Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Congresso Internacional de
Ensino e Formação Docente (CIEF) realizou-se de 29 a 31 de janeiro de
2020, em Redenção/Ceará/Brasil. É um evento científico que congrega
pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação,
técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo
entre a universidade e a escola da educação básica – sobre os desafios e as
possibilidades do Ensino e da Formação Docente no atual contexto, marcado por
(in) certezas, desafios e lutas.
A
formação de professores tem se constituído mundialmente como uma importante
pauta ao longo das últimas décadas, tendo em vista as transformações ocorridas
na sociedade contemporânea que dizem respeito à evolução científica, tecnológica,
associadas ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e
comunicação.
As formas
como nos relacionamos com nós mesmos, com o outro e com a totalidade; com o
tempo, considerando presente, passado e futuro; com o conhecimento em suas mais
variadas formas de construção são perpassadas por princípios e valores
relacionados à globalização, que tem como uma de suas principais marcas a
perspectiva da redução de distâncias e o desenvolvimento de novas maneiras de
estabelecer relações entre as nações, considerando, sobretudo, as questões
econômicas, políticas e culturais.
Tais
aspectos se configuram como uma realidade a ser considerada pelas instituições
que lidam com a educação de forma ampla e restrita; mas também como um desafio
que nos convida a repensar a modo como universidades e escolas funcionam para
dar conta da tarefa de formar sujeitos.
A
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
foi criada com a perspectiva de materializar estratégias de cooperação
internacional com Timor Leste e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
(Palop), considerando as demandas desses diferentes locais em relação à
formação de profissionais necessários à promoção de seu desenvolvimento. Uma
das áreas prioritárias de ação definidas pelo conjunto de países foi a formação
de professores para atuação na educação básica.
Assim, a
Unilab vem, desde o ano de 2010, articulando a construção e a operacionalização
de cursos voltados à formação de professores em nível de graduação, e
pós-graduação.
Considerando
os desafios postos pela realidade, os compromissos institucionais estabelecidos
junto à comunidade e, ainda, os resultados das atividades desenvolvidas a
partir da extensão universitária, dos estágios, das atividades de iniciação
científica e iniciação a docência, o coletivo de professores que atua nos
cursos de licenciatura buscou desenvolver estratégias que permitissem um maior
diálogo entre todos os sujeitos envolvidos nos processos de formação
(estudantes, professores da educação básica e superior, gestores e comunidade)
para debater os limites e possibilidades da formação e do trabalho docente e
identificar demandas formativas a serem consideradas em termos de formação
inicial e continuada.
No ano de 2015 foi realizada a I
Mostra de Estágio Supervisionado – I MESU – como uma iniciativa do coletivo
docente de Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e
Matemática (CNeM) do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Em 2016, compreendendo a
importância dos diálogos entre os Institutos de Ciências Exatas e da Natureza e
o Instituto de Humanidades e Letras, nos quais se alocavam os cursos de
licenciatura da UNILAB, e de fortalecimento da interlocução com outras
instituições, propusemos, a ampliação do evento, agregando à II MESU, a
realização do I Encontro de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas (I
EESPE).
Em 2017, realizamos a III MESU e
o II EESPE, considerando o desafio vivido nacionalmente em relação às
concepções de educação e de formação de professores e, ainda, ao financiamento
da educação, fomos impulsionados a refletir junto à sociedade sobre
experiências desenvolvidas por estudantes e professores da educação básica e da
educação superior no contexto da formação docente como modo de reafirmar a
necessidade de investimento na área.
Diante do histórico exposto,
visualizamos a necessidade de integrar ambos os eventos em uma única ação que
oportunizasse continuar o processo de expansão do alcance dos debates a outros
sujeitos e espaços, sem deixar de considerar os importantes contributos
deixados por esta semente lançada, no ano de 2015, em solo fértil. Importa
darmos continuidade aos debates, convidando para esta ciranda em torno da
formação e do trabalho docente um número cada vez maior de pessoas e
instituições que possam agregar, com suas experiências e estudos, novas
reflexões a esta temática tão cara para a sociedade contemporânea. Desse
desejo, nesse ano de 2020, quando comemoramos dez anos de UNILAB, nasceu o
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, que em sua primeira
edição trouxe como tema “Ensino e Formação Docente na contemporaneidade: (in)
certezas, desafios e lutas”.
Os textos foram organizados em três modalidades – artigos, resumos expandidos e resumos simples – e em seis círculos dialógicos: 1 - Diálogos entre escola e universidade na formação inicial, 2 - Diálogos entre escola e universidade na formação continuada, 3 - Diálogos entre escola e universidade na gestão escolar, 4 - Diálogos entre cultura, direitos humanos e diversidade, 5 - Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional, 6 - Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas.
Desejamos uma ótima leitura dos trabalhos
publicados no Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – CIEF!
Coordenação Geral:
Prof. Dr. Elcimar Simão Martins – UNILAB
Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa – UNILAB
Profa. Dra. Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB
Realização:
Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Diversidade e Docência –
EDDocência
Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente – PPGEF UNILAB-IFCE
Apoio:
Instituto de Ciências Exatas e da Natureza – ICEN
Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura – PROEX
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira – UNILAB
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID
Programa de Residência Pedagógica – PRP
{{item.denominacao}} |
Responsável
Coordenação Geral do CIEF: cief@unilab.edu.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}