COMO A PLATAFORMA DA LINKANA TORNOU MAIS EFICIENTE E MELHOROU EM 80% O TEMPO DE HOMOLOGAÇÃO DOS FORNECEDORES DA NIVEA

Publicado em

Título do Trabalho
COMO A PLATAFORMA DA LINKANA TORNOU MAIS EFICIENTE E MELHOROU EM 80% O TEMPO DE HOMOLOGAÇÃO DOS FORNECEDORES DA NIVEA
Autores
  • Marilia Rezende
  • Leonardo de Azevedo Cavalcanti
Modalidade
Cases de Open Innovation | Open Innovation Cases | Casos de Inovación Abierta
Área temática
Corporações-Startups | Corporations-Startups | Corporación-Startups
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cicoi/673445-como-a-plataforma-da-linkana-tornou-mais-eficiente-e-melhorou-em-80%25-o-tempo-de-homologacao-dos-fornecedores-da-n
ISBN
Palavras-Chave
Linkana, SRM, Nivea, Homologação de fornecedores, Eficiência operacional, Mitigação de risco
Resumo
O grande desafio de uma grande empresa após se estabelecer por 130 anos no seu setor e se tornar uma das líderes do mercado é manter a qualidade dos seus serviços sempre acima do esperado. Nenhuma empresa resiste a tanto tempo no mercado entregando apenas o essencial. E este era o grande desafio da Beiersdorf NIVEA. Por mais eficiente que seja o seu modelo de negócios, é necessário revisitar seus processos e entender quais pontos precisam de melhorias. Os principais desafios que a empresa tinha para superar eram: - Workload e tempo de finalização dos processos; - Informações descentralizadas; - Trabalho manual em atividades básicas; - Tempo de Homologação; - Inconsistência na informação armazenada. Sendo assim, era necessário um software de gestão de fornecedores que possuísse a flexibilidade que a Nivea precisava. E foi assim que surgiu a Linkana, gerando os seguintes benefícios: - Automação e centralização dos processos: Automação e centralização dos processos: Nós nos responsabilizamos por simplificar todo o processo burocrático da Nivea. Atuando na parte de cadastro, compliance e risco de novos fornecedores, automatizamos toda a coleta de dados e informações e possibilitamos mais tempo útil para que o time se preocupasse com decisões estratégicas. - Todos os dados em um só lugar: Todo time era capaz de buscar, em um único portal, todas as informações de cada fornecedor. Certidões, listas públicas, dados da receita federal e todo rol de documentos. Sendo possível, também, consultar o histórico de cada documento blindando a área de auditoria. - Recomendações de ações da Linkana: Com o nosso software inteligente, o time de compras da Nivea recebia insights e indicações de problemas na sua base de fornecedores. Também criamos comunicações automatizadas entre os times de compras e fornecedores para agilizar o processo de troca. - Eficiência operacional e menor custo: Com a contratação da Linkana, houve uma melhora de 80% no tempo de homologação dos fornecedores. Em alguns casos, a Nivea é capaz de homologar um novo fornecedor em até 1 dia. Além disso, o processo de revisão foi centralizado e agora o único trabalho que o comprador precisa fazer para adicionar um novo fornecedor é através de 1 clique. - Mitigação de risco: Também foi possível otimizar o número de informações coletadas para tomada de decisão e mitigação de vários riscos com um aumento de 70% na volumetria de informações coletadas automaticamente sobre cada fornecedor. - Consistência e centralização da informação: Não houve mais inconsistência nas informações coletadas, uma vez que todas as informações eram padronizadas e validadas pelas duas equipes. Além disso, foi gerada uma redução de custos fiscais devido a problemas de dados bancários, o que fez a NIVEA Brasil virar referência e criar uma melhor prática LatAm pela Global Audit Beiersdorf. Outra prática que reduziu as inconsistências da informação foi a automação das validações de regras fiscais e tributárias do fornecedor já no momento do cadastro, o que antes era feito manualmente para ser inserido no ERP, agora já é feito em um sistema integrado de ponta a ponta.
Título do Evento
1° Congresso Internacional de Cases de Open Innovation
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Cases de Open Innovation
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REZENDE, Marilia; CAVALCANTI, Leonardo de Azevedo. COMO A PLATAFORMA DA LINKANA TORNOU MAIS EFICIENTE E MELHOROU EM 80% O TEMPO DE HOMOLOGAÇÃO DOS FORNECEDORES DA NIVEA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cicoi/673445-COMO-A-PLATAFORMA-DA-LINKANA-TORNOU-MAIS-EFICIENTE-E-MELHOROU-EM-80%25-O-TEMPO-DE-HOMOLOGACAO-DOS-FORNECEDORES-DA-N. Acesso em: 26/04/2025

Even3 Publicacoes