O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Antonia Zulmira Alves da Silva
  • Thâmara Kelly da Silva Pereira
  • Maria do Socorro Maciel Moura Silva
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/236173-o-uso-das-tecnologias-na-sala-de-aula-como-recurso-de-aprendizagem
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
Tecnologias. Sala de aula. Ensino-aprendizagem.
Resumo
INTRODUÇÃO Nos dias atuais, as tecnologias são ferramentas que se fazem presentes no ambiente escolar, método que auxilia em todos os meios para o conhecimento humano. O tema abordado é justificado pelo fato do seu grande potencial de uso, principalmente em salas de aula, subsidiando os professores de forma prazerosa e diferente para aquisição de saberes, visto que muitas são as possibilidades que as tecnologias trazem para a transformação do indivíduo, formando-o para uma visão crítica e construtiva do mesmo. As TICS, ou seja tecnologias da informação e comunicação, favorecem os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, pois teve uma gigantesca evolução e com a tendência do mundo moderno, inovações e facilidades ainda hão de surgir, avanços mais significativos. Entretanto, as tecnologias como um tema bastante abordado, nas instituições de ensino, ainda encontra-se desprovidos de tais recursos, para a efetivação de um trabalho a contento, ao desejo do professor e o mesmo necessitam, ser bem articulado e usar competências necessárias para um trabalho de qualidade, fazendo uso dos instrumentos que estejam a sua disposição. Portanto, os ambientes virtuais favorecem de forma significativa o aprendizado, com a intervenção do professor, de acordo com a sua proposta pedagógica, despertará a curiosidade dos alunos, em pesquisas, jogos didáticos entre outros, focando o projeto educacional, incorporando as novas tecnologias e se apropriando das ferramentas necessárias, para o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo com o trabalho democrático e inclusivo, com o mundo conectado, com um espírito crítico, pra que possa ser analisado e pra que o aluno possa fazer uma reflexão sobre aquilo que está sendo observado, pois será um trabalho colaborativo em um mundo conectado, com mediações dinâmicas e flexivas, no processo de interconexão. Para compreender melhor, o tema em questão abordado, a partir do planejamento escolar, ressaltando assim, os benefícios da incorporação da tecnologia dentro da sala de aula e a necessidade da capacitação devida, dos professores para evolução desse processo de ensino aprendizagem. Valorizando a qualificação tecnológica do professor, o planejamento escolar diante das TICS e as tecnologias na sala de aula, para uma sistematização de ensino, que abrange várias áreas de conhecimentos e metodologias educacionais. 2 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Nestes últimos tempos que se vive, tem sido marcado por uma evolução avançada dos usos das tecnologias e das comunicações, que vem causando fortes impactos dos diversos modos de atividades desenvolvidas pelos seres humanos. As tecnologias em um curto espaço de tempo foram se estabelecendo como principais meios para uma comunicação seja direta ou indireta entre as pessoas, tornando-se meios utilizados como rotina em quase todos os estabelecimentos e instituições de trabalho. Na educação não é diferente, e a mesma não poderia ficar á margem deste feito, que se reflete dentro da escola de forma intensa e de modo desenfreado, muito embora se saiba que a mesma não tem dado conta de cumprir com esta tão importante função em dar o devido valor as suas utilizações como meio ou veículos de informações que possibilitam ações críticas e reflexivas, tão necessárias ao processo do desenvolvimento do saber, no sentido do educando tornar capaz de lida com as informações advindas através das tecnologias da forma correta. Pois não pode deixar de levar em consideração uma questão tão importante que se reflete dentro deste contexto, a tecnologia tem o poder de transformar uma sociedade com muitos aspectos positivos, mais também pode levar o ser humano à decadência, e isso só dependeram dos modos de instruções e usos que serão dados a estes meios tecnológicos. A educação é um processo que se desenvolve paulatinamente, não é um fim que em si mesmo se esbarra e neste sentido necessita passar por interversões positivas para que se aprimore constantemente. O uso das tecnologias neste processo educativo é capaz de exercer importante função entre ensinar e aprender. Ainda dentro desta reflexão é cabível ressaltar que as escolas precisam também estar prontas ou preparadas para contribuir com uma contrapartida que favoreça a inclusão os meios tecnológicos no processo educativo de forma eficaz. O uso das tecnologias na educação remete aos educadores um olhar diferenciado que possa ser bem mais abrangente, exigindo novas formas de se ensinar. Faz-se necessário mudanças no desenvolvimento curricular para que o mesmo seja condizente com os métodos tecnológicos que serão estabelecidos, para suprir as complexidades que estas diversidades exigem para estabelecer o processo de desenvolvimento, que venham ser representado através das varias áreas de conhecimentos. Assim o ensinar