O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autores
  • MARICELIA SALVIANO PINTO
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/237927-o-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
aprendizagem, desenvolvimento, brincar, criança
Resumo
INTRODUÇÃO O presente trabalho se constitui em relatar a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. A escolha dessa temática se deu pelo proposito de ter vivenciado essa modalidade, onde tiver o prazer de lecionar com crianças de 04 a 05 anos de idade, então podemos constatar que a ludicidade é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Aprender de forma lúdica proporciona vários desenvolvimentos, a criança quando brinca, aprendem e desenvolvem com mais facilidades suas habilidades motoras, favorecendo vários benefícios para a contribuição da sua aprendizagem no processo educacional. A ludicidade é indispensável para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, o lúdico deve ser considerado uma prática pedagógica ,sendo parte integrante do planejamento do professor, tornando-se aliado no desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula e contribuinte no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica sobre autores que propiciasse conhecimento sobre a temática em estudo. Vários autores como Negrini,1994 Maluf 2007 Vygotsky 1991OLIVEIRA 2000 e outros tiveram sua participação para que a discussão do tema fosse viabilizada. No decorre deste trabalho, tivemos como objetivo geral, analisar as contribuições que o mundo lúdico possibilita a criança, no ensino aprendizagem. Visando todos os fatores que contribuem para aquisição do saber com eficácia e qualidade na vida do educando. A partir do estudo realizado, os objetivos específicos realizados nesse cenário foram: • Discutir a importância do lúdico dentro do contexto pedagógico; • Compreender o papel do brinquedo no desenvolvimento da criança; • Ressaltar a importância do papel do docente na aplicação de atividades lúdicas, promovendo assim a socialização dos alunos; • Refletir acerca dos conhecimentos que podem ser adquiridos a partir da construção de jogos, brinquedos e brincadeiras; • Entender os aspectos cidadãos ao empregar o lúdico no convívio social na escola. Organizou-se essa pesquisa em cinco capítulos, o qual dividiu-se em tópicos, para melhor compreender o processo do lúdico dentro do contexto escolar. Na qual este, explana a justificativa, objetivos e metodologia desenvolvida para uma visão ampla do trabalho em curso. Na sequência abordamos a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem e como tem sido desenvolvido na educação infantil, ao realizar esse trabalho visamos o conceito do lúdico, que mostra relevância para contribuição no desenvolvimento infantil destacando a importância metodológica para dar mais significância no ato de aprender, brincar e educar. Desta forma, buscou-se compreender a possibilidade do desenvolvimento da criança através da ludicidade, para isso no capítulo II foi abordado as suas contribuição e definição e contemplado um pouco de sua origem e tornando se favorável para o aprendizado das crianças. No capítulo III, decorre abordagem sobre o papel do educador como mediador dos desenvolvimentos apresentados através dessa pratica em sala de aula, garantindo ser uma significância qualitativa. No capítulo IIII foram analisados o lúdico como método inserido no contexto escolar garantindo as brincadeiras e os jogos como um elemento fundamental no desenvolvimento e na formação da criança, observando o papel do educador como mediador dos jogos no âmbito escolar e no mundo imaginário das crianças. 2. AS CONTRIBUIÇÕES DO LUDICO O lúdico tem sua origem na palavra latina “ludos” que quer dizer “jogo”, sendo que as atividades lúdicas são indispensáveis na contribuição da saúde física, emocional e intelectual, e sempre tiveram presente no cotidiano das crianças é um assunto que vem conquistando espaço principalmente na sociedade e nas práticas pedagógicas dos profissionais da área da educação infantil. Almeida (1995, p.41). Ressalta: A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente integrando-se ao mais alto espirito democrático enquanto investe em uma produção seria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre,critica,promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformar e modificação do meio. A educação tem tentado mostrar que a ludicidade e o brincar deve se fazer parte nas atividades propostas na educação infantil, sendo que nessa etapa a criança está vivenciando momentos de descobrimentos e aprendizados buscando cada dia uma nova descoberta. Dessa forma vários autores e documentos podem comprovar que o brincar inserido nas atividades pedagógicas podem sim contribuir para o processo de ensino aprendizagem. A aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento desde o início da vida humana. (Vygotsky, 1984, p.101) “um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas” . Portanto a aprendizagem faz-se necessária na vida do ser humano possibilitando novo