A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR NO CONTEXTO ESCOLAR

Publicado em 04/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-415-5

Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores
  • MARICELIA SALVIANO PINTO
Modalidade
Artigo Científico
Área temática
Educação
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/amplamentecursos/237928-a-contribuicao-do-brincar-no-contexto-escolar
ISBN
978-85-5722-415-5
Palavras-Chave
aprendizagem, desenvolvimento, brincar, criança
Resumo
1. A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DIANTE DO LUDICO Diante a todo processo de pesquisa foi possível percebemos que muitos dos professores de educação infantil ainda estão em sala de aula sem terem uma formação adequada, alguns desses não tem perfil de educadores infantil, nessa perspectiva acreditam, que pelo fato de serem crianças pode desenvolver qualquer tipo de atividade e pronto. Más a lei diretrizes de base, nos mostra que precisa sim, de formação, tanto na pré-escola quanto nas creches, contudo isso não pode deixar de levar em consideração a experiência vivida, é claro, o perfil desse educador, que sem duvida precisa ter consciência do seu papel como mediador. A Lei Diretriz Base nos diz em seu Art. 62 que: A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores em educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. Seria muito bons que todos os profissionais desta área pudessem sim, ter uma formação adequada, uma capacitação, uma formação continuada, ou cursos de extinção para melhoria do ensino com as crianças. Sendo assim faz- se necessário que esta situação venha ser avaliada de forma minuciosa ressaltando que isso ocorra o mais breve possível para que tais docentes sintam se preparados para assumir seu papel em sala de aula. Fazendo também uma ressalva nas experiências que este profissional abstém juntamente dos conhecimentos prévios adquiridos, devendo assim ser aproveitada toda sua pratica para uma melhor capacitação. A importância de investir nessas capacitações para os profissionais da área da educação infantil, é de suma importância, pois subsidiará e transformara seus métodos de ensino favorecendo as crianças uma simplificação no processo de aprendizado, considerando também, a sua historia e costumes. Oferecendo uma escola dinamizada e propicia a desenvolver diversos tipos de aprendizados através da ludicidade e professores capacitados aptos a desenvolver suas habilidades profissionais com sucesso. (SANTOS, 2007, p.41). “o lúdico servirá de suporte na formação do educador, como objetivo de contribuir na sua reflexão-ação-reflexão, buscando dialetizar teoria e prática, portanto reconstruindo a práxis.” De acordo com a citação a cima santo relata que o lúdico é visto como uma ferramenta para o educador, auxiliando nas contribuições nos momentos das atividades pedagógicas e servindo como base na sua formação diante o lúdico. A formação do educador é sem duvida muito importante, então para que o mesmo venha desenvolver suas habilidades como educador formado ele precisará de: Segundo Dewey (1961 apud KISHIMOTO, 2008, p. 94-95) “que ele saiba conduzir o processo de ensino-aprendizagem de forma democrática, organizando a participação dos indivíduos na conscientização social.” A formação e a prática do professor contribuirão bastante no desenvolvimento da criança e poderá contribuir para melhorar a qualidade do ensino, conduzindo a sociedade a participar, das transformações e conscientização sociais, é que essa participação servirá de motivação para o ensino. 2. A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR NO CONTEXTO ESCOLAR. Durante todo o período de pesquisa percebe-se que o brincar auxilia na aprendizagem, então é necessário que todos os profissionais da educação sejam a favor da introdução do lúdico no âmbito escolar, com o lúdico a criança aprende com prazer, desenvolve atenção, consegue descobrir coisas novas e satisfazem suas vontades, sua energia sem deixar de lado o processo de desenvolvimento em todos os aspectos cognitivos e psicomotor. O professor poderá contar com o auxilio das atividades lúdicas para desenvolver e descobrir informações sobre seus educandos, além de desenvolver suas habilidades, autonomia, criatividade, estimulando a novos aprendizados. Segundo (CHATEAU, 1954, P.14) A infância é, portanto a aprendizagem