deverá proporcionar ao aluno capacidades para ler e interpretar o mundo, aprendendo de modo significante e com sentido. Neste sentido, Almeida e Prado (2005) comenta que: O uso da tecnologia na escola quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. É necessário que as tecnologias sejam compreendidas para que possam ser utilizadas de forma eficaz e prazerosa na pratica do professor e no desenvolvimento de suas atividades curriculares inerentes ao processo de aprendizagem dos educandos. Sabe-se bem que cada uma das ferramentas tecnológicas traz consigo suas especificidades que tanto podem ser utilizadas por si só ou agregadas a outros recursos tecnológicos se houver a necessidade. Segundo Kenski (2012, p.22) “[...] a expressão “tecnologia” diz respeito a muitas outras coisas além das maquinas. O conceito tecnologia engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações”. Assim pode-se compreender que as tecnologias abrange tudo que o homem constrói fazendo uso da diversidade dos recursos que a natureza lhe disponibiliza, tornando-se meios para a realização de atividades objetivas que criam ferramentas importantíssimas para transpor as barreiras muitas vezes impostas pela própria natureza tornando-se uma vantagem diferenciada para o homem desenvolver suas realizações pessoais e profissionais. Para Kenski (2012), o conjunto de: [...] conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, a construção e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos “tecnologia”. Para construir qualquer equipamento – uma caneta esferográfica ou um computador, os homens precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao conjunto de tudo isso, chamamos de tecnologias. Desta forma, conforme o homem vai evoluindo iram surgindo as necessidades das adaptações de tudo que há em seu entorno. As tecnologias estão atreladas a estas adaptações, tudo isto está relacionado à capacidade do alto nível de conhecimento que o homem é capaz de alcançar diante da diversidade cultural e ambiental que o mundo favorece. Os incrementos das tecnologias de comunicação e da informação dentro desde contexto da educação tem o objetivo de desenvolver a diversidade destes saberes tão importantes e necessários para a vida humana. E preciso desfazer os estigmas históricos e culturais e estreitar as relações entre as diversas formas dede expressões que permeiam nosso planeta para que desse modo possa ser promovido à inclusão digital e social entre as pessoas de maneira significativamente 3 AS TECNOLOGIAS NO PLANEJAMENTO ESCOLAR No mundo, as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido, diante das novas tecnologias, é uma onda crescente de informações que chegam às escolas, com tabletes e celulares pelos nossos alunos, e temos muitas vezes que saber administrar em nossa sala de aula, usando o conhecimento dos mesmos e adequando de forma didática. Dessa forma, no ambiente escolar ela vem sendo inserida de forma gradativa, os professores tem um papel fundamental de orientar os docentes, para que possa utilizar de forma certa, orientadora e que leve os mesmos para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para Haetinger (2005) o aluno através destas ferramentas, [as novas tecnologias] deve se comprometer muito mais com o aprendizado, o que não acontecia com o ensino tradicional, de apenas recepção de conteúdos. Sob a própria perspectiva do construtivismo, as novas tecnologias dão a noção do concreto e do prazeroso, oferecendo ao educando uma maior interação com a aprendizagem. Papert (apud. Almeida, 2000) diz que a característica principal do construcionismo é a noção de concretude como fonte de ideias e de modelos para a elaboração de construções mentais. Nos dias atuais, está existindo bastante questionamentos e discussões, sobre essa ferramenta tão prazerosa, sobre a prática do docente, diante das novas tecnologias da informação e educação, pois muitos profissionais ainda precisam de uma formação de qualidade, com equipamentos e infraestrutura adequada para poder inserir essa ferramenta nas suas aulas, influenciando o processo de ensino aprendizagem dos alunos. A mediação pedagógica enfrenta o desafio de criar situações que propiciem a presença virtual por meio de acompanhamentos, interações e orientações que aproximam professor e alunos, fazendo com que os alunos assumam o papel de mediadores dos próprios colegas e desenvolvendo a autoaprendizagem e interaprendizagem (BEHRRENS apud MORAN, 2000, P. 82). Portanto, se vê a explosão da informática em todos os ramos do conhecimento humano, inclusive no setor educacional, nota-se o grande desafio para a educação: o uso de novas tecnologias na sala de aula, inserindo no planejamento do professor as novas tecnologias de informação e comunicação, para um aprendizado diferenciado, não fugindo do foco principal, ensino aprendizagem, mudando suas posturas para se adaptarem ao novo tempo, à nova realidade. 