EMOCIONÁRIO: UMA ATIVIDADE REFLEXIVA SOBRE AS EMOÇÕES

Publicado em 22/04/2024 - ISSN: 2965-9876

Título do Trabalho
EMOCIONÁRIO: UMA ATIVIDADE REFLEXIVA SOBRE AS EMOÇÕES
Autores
  • ADRIANA NOGUEIRA RIBEIRO BRIZENO
  • Ana Ingrid Linhares Sampaio Silva
  • Daiana Sousa Sales De Oliveira
  • Elizangela Gomes Rodrigues
  • Isaura Alves Lima
  • Ivina Carla Oliveira Sousa
  • Lara Cavalcante Rodrigues
  • Josiane Fernanda Metler Tresseler
  • Maria Poliana Correia Alvoredo
  • Natasha Firmino Souto
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Psicologia Cognitiva
Data de Publicação
22/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/765945-emocionario--uma-atividade-reflexiva-sobre-as-emocoes
ISSN
2965-9876
Palavras-Chave
Emocionário, Emoções, Psicologia, Sentimentos
Resumo
INTRODUÇÃO: As emoções costumam ser um tema difícil de ser compreendido e expressado. Se usarmos o que diz o dicionário, Emoção significa “ação de sensibilizar; Perturbação dos sentimentos, turbação; Reação afetiva de grande intensidade que envolve modificação da respiração, circulação e secreções, bem como repercussões mentais de excitação ou depressão” (EMOÇÃO, 2023). Na prática é comum confundirmos as emoções com os sentimentos. Com o intuito de fortalecer a importância do reconhecimento das emoções, realizamos uma ação onde explicamos a diferença entre emoções e sentimentos, além de descrevermos as emoções mais comuns expressadas em nosso dia a dia. Isso contribui para reduzir angustias e possíveis interpretações equivocadas, o que pode melhorar as relações intra e interpessoais. O título da nossa ação foi Emocionário: uma atividade reflexiva sobre as emoções. A jornada emocional que propomos teve o intuito de se aproximar ao máximo da ordem natural em que ocorrem os sentimentos, com a finalidade de ajudar as pessoas a conhecerem o que se passa no seu interior. OBJETIVOS: Explicar a diferença entre emoções e sentimentos. Proporcionar ao público alvo reconhecer suas próprias emoções e verbalizar os seus sentimentos. Dialogar formas de canalizar as emoções de maneira adequada. MÉTODOLOGIA: Trata-se de um trabalho do tipo relato de experiência. O local onde foi realizado é a Rede Juv, uma rede de equipamentos voltados para as juventudes do município de Fortaleza, que oferta cursos, práticas esportivas e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos. Participaram da atividade 12 pessoas. Iniciamos abordando a diferença de emoções e sentimentos, descrevemos as emoções mais comuns vivenciadas em nossa vida cotidiana através de figuras de emojis (raiva, nojo, amor, alegria, tristeza). Em seguida fizemos uma dinâmica onde colocamos duas músicas (Trem Bala e Epitáfio). Enquanto ouviam as músicas, os jovens circulavam pela sala, liam cartazes com a descrição de várias emoções. Passada essa ação introdutória, o público foi desafiado a se expressar em folha sulfite por meio de produções em desenhos ou frases relacionados às emoções sentidas. A culminância da ação se deu quando realizamos uma roda de conversa, onde as pessoas puderam relatar como se sentiram ao chegar e como estavam saindo daquele momento, comparando as emoções vividas naquela experiência. Para concluir a ação, proporcionamos o Bingo da Emoções com sorteio de brindes e um coffee break. RESULTADOS: Foi perceptível por parte da equipe que as pessoas envolvidas na ação sentem um desejo latente por terem as suas emoções respeitadas e validadas. Recebemos relatos de dificuldade de compreensão, onde a fala é ouvida, mas não é compreendida. Sentimento de exclusão, reprovação, introspecção, dificuldade de socialização, baixa autoestima, não aceitação da imagem no espelho, insegurança, vergonha, culpa, rancor, ansiedade, ódio. Alguns participantes registram o desejo de buscar ajuda psicológica dizendo saber da importância que a terapia tem na vida das pessoas. Houve também desabafo sobre a alta demanda quanto ao atendimento gratuito e a morosidade em conseguir um agendamento. Aproveitamos a oportunidade para divulgar os serviços psicológicos ofertados pela UniAteneu, além de reforçar quão rico é cuidar da saúde mental, bem como reconhecer e respeitar os nossos processos. CONCLUSÃO: Trabalhar o Emocionário com o público presente nos possibilitou aprimorar a inteligência emocional de cada um dos participantes, e por meio da roda de conversa evidenciamos que eles entenderam a importância da autoaceitação e do desenvolvimento psicoevolutivo saudável, deixando claro que os nossos objetivos foram alcançados. Compreendemos que descobrir, identificar e diferenciar as emoções é uma forma de educar as pessoas para que elas experimentem seus sentimentos sem medo, reconheçam a si mesmas, estimulem a empatia para com as emoções alheias e se tornem mais autoconscientes, com a sensibilidade e sabedoria necessárias para enfrentar os desafios da vida. Palavras chave: Emocionário; Emoções; Psicologia; Sentimentos. Referência bibliográfica. EMOÇÕES. In: DICIO, Michaelis: dicionário da língua portuguesa. Editora Melhoramentos, 2023. Disponível em: < https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/emo%C3%A7%C3%A3o/>. Acesso em: 05/11/2023.
Título do Evento
XI UNIVERSO ATENEU
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais do Universo Ateneu
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRIZENO, ADRIANA NOGUEIRA RIBEIRO et al.. EMOCIONÁRIO: UMA ATIVIDADE REFLEXIVA SOBRE AS EMOÇÕES.. In: Anais do Universo Ateneu. Anais...Fortaleza(CE) Centro Universitário Ateneu, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anais-universo-ateneu/765945-EMOCIONARIO--UMA-ATIVIDADE-REFLEXIVA-SOBRE-AS-EMOCOES. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes