A CAPTAÇÃO DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NO QUINTO ANO DO PROGRAMA REANIMA.

Publicado em 12/07/2019 - ISBN: 978-85-5722-238-0

Título do Trabalho
A CAPTAÇÃO DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NO QUINTO ANO DO PROGRAMA REANIMA.
Autores
  • Luan Solei Flores Canteiro
  • Miriãn Michelotti Loureiro
  • Luiza Salatino
  • Rafael Fortes Locateli
  • Marcelly Fiame Gomes
  • Marinel Mór Dall'Agnol
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
Urgência e Emergência
Data de Publicação
12/07/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/camed/172969-a-captacao-de-conhecimento-de-estudantes-de-ensino-medio-sobre-reanimacao-cardiopulmonar-no-quinto-ano-do-program
ISBN
978-85-5722-238-0
Palavras-Chave
RCP, Parada cardíaca
Resumo
INTRODUÇÃO: As doenças cardiovasculares constituem um terço dos óbitos na população brasileira e são uma importante causa de parada cardiorrespiratória (PCR), estima-se que metade dos casos de PCR ocorre fora do ambiente hospitalar. O Programa REANIMA! desempenha uma ação de extensão que atua na capacitação de leigos para agirem diante de  uma PCR em via pública e objetiva com isso à diminuição dos óbitos e sequelas decorrentes de assistência inicial tardia, uma vez que o auxílio imediato reduz mortalidade pré-hospitalar em relação a espera passiva por ajuda especializada." METODOLOGIA: Estudo de intervenção do tipo antes e depois, de amostra de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de seis escolas da cidade de Santa Maria, RS, sorteadas conforme a distribuição de escola pública e privada. Baseado na aplicação de questionário anônimo com 12 questões as quais abordam noções sobre RCP conforme as diretrizes da American Heart Association (AHA), em momento anterior à realização da capacitação e imediatamente após. Os dados foram duplamente digitados, validados e analisados no programa Epi-info7. RESULTADOS: A amostra do estudo se constituiu de 434 questionários respondidos por alunos de seis escolas (quatro públicas e duas privadas) e analisados quanto à frequência de acertos antes da capacitação e logo após. As maiores taxas de aumento percentual de frequência de acertos foram em relação às questões: qual a profundidade recomendada das compressões (33,9% acertos para 95,3%), se é possível o coração voltar a bater somente com a RCP (2,29% acertos para 67,48%), qual a posição da cabeça/cervical que proporciona uma adequada ventilação (27,5% acertos para 90,23%), quantas vezes por segundo realizar as compressões (17,43% acertos para 69,3%). A questão com maior total de acertos após a capacitação é referente ao número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (99,07%), antes o total era de 70,64% de acertos. Em 10 das 12 questões houve frequência de acertos maior ou igual a 69% após as capacitações. CONCLUSÃO: A análise dos dados sugere um impacto positivo do Programa Reanima no ensino à comunidade escolar sobre o atendimento inicial a PCR, em como agir e como realizar a RCP com vistas a aumentar as chances de sobrevida de uma pessoa em PCR assistida por um leigo capacitado. Ainda, apontam as questões que precisam de ênfase nas capacitações seguintes, tornando a pesquisa um instrumento de qualificação e modificação da ação extensionista. Apoio FIPE e FIEX-UFSM.
Título do Evento
II CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA
Cidade do Evento
Dourados
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Medicina de Emergência da Grande Dourados
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CANTEIRO, Luan Solei Flores et al.. A CAPTAÇÃO DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NO QUINTO ANO DO PROGRAMA REANIMA... In: Anais do Congresso de Medicina de Emergência da Grande Dourados. Anais...Dourados(MS) UNIGRAN, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/camed/172969-A-CAPTACAO-DE-CONHECIMENTO-DE-ESTUDANTES-DE-ENSINO-MEDIO-SOBRE-REANIMACAO-CARDIOPULMONAR-NO-QUINTO-ANO-DO-PROGRAM. Acesso em: 15/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes