{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (CIEF) realizou-se de 29 a 31 de janeiro de 2020, em Redenção/Ceará/Brasil. É um evento científico que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo entre a universidade e a escola da educação básica – sobre os desafios e as possibilidades do Ensino e da Formação Docente no atual contexto, marcado por (in) certezas, desafios e lutas.

A formação de professores tem se constituído mundialmente como uma importante pauta ao longo das últimas décadas, tendo em vista as transformações ocorridas na sociedade contemporânea que dizem respeito à evolução científica, tecnológica, associadas ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação.

As formas como nos relacionamos com nós mesmos, com o outro e com a totalidade; com o tempo, considerando presente, passado e futuro; com o conhecimento em suas mais variadas formas de construção são perpassadas por princípios e valores relacionados à globalização, que tem como uma de suas principais marcas a perspectiva da redução de distâncias e o desenvolvimento de novas maneiras de estabelecer relações entre as nações, considerando, sobretudo, as questões econômicas, políticas e culturais.

Tais aspectos se configuram como uma realidade a ser considerada pelas instituições que lidam com a educação de forma ampla e restrita; mas também como um desafio que nos convida a repensar a modo como universidades e escolas funcionam para dar conta da tarefa de formar sujeitos.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criada com a perspectiva de materializar estratégias de cooperação internacional com Timor Leste e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), considerando as demandas desses diferentes locais em relação à formação de profissionais necessários à promoção de seu desenvolvimento. Uma das áreas prioritárias de ação definidas pelo conjunto de países foi a formação de professores para atuação na educação básica.

Assim, a Unilab vem, desde o ano de 2010, articulando a construção e a operacionalização de cursos voltados à formação de professores em nível de graduação, e pós-graduação.

Considerando os desafios postos pela realidade, os compromissos institucionais estabelecidos junto à comunidade e, ainda, os resultados das atividades desenvolvidas a partir da extensão universitária, dos estágios, das atividades de iniciação científica e iniciação a docência, o coletivo de professores que atua nos cursos de licenciatura buscou desenvolver estratégias que permitissem um maior diálogo entre todos os sujeitos envolvidos nos processos de formação (estudantes, professores da educação básica e superior, gestores e comunidade) para debater os limites e possibilidades da formação e do trabalho docente e identificar demandas formativas a serem consideradas em termos de formação inicial e continuada.

No ano de 2015 foi realizada a I Mostra de Estágio Supervisionado – I MESU – como uma iniciativa do coletivo docente de Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Em 2016, compreendendo a importância dos diálogos entre os Institutos de Ciências Exatas e da Natureza e o Instituto de Humanidades e Letras, nos quais se alocavam os cursos de licenciatura da UNILAB, e de fortalecimento da interlocução com outras instituições, propusemos, a ampliação do evento, agregando à II MESU, a realização do I Encontro de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas (I EESPE).

Em 2017, realizamos a III MESU e o II EESPE, considerando o desafio vivido nacionalmente em relação às concepções de educação e de formação de professores e, ainda, ao financiamento da educação, fomos impulsionados a refletir junto à sociedade sobre experiências desenvolvidas por estudantes e professores da educação básica e da educação superior no contexto da formação docente como modo de reafirmar a necessidade de investimento na área.

Diante do histórico exposto, visualizamos a necessidade de integrar ambos os eventos em uma única ação que oportunizasse continuar o processo de expansão do alcance dos debates a outros sujeitos e espaços, sem deixar de considerar os importantes contributos deixados por esta semente lançada, no ano de 2015, em solo fértil. Importa darmos continuidade aos debates, convidando para esta ciranda em torno da formação e do trabalho docente um número cada vez maior de pessoas e instituições que possam agregar, com suas experiências e estudos, novas reflexões a esta temática tão cara para a sociedade contemporânea. Desse desejo, nesse ano de 2020, quando comemoramos dez anos de UNILAB, nasceu o Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, que em sua primeira edição trouxe como tema “Ensino e Formação Docente na contemporaneidade: (in) certezas, desafios e lutas”.

Os textos foram organizados em três modalidades – artigos, resumos expandidos e resumos simples – e em seis círculos dialógicos: 1 - Diálogos entre escola e universidade na formação inicial2 - Diálogos entre escola e universidade na formação continuada,  3 - Diálogos entre escola e universidade na gestão escolar4 - Diálogos entre cultura, direitos humanos e diversidade5 - Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional, 6 - Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas.


Desejamos uma ótima leitura dos trabalhos publicados no Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – CIEF!



Coordenação Geral:

Prof. Dr. Elcimar Simão Martins – UNILAB

Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa – UNILAB

Profa. Dra. Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB

 

Realização:

Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Diversidade e Docência – EDDocência

Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente – PPGEF UNILAB-IFCE

 

Apoio:

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza – ICEN

Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura – PROEX

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID

Programa de Residência Pedagógica – PRP 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Coordenação Geral do CIEF: cief@unilab.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}