necessária a idade adulta, estudar a infância somente o crescimento, o desenvolvimento das funções, sem considerar o brinquedo, seria negligenciar esse impulso irresistível pelo qual a criança modela na sua própria estatua. A criança já traz consigo uma historia de vida, dessa forma o professor deve tentar compreender a criança estudando sua cultura e espaço, onde essa criança esta inserida, levando em consideração toda sua vivencia. “É no brincar, e somente brincar, que o individuo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o individuo descobre o eu”. (WINNICOTT, 1975, P.80) o brincar permite a criança criar seus próprios vínculos entre sua personalidade e sua competência, ou seja, através do brincar ela torna-se criativa e descobre o seu próprio mundo. Diversos autores abordam a temática do brincar, conceituando que a criança é conhecida por fazer parte do mundo da brincadeira, da magia sendo protagonista das suas próprias fantasias. E isso consiste em uma infância feliz e adepta a novos aprendizados. O espaço oferecido pela instituição onde acontecerá o desenvolvimento das diversas atividades, habilidades e sensações, que irão auxiliar, tanto na aprendizagem quanto na interação social da criança. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.69): O espaço na Instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto é preciso que o espaço seja versátil e permeável à sua ação, sujeito a modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. As escolas precisam entender que o espaço físico também contribui com o desenvolvimento das crianças, dando a elas oportunidade de livre expressão, movimento corporal, auxiliando também no desenvolvimento de cada atividade dependendo da dinâmica do professor. Diante as atividades oferecidas aos educandos, de preferencias as livres que elas sejam de forma que possam contribuir com o desenvolvimento e proporcionar a criança, autoestima, cognição, sua estrutura física, psíquica e estimulo, permitindo que a mesma possa brincar e crescer com saúde e capacidade de livre expressão e aprenda através das brincadeiras de forma livremente. Para melhor compreensão é interessante o que Pinto (2003, p.65) nos diz: O espaço lúdico não precisa ficar restrito a quatro paredes, ao contrario, deve fluir por todo o ambiente, dentro e fora das classes. Um dos objetivos desse espaço é favorecer o encontro de crianças, para brincar, jogar, fazer amigos, propiciar a convivência alegre e descontraída dos frequentadores. Com proporção no pensamento da autora, faz se necessário que nesse espaço a criança possa interagir propiciar o meio físico, com outras crianças e com os professores, construindo novos conhecimentos, aprendendo o significado das regras de convivência, competições e capacidades de ganhar ou perder, saber respeitar seus colegas e as diferenças dos outros, aprender que é preciso conhecer e defender seus objetivos, sem passar por cima de ninguém. São coisas simples e tão notórias, mas precisam ser trabalhadas na educação infantil, e a brincadeira tem essa finalidade de simplificar essas concepções no âmbito escolar. Quando a criança brinca no âmbito escolar o professor terá mais chance de diagnosticar certos tipos de problemas tais como, no comportamento, personalidade e valores que irão ser uteis durante todo o ano letivo, favorecendo uma relação de confiança e respeito, tudo isso ajudará no desenvolvimento dessas crianças. A maneira como o educador irá conduzir essas atividades irão fazer toda a diferença no desenvolvimento dessas crianças, pois se sabe que a brincadeira é parte essencial para esse processo de aprendizagem, então faz necessário que o educador esteja preparado para desenvolver essas atividades no âmbito escolar. a. BRINCADEIRAS A brincadeira em sala de aula acontece quando a criança mediante o brinquedo reage de forma natural, e a imaginação flui, a criatividade transborda a criança brinca de faz de conta, consequentemente o lúdico apresenta uma singularidade muito importante para as crianças. Segundo (MALUF 2007, P.94) A criança, através das brincadeiras, assimilam valores, assumem comportamento desenvolve diversas áreas de conhecimentos, exercita se fisicamente e aprimora habilidade motora. No convívio com outras crianças aprender a dar e receber ordens, a emprestar e tomar emprestado, a compartilhar momentos bons e