Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O município polo da Macrorregião Nordeste de Minas Gerais é Teófilo Otoni, que oferece a maior diversidade e complexidade de serviços de saúde, entretanto, apresenta indicadores sociais com desempenho abaixo da média nacional.
A Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) iniciou seu curso em setembro de 2014, com a justificativa de que a implantação do curso de Medicina tem a intenção de formar médicos com competências, habilidades e perfil para enfrentar os principais problemas de saúde da região, aprimorando o SUS na Macrorregião Nordeste. (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA, 2014).
Como o curso de Medicina da FAMMUC está em construção, é demasiadamente importante que este seja conhecido por universidades do estado de Minas Gerais, médicos da região e pela população da região em que este está inserido.
Além disso, segundo Carmo e Padro (2005, p. 131, apud LACERDA, 2008) a ciência é uma atividade social, e, portanto, precisa ser divulgada, debatida e refletida. A comunidade científica deve ser produtora e disseminadora de novos conhecimentos, fazendo-se necessária a busca constante de informações atualizadas.
Assim, os eventos científicos são fonte essencial para esta busca de informações, reunindo profissionais e estudantes para troca e transmissão de informações de interesse comum aos participantes. Para Camepello (2000, p.62, apud LACERDA, 2008), os eventos científicos exercem a função de encontros como forma de aperfeiçoamento de trabalhos científicos.
O I CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DE TEÓFILO OTONI ocorrera em conjunto com o II CONGRESSO MINEIRO DE LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA, devido a importância das Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM) na formação científica e social do acadêmico.
As LAM são formadas por grupos de estudantes de graduação com o intuito de mobilizar acadêmicos e professores orientadores interessados em determinadas especialidades ou assuntos dentro da área médica. A definição de uma LAM se postula em uma entidade estudantil constituída por alunado pertencente a diferentes anos de graduação, sem fins lucrativos, administradas pelos próprios alunos sob supervisão de professores vinculados a Instituição de Ensino Superior ou Hospitais Universitários. Assim, as LAM surgem como um espaço transformador para o acadêmico, possibilitando o envolvimento em atividades de ensino e pesquisa, além da contribuição direta na comunidade com atividades de extensão e atendimentos práticos (SILVA e FLORES, 2015; SOUZA, 2012).
Segundo Torres e Oliveira apud Hamamoto (2011): as ligas devem configurar espaços em que o aluno possa atuar junto à comunidade como agente de promoção à saúde e transformação social, ampliando o objeto da prática médica, reconhecendo as pessoas em seu todo como atores do processo saúde-doença, permitindo ao aluno não só o desenvolvimento científico, mas também o exercício da cidadania.
Assim, seguindo estes conceitos e propostas das LAM, a Comissão Organizadora formada por alunos, professores e técnicos da UFVJM, julga enriquecedora a realização do II Congresso Mineiro de Ligas Acadêmicas de Medicina na cidade de Teófilo Otoni. Tal evento possibilitará a inserção das ligas acadêmicas da FAMMUC no cenário acadêmico mineiro além da divulgação das atividades de ensino, produção científica e assistência comunitária gerada por estas.
{{item.denominacao}} |
Responsável
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}