4 AS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA A sociedade atual é caracterizada pela inovação das tecnologias e da rápida e crescente comunicação. Estes avanços tecnológicos proporcionam transformações que estão influenciando diretamente a educação em todos os níveis, abrindo oportunidade para integrar, enriquecer e expandir os materiais instrucionais e didáticos, apresentando novas maneiras de interagir com o conteúdo, de forma que as perspectivas são de um aumento cada vez maior da inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Blanco e Silva (1993), a palavra tecnologia é de origem grega: tekne e significa “arte, técnica ou ofício”. Já a palavra logos significa “conjunto de saberes”. Por isso, a palavra define conhecimentos que permitem produzir objetos, modificar o meio em que se vive e estabelecer novas situações para a resolução de problemas vindos da necessidade humana. Toda via, tratava-se de uma tecnologia descritiva e enumerativa que apesar do auxílio que prestou na conquista da natureza, propiciando processos desmitológicos, de racionalização da economia e avanços da ciência em geral, foi desconsiderada em importância e prestígio social durante muitos milênios em favor do saber intelectual. O grande desafio está em como utilizar a tecnologia pedagogicamente e qual é o papel do professor nesse processo, pois, é preciso considerar as novas formas de ensinar e de aprender que os recursos tecnológicos e midiáticos têm a oferecer. As escolas estão, cada vez mais, sendo equipadas com recursos tecnológicos, mas de nada adianta a existência destas ferramentas se o professor não souber utilizá-las e não compreender qual é o seu verdadeiro papel neste processo. Tais recursos podem ajudar muito, tanto professores quanto alunos, no processo de ensinar e aprender. Mas, para tanto, é fundamental a conscientização da importância das mídias e do papel do professor neste cenário, entendendo a relação entre mídia e fazer pedagógico De acordo com as Diretrizes para o Uso de Tecnologias Educacionais (PARANÁ, 2010, p. 12) é responsabilidade do professor, prover seus alunos com os conteúdos do currículo escolar, construídos histórica e culturalmente. É sua responsabilidade, também, mediar o processo de ensino e aprendizagem utilizando diversos recursos didáticos, dentre os quais aqueles disponibilizados pela tecnologia. Reforçando a importância da mediação, Camas (2013, p. 13) afirma que [...] o uso das tecnologias digitais aumenta o número de informações disponíveis e novas formas de comunicação podem ser introduzidas no sistema escolar. Entretanto, a qualidade desta comunicação e a transposição das informações em conhecimento são dependentes da mediação feita pelo professor das metodologias dialogadas pelas instituições educacionais (professores, gestores, alunos e comunidades pertencentes à escola) na realização desta nova forma de fazer educação. Uma parte das nossas dificuldades em ensinar se deve também a manter no nível organizacional e interpessoal formas de gerenciamento autoritário, pessoas que não estão acompanhando profundamente as mudanças na educação, que buscam o sucesso imediato, o lucro fácil, o marketing como estratégia principal. . O professor é um facilitador, que procura ajudar a que cada um consiga avançar no processo de aprender. Mas tem os limites do conteúdo programático, do tempo de aula, das normas legais. Ele tem uma grande liberdade concreta, na forma de conseguir organizar o processo de ensino-aprendizagem, mas dentro dos parâmetros básicos previstos socialmente. Os docentes podem utilizar os recursos digitais na educação, principalmente a Internet, como apoio para a pesquisa, para a realização de atividades discentes, para a comunicação com os alunos e dos alunos entre si, para a integração entre grupos dentro e fora da turma, para publicação de páginas web, blogs, vídeos, para a participação em redes sociais, entre muitas outras possibilidades. A WEB é uma fonte de avanços e de problemas. Podes se encontrar o que se deseja, e também o que não se deseja. A facilidade traz também a multiplicidade de fontes diferentes, de graus de confiabilidade diferentes, de visões de mundo contraditórias. É difícil selecionar, avaliar e contextualizar tudo o que se é acessado. A facilidade em postar mensagens na Internet é também uma das maiores fragilidades. Um texto que estava disponível ontem pode não o estar hoje. Uma página web que tinha um formato, pode aparecer no dia seguinte com outro ou com outro conteúdo. Por isso as normas bibliográficas exigem que se coloque a última data de acesso á Internet nas referências. Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua. Hoje com a WEB 2.0 está disponível muitas tecnologias simples, baratas e colaborativas, como o blog, o Wiki ou Google docs, o Twitter, o Facebook e o podcast. Permitem que professores e alunos sejam produtores e divulgadores das suas pesquisas, seus projetos de formas muito ricas e estimulantes. Cada professor e aluno pode criar sua página com todos os recursos integrados. Nela o professor pode disponibilizar seus materiais: textos, apresentações, vídeos, grupos de discussão, compartilhamento de documentos, blogs, etc. Com isso, ele pode diminuir o tempo dedicado a passar informações, a dar aulas expositivas e concentrar-se em atividades mais criativas e estimulantes, como as de contextualização, interpretação, discussão e realização de novas sínteses. O Wiki e o Google Docs são importantes para a escrita colaborativa, para a construção de ideias em grupo, para escrever histórias em grupo, para melhorar o que outros colegas fizeram. Podem contribuir para o amadurecimento de uma classe, na medida em que permitem que todos aprendam entre si. O professor pode ver o crescimento do grupo, analisando as diferentes versões de um projeto ou texto. Outro recurso popular na educação é a criação de arquivos digitais sonoros, programas de rádio na Internet ou podcasts. São arquivos digitais, que se assemelham a programas de rádio e podem ser baixados da internet usando a tecnologia RSS, que "avisa" quando há um novo episódio colocado na rede e permite que ele seja baixado para o computador. 5 CONCLUSÃO O referente trabalho não tem como princípio pontuar especificações sobre esta ou aquela tecnologia, mas abrir uma reflexão crítica e construtiva relacionada à importância das mesmas no contexto da educação e mais especificamente dentro da escola. Repensar sobre seus impactos no processo de aprendizagem e no trabalho pratico do professor, fazer valer as suas relevâncias, mas também pensar sucintamente sobre todos os aspectos que compõe o senário tecnológico de modo amplo, não deixando espaços para deslumbramentos diante destas ferramentas. A preocupação é necessária de estar voltada não apenas para as possibilidades que as novas tecnologias abordam, mas também para a forma de como elas iram chegar ao encontro do aluno, do educador e da escola, é imprescindível levar em conta a relevância social da apropriação destas tecnologias para todos, que estão envolvidos no processo de ensinar e aprender sem deixar de considerar o papel de ambos na promoção do conhecimento integral, significativo e global. Dessa forma, as novas tecnologias no ambiente escolar, quando bem aplicado oferecem recursos bastante diversificados, interativos e dinâmicos, que realmente ajudam ao aluno, entender e aplicar os conhecimentos com a intervenção do professor, para aquisição dos conhecimentos, pois é preciso mesclar atividades online e off-line, no que se convencionou e que se chamou de ensino hibrido, essa mistura é que vai garantir a qualidade e efetividade da educação, esta é uma combinação bacana do ensino presencial e o ensino online (à distância), que integra educação e tecnologia, transformando a maneira de ensinar e o modo de aprender, através deste método, ambas as partes são privilegiadas na sala de aula ou no ensino a distância. Diante, dessa nova perspectivas tecnológicas, esta nova geração de navegadores dependerá dos professores e uma equipe pedagógica, que deverá conduzir com muita coerência todo trabalho a ser desenvolvido por eles, com a interação de tais recursos. Formação adequada para os professores e uma boa estrutura física das escolas, serão garantia de suporte para o bom desempenho dos educandos dentro do contexto tecnológico, sabe-se que este cenário de inovações tecnológicas, favorecem de forma positiva ao educando a construção de conhecimento, por meios interativos que toda essa diversidade cultural possibilita, garantindo também uma ampla troca de vivências entre os pares que compõe a sociedade de hoje. Além de tudo isso, compreende-se ainda, que as tecnologias contribuem de modo significativo na formação do indivíduo, capacitando-o para inserção dos mesmos no mercado de trabalho, que por sua vez é bastante competitivo e influenciado pela globalização, que avança a cada dia a passos largos. 6 REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Apresentação da série integração de tecnologias com as mídias digitais. In Boletim do Salto para o Futuro. Brasilia: MEC, SEED, 2005. Disponível em: 31 julho de 2010. Almeida, M. E. B. & Prado, M. E. B. B. (2005). A formação de gestores para a incorporação de tecnologias na escola: uma experiência de EAD com foco na realidade da escola, em processos interativos e atendimento em larga escala. In: XII Congresso Internacional de Educação a Distância – ABED. Florianópolis. Almeida, M.E.B. (2004). Inclusão Digital do Professor: formação e prática pedagógica. BLANCO, E. & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: conceito. Origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Acessado a 18 de Junho, 2019 em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/521 HAETINGER, Max G. O universo Criativo da criança na educação: coleção Criar. Vol. 03. Rio Grande do Sul, 2005. KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012. 141p. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2012 p. 15 – 25. SANCHO, Joana Maria. Lições para usar a tecnologia. (entrevista). Acessando em 05 junho de 2016 http://homes.dcc.ufba.br/-frieda/mat061/liopara.htm PEIXOTO, Joana; ARAUJO, Claudia Helena. Tecnologia e Educação: Algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. 2012, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118a16.pdf acessado em: 05 junho 2016.
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Antonia Zulmira Alves da; PEREIRA, Thâmara Kelly da Silva; SILVA, Maria do Socorro Maciel Moura. O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/236173-O-USO-DAS-TECNOLOGIAS-NA-SALA-DE-AULA-COMO-RECURSO-DE-APRENDIZAGEM. Acesso em: 25/04/2025

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