A CONTRIBUIÇÃO DE CARAJÁS EM FORMAÇÕES DO PROGRAMA MONITORA

Publicado em 17/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0111-3

Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO DE CARAJÁS EM FORMAÇÕES DO PROGRAMA MONITORA
Autores
  • Amanda Lima Figueiredo
  • Keila Mendes
  • Romel da C. Dias
  • Wendelo Costa
  • Raimundo Façanha Guedes
  • André Macêdo Vieira
Modalidade
Resumo
Área temática
Conservação da Biodiversidade e espécies ameaçadas de das áreas protegidas - - Estratégias para conservação de espécies ameaçadas. - Monitoramento da biodiversidade. - Manejo de espécies exóticas invasoras. - Valoração da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e do patrimônio espeleológico.
Data de Publicação
17/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cgbio/743400-a-contribuicao-de-carajas-em-formacoes-do-programa-monitora
ISBN
978-65-272-0111-3
Palavras-Chave
Amazônia, capacitação, monitoramento da biodiversidade
Resumo
O Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora), desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, é uma iniciativa que busca avaliar o estado de conservação e uso da biodiversidade, sendo uma ferramenta fundamental para apoiar a gestão dos recursos naturais. O Programa Monitora foi implementado nas Unidades de Conservação de Carajás em 2016 e, desde então, foi consolidado e ampliado; processos que exigiram capacitações constantes para aumentar o número de monitores. O objetivo deste trabalho é avaliar a atuação do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Carajás no desenvolvimento de ações formativas do Programa Monitora. Para isso, foi utilizado o Banco de dados sistematizado pela Coordenação de Monitoramento da Biodiversidade (COMOB). Também foi realizada busca na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para levantamento de informações a respeito de cursos voltados para o monitoramento da biodiversidade. A partir desse conjunto de dados, foram feitas análises descritivas, qualitativas e quantitativas. Entre os anos de 2013 e 2022, foram realizados cerca de 66 cursos de monitoramento da biodiversidade, com 1.416 participantes em diferentes componentes e alvos. A maioria (83,99%) dos cursos foi realizada presencialmente, no entanto, após 2020, uma parcela significativa foi online ou híbrida, possivelmente devido à pandemia de COVID-19. Em Carajás foram realizados sete cursos, sendo o NGI com maior atuação na promoção de cursos do tipo, totalizando 211 participantes, sendo 99 pontos focais, aptos a implementar o Programa em outras regiões. Desses cursos, destaca-se o 11º, realizado em 2018, que contou participação internacional, no âmbito do Acordo Trilateral Brasil-Alemanha-Equador, para capacitar profissionais aptos a implementar um sistema de monitoramento no Equador. O NGI Carajás desempenhou um papel ativo na realização de cursos, contribuindo para a capacitação em diferentes componentes. Iniciativas de cooperação técnica e recursos de condicionantes ambientais permitiram o desenvolvimento do Programa Monitora em Carajás.
Título do Evento
CGBio - Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás
Cidade do Evento
Parauapebas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás – CGBio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FIGUEIREDO, Amanda Lima et al.. A CONTRIBUIÇÃO DE CARAJÁS EM FORMAÇÕES DO PROGRAMA MONITORA.. In: Anais do Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás – CGBio. Anais...Parauapebas(PA) ICMBio, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cgbio/743400-A-CONTRIBUICAO-DE-CARAJAS-EM-FORMACOES-DO-PROGRAMA-MONITORA. Acesso em: 22/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes