Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O III Congresso Internacional de Ensino e
Formação Docente (III CIEF) realizou-se, de modo híbrido, de 27 a 30 de
novembro de 2024, em Redenção/Ceará/Brasil. O III CIEF congregou pesquisadores,
professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e
demais interessados em refletir sobre as inter-ações pedagógicas entre ensino e
formação docente – diálogos insurgentes em tempos de instabilidade e incerteza.
O III CIEF resulta do projeto de extensão: Inter-ações pedagógicas entre
ensino e formação docente, que objetivou promover o encontro de
diferentes sujeitos para o debate, a reflexão, a troca de experiências e a
construção de conhecimentos sobre o ensino e a formação docente. Suas
ações foram orientadas pela compreensão do ensino e da formação docente como
fenômenos sociais, historicamente situados e atravessados por determinantes
diversas que afetam o papel das instituições de ensino e dos educadores. Partiu
da premissa de que tais fenômenos precisam ser estudados, compreendidos
criticamente e tomados como referência para a construção de novos conhecimentos
e estratégias de intervenção pedagógica nos mais variados contextos. Este
processo tornou-se mais significativo e amplo na medida em que oportunizou o
encontro entre os sujeitos e a expressão de diferentes vozes e perspectivas de
leitura da realidade. Assim, o princípio da indissociabilidade entre
ensino-pesquisa-extensão colabora com a materialização da missão institucional
da UNILAB com a integração internacional, o desenvolvimento regional, o
intercâmbio cultural, científico e educacional.
O III CIEF foi organizado em sete círculos dialógicos, quais sejam: Círculo
Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação
inicial, que discutiu acerca da formação inicial de professores. Contempla
trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência, ao Programa de Educação Tutorial, entre outros;
Círculo Dialógico 2 – Diálogos entre escola e universidade
na formação continuada, que refletiu sobre a formação continuada de
professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando,
entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e
os novos desafios para a formação docente; Círculo Dialógico 3 – Diálogos
entre escola e universidade na gestão escolar, que oportunizou a discussão
entre escola e universidade na gestão escolar. Contempla ainda trabalhos que
abordam experiências ligadas às políticas educacionais; Círculo Dialógico 4 – Diálogos
entre cultura, direitos humanos e diversidade, que proporcionou a discussão
de trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e práticas com
o fito de debater questões relacionadas à cultura, aos direitos humanos e à
diversidade; Círculo Dialógico 5 - Diálogos entre
planejamento, avaliação e inovação educacional, que discutiu sobre os
limites e as possibilidades do planejamento, da avaliação e da inovação
educacional. Considera o currículo como práxis e a escola como instituição de
produção de conhecimento, pesquisa e experimentação; Círculo Dialógico 6 –
Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras,
indígenas e africanas, que refletiu sobre a formação docente e o ensino na
perspectiva teórica e metodológica afro-indígena-referenciada, que está pautada
no atendimento às Leis 10.639/03 e 11.645/08; Círculo Dialógico 7 – Diálogos
com os pressupostos epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em Educação,
que refletiu sobre a diversidade teórico-metodológica, potencialidades e
desafios inerentes a inserção da abordagem (auto)biográfica nas pesquisas em
Educação, mediante a proposição de diferentes olhares sobre as narrativas,
memórias, subjetividades e experiências em espaços educativos formais,
informais e não formais.
Estes Anais compreendem os resumos expandidos e os
resumos simples. Os artigos serão publicados em três e-books e em periódicos.
Aproveitamos o ensejo para informar que as
falas referentes às Conferências de Abertura, às mesas redondas e às sessões
especiais já se encontram disponíveis no Canal do CIEF no YouTube e podem ser
acessadas livremente por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCBre-02wkDJtOEafz_DwblQ
Acreditamos, portanto, que o III CIEF foi uma importante oportunidade de construção de
conhecimentos sobre o ensinar e o aprender em contextos de diversidade,
fomentando o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa pautadas na
cooperação internacional.
Desejamos uma excelente experiência com a leitura dos
trabalhos publicados no III Congresso Internacional de Ensino e Formação
Docente – III CIEF!
Coordenação
Geral:
Profa. Dra.
Elisangela André da Silva Costa – UNILAB
Prof. Dr.
Elcimar Simão Martins – UNILAB
Profa. Dra.
Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB
Realização:
Grupo de Estudos
e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência
Apoio:
Universidade
da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
Pró-Reitoria
de Extensão, Arte e Cultura – PROEX
Instituto de Ciências Exatas e da Natureza – ICEN
Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente – PPGEF UNILAB-IFCE
{{item.denominacao}} |
Responsável
cief@unilab.edu.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}