saberes e despertando para vida, intervindo em todos os aspectos do desenvolvimento. (CERISARA, 2008, p.130). Quando a criança brinca, ela cria uma situação imaginária, sendo esta uma característica definidora do brinquedo em geral. Nesta situação imaginária, ao assumir um papel a criança inicialmente imita o comportamento do adulto tal como ele observa em seu contexto. As brincadeiras e os jogos ajudam no desenvolvimento pisco- motor e na motricidade fina e ampla, auxiliando também no desenvolvimento intelectual, habilidades, criatividade e imaginação. O lúdico no ambiente escolar favorece enormes vantagens no seu processo de ensino aprendizagem, impulsionando a criança descobrir novos conhecimento e aprendizados, pois a mesma obtém prazer em brincar e aprender. As atividades lúdicas são de suma importância no processo de desenvolvimento favorecendo assim um aprendizado com significância e satisfação. Trabalhar com a temática lúdica tem uma influencia muito pertinente na contribuição de aprendizado das crianças. Percebe-se que quando a criança brinca demostra satisfação, diante as brincadeiras o educador poderá desenvolver atividades favoráveis para o processo de aprendizagem tornando as prazerosas e qualitativas. A brincadeira só tem a contribuir, o lúdico em sala de aula não é um passatempo nem muito menos um entretenimento, mas sim um aliado na educação infantil, com o lúdico as crianças adquirem conhecimento e habilidades. Conforme Piaget (1997, p.32). “O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral”. Portanto as brincadeiras e jogos tem o papel de auxiliar as crianças no processo de ensino aprendizagem contribuindo para compreensão da realidade do mundo o qual está inserida. As atividades, tanto as lúdicas quanto educativas, apresentam um importantíssimo valor na evolução do aprendizado das crianças, e desenvolve habilidades cognitivas, físicas, sócias afetivas e morais, além de estruturar a vida emocional preparando- as para o convívio social. Quando a criança brinca se envolve afetivamente e socialmente interagindo com o mundo de forma livre e saudável, ser criança e ter infância faz-se necessário para ter uma vida feliz e propiciada de novos horizontes sem necessidade da criança perder sua identidade, tornando as capazes de pensar, criar, recriar, sendo importante para as crianças em todos os aspectos. O lúdico tem a finalidade de desenvolver a aprendizagem significativa, a imaginação, fantasia, socialização, a criatividade e habilidades diversas. E permitindo ser livre pra pensar no que quiser, pois enquanto brinca, ela exterioriza seus sentimentos e ate mesmo representa o que está vivenciando no seu cotidiano. Carvalho (1992, p.28) acrescenta, mais adiante: (...) o ensino absorvido de maneira lúdica, passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador em ludicidade, denotando-se, portanto em jogo. Conforme carvalho afirma sobre a importância do ensino para aquisição dos desenvolvimentos, que perante o ato de brincar a criança possibilita aprender através da relação do que vivem e o que sente. De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 23, v.01): Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. A criança necessita brincar para desenvolver-se com saúde e tranquilidade, Conseguindo estabilidade emocional para alcançar todas as etapas da vida, apresentando aprendizado. Percebe-se que quando a ludicidade é inserida nas atividades acontece um maior interesse por parte dos educandos, facilitando assim um melhor rendimento escolar, tornando satisfatório e extraordinário. 2.1. O LUDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A educação tem se mostrado interessada em apresentar métodos que possam favorecer o ensino, principalmente na educação infantil, tendo como metodologia o lúdico que tem sido visualizado como uma ferramenta indispensável no processo de desenvolvimento das crianças. Isso possibilitará o aluno construir seus próprios conhecimentos apresentando interação social. O lúdico apresentado de forma adequada contribui de diversa maneira para o desenvolvimento, seja ele afetivo ou cognitivo, auxiliando globalmente o processo de aquisição, as crianças são seres em processo de formação por isso, necessitam além de aprender, precisam brincar conhecer seus limites e socializar através da ludicidade, o educador poderá propiciar todos esses aprendizados de forma lúdica e prazerosa. Ressaltando que segundo Novaes (1992, P.28). “O ensino, absorvido de maneira lúdica, passa adquirir um aspecto significativo e efetivo no curso de desenvolvimento da inteligência da criança.” Desse modo brincando a criança vai construindo e compreendendo o mundo ao seu redor. Dessa forma entende-se que as atividades lúdicas são contribuintes na formação geral das crianças oportunizando construírem seus próprios conhecimentos, encorajando para que sejam futuramente um ser cidadão critico e conhecedor dos seus próprios objetivos. As crianças aprendem com maior facilidade e eficácia quando descobrimos o que lhe dar prazer em aprender. Sendo assim, precisa-se