EDUCAÇÃO NA CIDADE: APROXIMAÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIAL AOS CONCEITOS DE BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Publicado em 26/09/2021 - ISSN: 2446-578X

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO NA CIDADE: APROXIMAÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIAL AOS CONCEITOS DE BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
  • Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos
  • Crisóstomo Lima do Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
Contribuições da fenomenologia para a educação
Data de Publicação
26/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cifp_2021/373513-educacao-na-cidade--aproximacoes-da-fenomenologia-social-aos-conceitos-de-bakhtin-para-a-formacao-de-professores
ISSN
2446-578X
Palavras-Chave
Educação na cidade, Fenomenologia social, Bakhtin.
Resumo
A investigação apresentada será realizada no curso de doutorado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A presente tese se insere na problemática da formação de professores/mediadores. Para realizar a pesquisa analisaremos a educação na cidade, a partir das reflexões propostas pela fenomenologia social de Schutz e pelos conceitos de Bakhtin, visando contribuir para a formação de professores/mediadores. Para tanto refletiremos sobre a formação do ser/sujeito/estudante por meio de contextos filosófico, histórico, político e social. Utilizaremos narrativas apresentadas em disciplina do curso de Licenciatura em Letras Português, na modalidade à distância, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), bem como questionário respondido por estudantes desse curso para refletir sobre a formação dos estudantes, dialogando com autores como Alfred Schutz e Mikhail Bakhtin. Utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa a partir do eixo teórico-metodológico fenomenológico, embasados nas concepções de Schutz. Tal autor traz à reflexão o comportamento humano frente ao mundo da vida, as relações sociais. A análise dos dados produzidos utilizará os conceitos de alteridade, exotopia, cronotopo e heteroglossia abordados nas obras de Bakhtin, bem como uso do diferencial semântico de Osgood et.al. nos questionários. Bakhtin aproxima-se da fenomenologia ao afirmar que a constituição do eu passa pelo outro, assim como que o sujeito discursivo se constitui e vive numa realidade heterogênea, absorvendo vozes sociais. Desta forma, a investigação defende a tese de que a formação de professores/mediadores acontece a partir da imersão intencional desse sujeito no meio em que vive com olhar crítico sobre o processo educacional, a cidade e as contradições presentes nela. Finalmente, apresentaremos propostas formativas utilizando os espaços da cidade visando ampliar a leitura de mundo e a práxis pedagógica dos futuros professores/mediadores.
Título do Evento
III Congresso Internacional de Fenomenologia & Psicologia e V Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VASCONCELOS, Simone Oliveira Thompson de; NASCIMENTO, Crisóstomo Lima do. EDUCAÇÃO NA CIDADE: APROXIMAÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIAL AOS CONCEITOS DE BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia. Anais...Curitiba(PR) Online, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cifp_2021/373513-EDUCACAO-NA-CIDADE--APROXIMACOES-DA-FENOMENOLOGIA-SOCIAL-AOS-CONCEITOS-DE-BAKHTIN-PARA-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

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