Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O II Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial foi promovido pelo Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial – TICCIH-BRASIL, e contou com o apoio da Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC-UCS) e do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado e Doutorado Profissional da UCS. As atividades da programação-geral ocorreram integralmente na modalidade presencial, no campus sede da UCS, em Caxias do Sul (RS, Brasil), no mês de novembro de 2022.
Esta segunda edição do Encontro Nacional ocorreu na cidade de Caxias do Sul, localizada na região da Serra Gaúcha, sendo atualmente a segunda maior cidade do Estado do Rio Grande do Sul. Sua história está ligada ao desenvolvimento da indústria, o que resultou na existência de um expressivo Patrimônio Industrial, presente hoje nos exemplares edificados de arquitetura industrial, nos acervos documentais custodiados por diversas instituições de memória da cidade, reunindo fotografias do interior de fábricas, filmes de fábricas, pinturas e murais, entrevistas com ex-operários, e peças de museu - ferramentas, máquinas, esculturas, vitrais - resultantes do esforço de milhares de trabalhadores.
O II Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial se destacou por reunir pesquisadores no campo do Patrimônio Industrial, com estudos voltados às relações com a Arte, o que inclui a Arquitetura Industrial e suas especificidades (murais, vitrais, debates em torno do restauro), as representações do trabalho e do trabalhador (em suportes das artes plásticas, artes gráficas, fotografia, cinema, literatura), no campo do Design e do saber técnico e artístico relacionado à produção industrial (escolas de artes e ofícios, liceus, escolas técnicas, livros e manuais técnicos).
A programação-geral contou com Conferência, Palestras, Mesas-redondas, Mostra de Cinema Industrial e Vídeo-Debate, Visitas-guiadas a espaços ligados à preservação do Patrimônio Industrial, e Comunicações Coordenadas.
As Comunicações Coordenadas aconteceram em quatro Grupos de Trabalho, sendo os seguintes temas:
Arte e Patrimônio Industrial 1 – A arquitetura industrial e suas especificidades: edifícios fabris ou relacionados ao universo fabril; painéis, murais, vitrais decorativos dentro de espaços industriais; impasses do restauro e dos usos da arquitetura industrial.
Arte e Patrimônio Industrial 2 – As representações do trabalho e do trabalhador: artes plásticas, fotografia, cinema, artes gráficas, literatura.
Arte e Patrimônio Industrial 3 – Máquinas, ferramentas e objetos: as dimensões estéticas dos equipamentos e objetos industriais; o design e os designers industriais; a produção industrial de objetos de consumo, a reinterpretação artística das ferramentas e máquinas; redes de transporte; museus de ciências, museus industriais e museus ferroviários.
Arte e Patrimônio Industrial 4 – A produção do saber e do ensino: o saber técnico e artístico relacionado à produção industrial; teorias em torno do Patrimônio Industrial; escolas de artes e ofícios, liceus, escolas técnicas, livros e manuais técnicos.
Estes Anais reúnem os trabalhos completos e resumos apresentados no evento.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial - TICCIH-Brasil
https://ticcihbrasil.org.br/
II Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial - Caxias do Sul (RS), 2022
https://www.even3.com.br/arte_patrimonio_industrial_2022/
Anthony Beux Tessari (coordenador geral do evento)
anthony.tessari@ucs.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}