que os educadores possam refletir e avaliar a importância das atividades lúdicas no ato de ensinar e de assegurar o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem. Então, as escolas de hoje devem ser o campo de aprimoramento onde o aluno possa construir seus próprios pensamentos sem se preocupar com suas limitações, e é através das atividades lúdicas que irá facilitar essas dominações, fazendo com que o educador se comprometa com o seu papel de mediador e facilitador de suas ações entre o ensinar e aprender obtendo consciência da importância do brincar na educação infantil tornando o aprendizado qualitativo. Segundo campos (1993, p.25). A ludicidade poderia ser a ponte facilitadora de aprendizagem se o professor pudesse pensar e questionar-se sobre sua forma de ensinar relacionando a utilização do lúdico como fator motivam-te de qualquer tipo de aula. Para um bom desenvolvimento da criança é necessário um novo olhar por partes de todos os profissionais da área da educação infantil, sabe-se que cada criança apresenta suas dificuldades e aprendizados diferentes. Entretanto o professor deve utilizar diversos métodos para garantir um ensino entre todas, as atividades lúdicas, é primordial para alcançar esses objetivos sem deixar que a criança perca a essência da infância e possa conquistar seu espaço de forma prazerosa e eficácia. Negrini (1994, P.19). Sustenta que As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são indispensáveis, sendo a afetividade que constitui a energia necessária para progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança. Nesse sentido, precisa ser repensada por parte das escolas a maneira como está sendo desenvolvidas as práticas pedagógicas, necessitam atender o publico alvo dessas práticas considerando sua experiência e vivência, a falta de um bom planejamento pode acarretar vários danos no aprendizado da criança, sendo assim, vale ressaltar que o lúdico deve ser visto como fator principal de um bom desenvolvimento diante os objetivos a serem trabalhados. Através das atividades lúdicas o brincarem, Brincadeiras, jogos tudo isso faz a criança se senti estimulada a experimentar, descobrir, criar e aprender. Além disso, brincar é um direito garantido por lei: Capítulo IV- Do direito à educação, a cultura e ao lazer- Artigo 59, do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o indivíduo relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo.” Amarilha,(1997, p. 88). Dessa maneira percebe-se que o brincar já faz parte da vida do homem desde sempre, é essencial para auxiliar no desenvolvimento das crianças. A ludicidade é método que facilita e desenvolve a socialização, comunicação, expressão e construção do saber, tornando as aulas sempre com um sabor de diversão. As atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula são consideradas como ferramenta pelo qual a criança desenvolve sua criatividade, seu espírito de liderança e a facilidade de interagir em grupo facilitando a socialização, pois através dos jogos em grupo as crianças aprendem a compartilhar, a ouvir respeitar e entender que nem sempre pode ganhar, assimilando aleatoriamente o conceito das brincadeiras. 2.2. O LUDICO COMO PROPOSTA PEDAGOGICA O lúdico sendo apresentado como metodologia pode favorecer a autoestima da criança e a interação, adequando-se naturalmente em situações de aprendizagem e desenvolvimento que atribui para o melhoramento de suas capacidades cognitivas. É um novo aliado que levará as crianças para descobrir novos horizontes, explorando, assim, um mundo desconhecido. A criança brincando aprende com maior facilidade e consegue melhor resultado escolar. Por isso cabe aos profissionais tornar a ludicidade como proposta pedagógica e tornar o aprendizado mais divertido e prazeroso. Quando brinca demostra satisfação em suas ações, e quando está sozinho e sem nenhum objeto seu corpo torna-se um brinquedo. O brincar é uma atividade propriamente dita da criança, dessa forma, ela se movimenta expressa seus sentimentos, suas emoções e se entrega inocentemente e posiciona diante do mundo em que vive, quando a criança brinca ver o mundo de cores diferentes, transborda a felicidade no olhar, criança que brinca ,é mais feliz e aprende com mais facilidade contribuindo para um desenvolvimento qualitativo. A ludicidade anda junto com o imaginário das crianças, propiciam caminhos amplos que facilitam o desenvolvimento, tornando-as mais críticas, construtivas criativas, felizes e, com isso, as crianças precisam sentir-se bem em sala de aula, para assegurar um aprendizado com significação. Possibilitando-se uma visão mais ampla e concreta do mundo, de forma que consista e garanta o desenvolvimento em todas as fases da criança levando ao desafio de encarar a vida com mais segurança. O lúdico sem duvidas é a porta de entrada para a aquisição do desenvolvimento e o aprimoramento das propostas pedagógicas. Cada individuo possui um aprendizado de forma diferenciada, sendo que cada criança apresenta potencialidade no quesito de desenvolvimento, ou seja, cabe ao educador