ruins, a ter tolerância e respeitar, enfim seu raciocínio e desenvolvendo de forma prazerosa. A criança também encontra nas brincadeiras equilíbrio entre o real e o imaginário, alimenta sua vida interior, descobrindo o mundo. Sendo assim a brincadeira propicia as crianças uma importância bastante significante em seu processo de desenvolvimento, lembrando que neste período onde a criança expressa de forma livre seus pensamentos e ideias, sendo espontânea ao transmitir seus sentimentos de maneira sincera. Segundo teles (1997, p.17), em relação ao conteúdo social em que as crianças estão inseridas, podemos apresentar quatro tipos de brincadeiras relevantes para elas: Brincadeira solitária, conservativas, paralelas e associativas. No inicio, tal interesse, parecera bastante passivo, e um bom espaço de tempo será gasto, simplesmente na observação das brincadeiras. Pode se notar porem, que esse comportamento será bem diferente. De uma olhada sem compromisso, pois a criança estará obviamente envolvida, muito absorvida em sua observação. Não há conversas entre eles. Diante a fala do autor é possível entender que o brincar é meramente favorável à criança, auxiliando na aprendizagem. Proporcionando a ela oportunidades de imaginar e criar suas próprias situações apresentando uma boa interação social com o outro, contribuindo assim para uma melhor socialização. Machado (1994, p.37) diz que: “Ao brincar a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer,precisa,necessita,está no seu momento de aprender”. De acordo com Machado, a criança não pode ser interrompida nesta fase, pois se deve deixar ela sozinha consigo mesma, para que se envolva com o que está fazendo para aproveitar seu momento de imaginação. As brincadeiras devem ser desenvolvidas de forma que possibilite maneiras de encontrar soluções para solucionar as necessidades das crianças, criando mecanismos capazes de executar as dificuldades que os educandos trazem para a sala de aula, dificultando a sua interação social. Cabe às escolas trabalharem a temática desenvolvendo projetos que possam resgatar a infância de antigamente, onde as crianças eram livres para brincarem, divertirem e tinham autoestima e conhecia sua própria identidade. Nas brincadeiras de antigamente as crianças, socializavam e mantinham vivas suas culturas e valorizava seus modos de vida descobrindo novos conhecimentos e valores que contribuíam para sua formação como ser. O brincar deve ser visto como método eficaz para adquirir novos aprendizados e não apenas como passatempo, pois na brincadeira a criança consegue literalmente se comunicar com ela mesma e com o mundo que está inserida. (MALUF, 2007. P17). O brincar é a comunicação e a expressão, associando pensamentos. É ação; um ato instintivo; uma atividade explorativa, ajuda as crianças no seu desenvolvimento físico, emocional e associa um meio de aprender a viver e não um mero passatempo. As crianças apresentam facilidade em desenvolver os diversos tipos de brincadeiras, são instigadas pela essência que acompanha a sua naturalidade de ser criança, pois elas tornam qualquer objeto em brincadeira, brincam com o que tem nas mãos e na mente. São capazes de inventar seu próprio brinquedo com apenas a imaginação, por isso que o brincar é tão necessário na vida das crianças, o brincarem propicia vantagens e transforma a brincadeira em diversos aprendizados. (VYGOTSKY, 1991, P12). “A criança é um ser em criação, cada ato é para ela uma ocasião de explorar, descobrir novos conhecimentos, que as levarão a um mundo mais amplo na sua vida em sociedade”. Neste sentido o autor VYGOTSKY, 1991 considera que brincar é fundamental para a contribuição do desenvolvimento integral da criança, ela consegue com a brincadeira expressar e relacionar de várias formas com os outros e transmitem seus sentimentos com naturalidade. 