios de colonialidade no voto vencido proferido pelo Ministro Marco Aurélio, na ação direta de inconstitucionalidade – ADI 5357 movida pela Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN que questiona a constitucionalidade dos artigos 28, parágrafo 1°, e art. 30, caput, do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015). Estes dispositivos determinam a obrigatoriedade de instituições escolares da rede privada promoverem a inserção de pessoas com deficiência nas classes comuns do ensino regular e proverem as medidas de adaptação necessárias sem que o ônus financeiro seja repassado às matrículas, mensalidades ou anuidades desses alunos. O Judiciário prescreve imparcialidade/neutralidade nas decisões judiciais, entretanto por se tratar de um dos usos sociais da linguagem ordinária, o julgador deixa pistas na superfície da decisão proferida que sinalizam ideologias, crenças, visões de mundo. No caso da educação inclusiva, a decisão judicial pode sustentar ou impedir relações de dominação orientadas por uma prática de segregação/exclusão educacional de pessoas com deficiência. A relevância desse estudo advém da necessidade de contribuir para a superação de paradigmas de exclusão e segregação, que a partir de concepções hegemônicas, inferiorizam e estigmatizam as pessoas com deficiência, impedindo o seu acesso às classes comuns da rede regular de ensino. A metodologia de pesquisa inscreve-se no domínio da Análise Crítica do Discurso – ACD. A agenda da ACD, então, aplicada a presente pesquisa, fornece o suporte teórico e metodológico necessário para desvelar o que está oculto no discurso judicial que contribui para a manutenção de relações assimétricas de poder (coloniais). A análise incide sobre a dimensão do texto, que compreende a argumentação (operadores argumentativos); a dimensão da prática discursiva, que compreende a intertextualidade (constitutiva ou manifesta) e a dimensão da prática social, que compreende a ideologia (modos de operação da ideologia). Constata-se que o voto vencido na ADI 5357 está marcado por um discurso colonial, notadamente por apresentar fundamentos que assinalam concepções hegemônicas que representam um obstáculo à garantia do direito fundamental à educação inclusiva.
Título do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTANA, Bianca Quitéria de Moura; COLARES, Virgínia. COLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DO VOTO VENCIDO DO JULGAMENTO DA ADI 5357.. In: VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos. Anais...Brasília(DF) UnB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ALEDBrasil/83382-COLONIALIDADE-E-EDUCACAO--UMA-ANALISE-CRITICA-DO-DISCURSO-DO-VOTO-VENCIDO-DO-JULGAMENTO-DA-ADI-5357. Acesso em: 26/04/2025

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