aproveitar essa virtude e explorar as suas capacidades de internalizar aprendizados que são favorecidos através da ludicidade. Segundo PCN Vol.1 (1997.p.99) É fundamental desenvolver a socialização no individuo. A disponibilidade cognitiva e emocional dos alunos para a aprendizagem é fator essencial para que haja uma interação cooperativa, sem depreciação do colega por sua eventual falta de informação ou incompreensão. Aprender a conviver em grupo supõe domínio progressivo de procedimentos, valores, normas e atitudes a organização dos alunos em grupo de trabalho influencia o processo de ensino aprendizagem. Não existe critério melhor ou pior de organização de grupos para uma atividade, é necessário que o professor decida a forma organizacional, social em cada tipo de atividade, em cada momento do processo ensino aprendizagem, em função daqueles alunos específicos. Percebe-se que trabalhar em grupo é uma tarefa altamente difícil, a ausência de cooperação, colaboração e interação por parte dos alunos, acaba dificultando essa atividade grupal, sendo que através da ludicidade o professor pode da ênfase a essa ação, conseguindo a cooperação dos alunos de forma que todos cooperem para uma melhor socialização. Na teoria de Vygotsky, (1998, p 132 e 143) “atividade de brincar favorece a socialização de várias maneiras, uma é habilidades o educador têm que ficar observando na qual á criança esta se habituando melhor”. Ele nos relata sobre a questão da internalização por parte das crianças leva-nos em considerações de seus impulsos, autocontrole a capacidade de desenvolver seu autocontrole. Para que a criança tenha disponibilidade de criar algo elas devem ter habilidades diferentes para que as brincadeiras lhe propiciem oportunidades e através do brincar as mesmas aprendam a respeitar, imaginar, compartilhar como seres humanos, e diante aos responsáveis pais e professores precisam valorizar e incentivar o lúdico na criança. Diante a tudo que já falamos podemos destacar que é bastante notório que o mundo tem avançado de forma rápida e a educação tem procurado acompanhar mais em muitos casos ainda fica pra trás, continua com praticas descontextualizada e fragmentadas. Por mais que haja uma tentativa de montar uma nova roupagem, porém não se consegue. Não se consegue mudar apenas camuflando as práticas, precisa- se, de disponibilidade, mudanças para possibilitar o educando a pensar e formar seus próprios conhecimentos e aprendizados. Para (FRIEDMAN, 1996, P.74). O instrumento proposto não pretende ser uma receita para os professores. Ele contém sugestões para a analise e compreensão dos jogos, e cada educador devem adaptar a sua utilização em função das necessidades e da realidade de cada grupo de crianças. Segundo o autor, diz que o lúdico é um instrumento importante no qual possibilita ao educador compreender a utilidade de cada brincadeira adaptando-as de acordo com a necessidade de cada turma. O lúdico utilizado como proposta pedagógica terá uma enorme contribuição no processo de ensino aprendizagem, transmitindo leveza aos conteúdos estudados e favorecendo satisfação e prazer na hora das execuções das atividades. 3. O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM Cabe necessariamente ao professor exercer seu papel, acompanhando as atividades lúdicas de forma que a criança possa interagir socializar e se desenvolver. Através dos recursos, da disponibilidade do professor, a organização do espaço, adequação dos brinquedos e das brincadeiras tudo isso facilitando e tornando o ambiente adequado ao desenvolvimento das atividades lúdicas que serão propriamente direcionadas ao aprendizado das crianças. A utilização das brincadeiras pode ser satisfatória, pois ajudará na revelação das expressões, dos sentimentos das crianças, construindo sua personalidade e trabalhando as áreas cognitivas e imaginarias tornando-as essenciais no desenvolvimento. Santos (2009, p.55) relata que: Brinquedo industrializado é projetado pelo adulto para a criança, conforme concepção que o adulto possui, não cabendo à criança criar ou acrescentar nada e, em muitos momentos, devido ao alto custo do objeto, nem mesmo brincar com liberdade. Quando o brinquedo é oferecido como prova de status, para satisfazer a vaidade do adulto, as recomendações quanto ao uso são tantas, que restringem a atividade lúdica. O professor pode e deve contar com ajuda dos brinquedos, inclusive os industrializados, já são super convidativos e trazem consigo propostas de brincadeiras. Tais como: carrinho, bonecas, move e joguinhos com regras, sendo que algum já vem com suas próprias regras adaptados aos interesses dos jogadores. Cabe apenas aos professores ficarem sempre atentos às regras que segue como instruções e as indicações das faixas etária, sendo assim exigirá que o brinquedo seja manuseado e supervisionado antes que seja trabalhado com as crianças, sendo assim pode ser utilizado como auxilio nas aulas. Deixando bem claro que é bem mais prazeroso quando acontece a confecção de algum brinquedo na sala junto com as crianças. O professor como