{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (III CIEF) realizou-se, de modo híbrido, de 27 a 30 de novembro de 2024, em Redenção/Ceará/Brasil. O III CIEF congregou pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir sobre as inter-ações pedagógicas entre ensino e formação docente – diálogos insurgentes em tempos de instabilidade e incerteza.

O III CIEF resulta do projeto de extensão: Inter-ações pedagógicas entre ensino e formação docente, que objetivou promover o encontro de diferentes sujeitos para o debate, a reflexão, a troca de experiências e a construção de conhecimentos sobre o ensino e a formação docente. Suas ações foram orientadas pela compreensão do ensino e da formação docente como fenômenos sociais, historicamente situados e atravessados por determinantes diversas que afetam o papel das instituições de ensino e dos educadores. Partiu da premissa de que tais fenômenos precisam ser estudados, compreendidos criticamente e tomados como referência para a construção de novos conhecimentos e estratégias de intervenção pedagógica nos mais variados contextos. Este processo tornou-se mais significativo e amplo na medida em que oportunizou o encontro entre os sujeitos e a expressão de diferentes vozes e perspectivas de leitura da realidade. Assim, o princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão colabora com a materialização da missão institucional da UNILAB com a integração internacional, o desenvolvimento regional, o intercâmbio cultural, científico e educacional.

O III CIEF foi organizado em sete círculos dialógicos, quais sejam: Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial, que discutiu acerca da formação inicial de professores. Contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ao Programa de Educação Tutorial, entre outros; Círculo Dialógico 2 – Diálogos entre escola e universidade na formação continuada, que refletiu sobre a formação continuada de professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando, entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e os novos desafios para a formação docente; Círculo Dialógico 3 – Diálogos entre escola e universidade na gestão escolar, que oportunizou a discussão entre escola e universidade na gestão escolar. Contempla ainda trabalhos que abordam experiências ligadas às políticas educacionais; Círculo Dialógico 4 – Diálogos entre cultura, direitos humanos e diversidade, que proporcionou a discussão de trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e práticas com o fito de debater questões relacionadas à cultura, aos direitos humanos e à diversidade; Círculo Dialógico 5 - Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional, que discutiu sobre os limites e as possibilidades do planejamento, da avaliação e da inovação educacional. Considera o currículo como práxis e a escola como instituição de produção de conhecimento, pesquisa e experimentação; Círculo Dialógico 6 – Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas, que refletiu sobre a formação docente e o ensino na perspectiva teórica e metodológica afro-indígena-referenciada, que está pautada no atendimento às Leis 10.639/03 e 11.645/08; Círculo Dialógico 7 – Diálogos com os pressupostos epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em Educação, que refletiu sobre a diversidade teórico-metodológica, potencialidades e desafios inerentes a inserção da abordagem (auto)biográfica nas pesquisas em Educação, mediante a proposição de diferentes olhares sobre as narrativas, memórias, subjetividades e experiências em espaços educativos formais, informais e não formais.

Estes Anais compreendem os resumos expandidos e os resumos simples. Os artigos serão publicados em três e-books e em periódicos.

Aproveitamos o ensejo para informar que as falas referentes às Conferências de Abertura, às mesas redondas e às sessões especiais já se encontram disponíveis no Canal do CIEF no YouTube e podem ser acessadas livremente por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCBre-02wkDJtOEafz_DwblQ

Acreditamos, portanto, que o III CIEF foi uma importante oportunidade de construção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender em contextos de diversidade, fomentando o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa pautadas na cooperação internacional.

Desejamos uma excelente experiência com a leitura dos trabalhos publicados no III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – III CIEF!

 

Coordenação Geral:

Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa – UNILAB

Prof. Dr. Elcimar Simão Martins – UNILAB

Profa. Dra. Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB

 

Realização:

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência

 

Apoio:

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura – PROEX

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza – ICEN

Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente – PPGEF UNILAB-IFCE




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

cief@unilab.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}