4.2-BRINQUEDOS O brinquedo é na verdade nada menos que um objeto que as crianças utilizam para se divertir no momento em que estão a brincar, o brinquedo já faz parte da infância desde sempre, antigamente eram confeccionados pelos artesãos, hoje estão modernizados e são fabricados em fabricas tem vários modelos e tamanhos. O brinquedo é um objeto que foi criado pelo adulto para as crianças, no decorrer dos anos vão sendo adaptados cada um com sua origem de acordo com a região, de fabricação. (BROUGERE, 1995, P.08) “O brinquedo possui outras características de modo especial a ser um objeto portador de significados rapidamente identificáveis do real ou do imaginário das crianças”. Nesse sentido, pode-se perceber que o brinquedo é essencial e apresenta forte valor na cultura, definindo que a cultura é um conjunto de costumes e significações produzidas pelo próprio homem. Sabe-se que o brinquedo é parte importante para o desenvolvimento da criança, pois permite compreender determinada sociedade e as respectivas culturas. Para (KISHIMOTO, 2011, P.19 e 20.) Brincar é visto como um mecanismo psicológico que garante ao sujeito manter uma certa distancia em relação ao real, fiel, na concepção de que vê o brincar o modelo do principio oposto ao principio da realidade. (...) Brincar não é uma dinâmica interna do individuo, mas uma atividade dotada de uma significação social precisa que, como outras necessidades de aprendizagem. Através das brincadeiras a criança consegue descobrir novos horizontes, identifica partes do seu próprio corpo ,imagina,fala,imita,se esconde, corre, pula e aprende de maneira saudável a descobrir o mundo em que vive. Assim, as transformações internas vão surgindo diante o desenvolvimento das crianças através das brincadeiras, a cada conquista representa um avanço, no entanto o brincar significa uma atividade própria da infância, as crianças internalizam aprendizados, comportamentos e transformações propriamente necessárias para um melhor desenvolvimento. Para (VYGOTSKY, 1991, P.117) O brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança no brinquedo à criança sempre se comporta além do comportamento habitual de idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é, na realidade, como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contem todas as tendências do desenvolvimento. Sob forma condensada, sendo ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento. O brincar consegue intensificar a percepção infantil, fazendo com que haja um direcionamento na forma de pensar e de maneira equilibrada, favorecendo assim uma aprendizagem qualitativa ao longo da vida. Sendo assim o brinquedo se torna um desafio que estimula diversas e novas descobertas. Ainda (VYGOTSKY, 1991, P.179) No brinquedo, que se constitui assim, no mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar criança desenvolve-se essencialmente, através da atividade com o brinquedo. Somente nesse sentido o brinquedo pode ser considerado uma atividade condutora que determine o desenvolvimento da criança Nesse sentido o autor define o brinquedo como ferramenta de significância para aprendizagem cognitivo e integral da criança, quando usado na metodologia participativa da aprendizagem. Qualquer tipo de brinquedo representa uma forte relação de aprendizagem, bem como educativa. Melhor ainda quando uma criança confecciona seu próprio brinquedo, que aprende através do seu trabalho a desenvolver a criatividade e transformar matérias-primas da natureza em objetos novos, que vão se constituir em um novo objeto, ou seja, novo brinquedo com um significado ainda mais prazeroso. Para Oliveira (1984, p. 44) O brinquedo educativo se auto define como agente de transmissão metódica de conhecimentos e habilidades que, antes de seu surgimento, não eram veiculadas às crianças pelos brinquedos. Simboliza, portanto, uma intervenção deliberada no lazer infantil no sentido de oferecer conteúdo pedagógico ao entretenimento da criança. O brinquedo sempre conquistou atenção da criança, independente da cor, forma, tamanho ou da qualidade. Enquanto objeto, ele sempre será um suporte para abrilhantar a brincadeira, e a brincadeira é apenas a reação que a criança desenvolve ao realizar as regras do jogo, ou seja, participar da ação lúdica. Nessa perspectiva, a criança demostra no brinquedo todas as suas emoções, permitindo a ela descobrir a curiosidade e conhecimento se desenvolvendo de forma gradativa. Sendo assim, é através do brinquedo que a criança interage no mundo, aprende com os desafios e busca, com isso, respostas. Muitas vezes, a criança é submetida a quebrar seus próprios brinquedos na perspectiva do entendimento e conhecimento dos mesmos. Com isso, ela destrói e tenta consertar e, daí, vem o descobrimento, aprendizado e conhecimento do seu brinquedo. 4.3 JOGOS Na educação infantil devemos considerar que as crianças aprendem por meio da vivência com os jogos e brinquedo, através das experiências no cotidiano com as diversas situações, sem se esquecer de que são de suma importância os prêmios e os castigos para contribuição do aprendizado da criança. O jogo é um ato que propicia aos pequenos, forte sentimento de alegria, paz, descontração, comunicação, convivência agradável e educativa. Quando se fala de jogo é o mesmo que falar de atividade que envolva prazer, satisfação, regras, vencedores e perdedores. O jogo é uma atividade social que assegura a interação e construção; do conhecimento que estão vivenciando em sua realidade de vida. Carvalho (1992, p.14) afirma que: (...) Desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importancia,pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos e mentais sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade, portanto, real valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante. Com tudo isso vale ressaltar que o jogo é sim um elemento indispensável para o desenvolvimento da criança, pois é através dele que consegue absorver e aprimorar os seus conhecimentos de forma mais eficaz e agradável. Nos anos passados os docentes valorizavam o jogo como um instrumento na prática pedagógica. Destacando também a sua importância para a interação social, pois quando a criança interage e participa dessas atividades propostas ela consegue idealizar suas próprias atitudes diante de cada situação que pode despertar o interesse e os sentimentos de solidariedade, socialização e respeito pelo próximo, considerando a obediência às regras e as diversidades entre todos. A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, assegurado na Lei 9394/96 em seu artigo 29. Para atender a legislação, criou- se o RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que é um instrumento importante para orientar a prática pedagógica. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: (1998, p.27). No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando. Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. Neste contexto precisa lembrar que é válido o educador considerar o que a criança já traz consigo alguns tipos de conhecimentos. Então a partir disto tomar como referencia o que ela já traz na sua “bagagem” e dar continuidade ao ensino. Ressaltando ainda, que é através do ato de brincar que os gestos representados pela criança significam muito mais do que imaginamos. Quando o educador utiliza os jogos em sala de aula, ele está criando na sala um campo de motivação que propicia aos alunos a participarem ativamente contribuindo com processo ensino aprendizagem, sendo assim conseguindo assimilar as informações, incorporando atitudes, progresso e valores. Para que a aprendizagem aconteça de forma natural e fazendo se necessário respeitar e resgatar o movimento humano, respeitando sua cultura apresentada. O conhecimento da criança, Seu mundo no qual está inserida, compreendendo movimentos, atitudes lúdicas, fantasias e as experiências de cada criança. O jogo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança, pois é através dele que a criança consegue adquirir os conhecimentos de uma forma mais agradável. Sendo inserido na pratica pedagógica desenvolve suas ações contribuinte para com o meio social, pois quando a criança participa dessas atividades ela forma suas próprias atitudes diante de cada situação que pode despertar os sentimentos de solidariedade, de respeito, de obediência às regras e o senso de cooperação. Dessa forma é válido o educador levar em considerações o que a criança já possui de “bagagem”. A partir disto tomar o seu aprendizado cada vez inerente aos seus conhecimentos. Ressalta ainda, que é através do ato de brincar que as crianças aprendem e interagem com mais prazer.
Título do Evento
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONTEMPORANEIDADE
Título dos Anais do Evento
Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, MARICELIA SALVIANO. A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR NO CONTEXTO ESCOLAR.. In: Anais Educação e Formação Continuada na Contemporaneidade. Anais...Natal(RN) Evento on-line - Amplamente Cursos, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/Amplamentecursos/237928-A-CONTRIBUICAO-DO-BRINCAR-NO-CONTEXTO-ESCOLAR. Acesso em: 25/04/2025

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