mediador do conhecimento precisa compreender seu papel, precisa se conscientizar que através dele o aluno constrói, adquiri conhecimento e aprendizados, o professor possui este papel de estimular, ensinar, aprender e criar seus próprios pensamentos tornando os desafiadores dos seus pensamentos. Para Oliveira (1997, p.62), Como na escola o aprendizado é um resultado desejável, é o próprio objetivo do processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. O professor tem o papel explícito de interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente. O único bom ensino, afirma Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento. O professor da área da educação infantil em quanto mediadores de conhecimento, precisam se conscientizar da importância do planejamento, pois planejar significa está preparado para atender as necessidades dos seus alunos, ou seja, planejar brincadeiras e jogos, levando em consideração o espaço disponível o limite de cada criança. Apesar das diversidades das brincadeiras e jogos os professores ainda sentem essa dificuldade de planejar suas aulas introduzindo o jogo e as brincadeiras, e sempre indagam com as perguntas, como levar o brincar para sala de aula? Como brincar sem ser apenas um entretenimento? Como transformar o brincar em aprendizados? Apesar de vários estudos ainda não temos respostas prontas para dar. Isto é uma duvida por toda parte. O que precisa ser feito é um planejamento voltado a temática para que possa criar soluções para tais perguntas. Oliveira (2000, p. 76) defende que: [...] educadores infantis precisam fomentar situações cotidianas nas quais a criança possa manipular construir imaginar, criar reaproveitar materiais que aparentemente não tem símbolo algum, mas que podem ser transformados em brinquedos e jogos em momentos de experiências infantis. Dessa forma o professor deve ter recursos que auxiliem na contribuição do desenvolvimento das crianças. O professor como um facilitador da aprendizagem deve obter métodos que facilite o desempenho de todos os educandos, assim estará contribuindo com as praticas que lhe foi repassada nas atividades propostas no âmbito escolar. Nessa dinâmica da ludicidade e os resultados alcançados, o professor ao se conscientizar das vantagens que o lúdico lhe oferecera, conseguira adequasse a essa nova temática utilizando as de acordo com suas necessidades, inspirando cada vez, demostrando satisfação e prazer ao ensinar. Quando o professor demostra interesse em promover mudanças para melhoria do aprendizado dos seus educandos, ele busca aprimorar seus conhecimentos tornando suas ações em desenvolvimentos eficazes. Através do lúdico o professor pode transformar seus sonhos em realidade sem medo de errar. Uma aula lúdica as crianças vivencia um mundo de magia, aprendendo com seu próprio mundo e descobrindo novo saberes. Nessa perspectiva, Santos (2008, p.32) afirma que: As brincadeiras, nessa fase, tornam-se tão essências para o seu desenvolvimento, como o sono e a alimentação. Suas atividades desencadeiam-se num ciclo de brincar-comer-dormir, embora nem sempre nesta ordem. Os primeiros brinquedos [...] devem variar em função da textura, cor e som, para propiciar o desenvolvimento tátil, visual e sonoro, e devem ser oferecidos sempre com moderação, para que a criança manipule e perceba, aos poucos, as diferenças entre um e outro. Nesse contexto é fundamental que o professor faça valer o seu planejamento diário, que possa usar o lúdico como ferramenta pedagógica auxiliando no desenvolvimento das crianças, e como educador e facilitador da aprendizagem, ele não pode deixar de atender esse direito aos seus educandos, pois brincar é um direito assegurado pelo estatuto da criança, por tanto nem o professor nem a família pode negar isso a uma criança. Assim, (TELES 1999, p.38). Complementa-nos que É muito raro que os professores se percebam incompetentes, e por isso, sempre atribuem o insucesso do seu trabalho a fatores externos. Não percebem as deficiências de sua formação, como são resistente ás mudanças, o seu autoritarismo, a falta de dialogo e de clareza nas relações interpessoais da instituição, o debate disfarçado de perspectivas diferentes, o desinteresse e a falta de criatividade. De acordo com essa autora, ensinar não é apenas transmitir conhecimento e sim; transmitir carinho, segurança e ser consciente do seu papel, dedicando-se e tornando fiel e compromissado com aquilo que faz, garantindo uma boa educação e aprendizado, ensinando as crianças tomar consciência de si mesma, dos outros perante a sociedade, mostrando os caminhos a serem percorrido de forma justa, por isso faz necessário que os professores estejam cientes da importância do seu compromisso com a educação, atribuindo às crianças um aprendizado de qualidade.
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, MARICELIA SALVIANO. O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/237927-O-LUDICO-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM. Acesso em: 25/04/2025

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