PRINCIPAIS ASPECTOS CLÍNICOS-PATOLÓGICOS DE BOVINOS INTOXICADOS POR RAMARIA FLAVO-BRUNNESCENS (CLAVARIACEAE)

Publicado em 03/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0465-7

Título do Trabalho
PRINCIPAIS ASPECTOS CLÍNICOS-PATOLÓGICOS DE BOVINOS INTOXICADOS POR RAMARIA FLAVO-BRUNNESCENS (CLAVARIACEAE)
Autores
  • Mateus de Melo Lima Waterloo
  • Lysia Daniela Santos Cunha
  • Jadir Félix da Silva Júnior
  • Bruno Cabral Pires
Modalidade
Resumo
Área temática
PATOLOGIA VETERINÁRIA
Data de Publicação
03/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cintvet24/794918-principais-aspectos-clinicos-patologicos-de-bovinos-intoxicados-por-ramaria-flavo-brunnescens-(clavariaceae)
ISBN
978-65-272-0465-7
Palavras-Chave
Diagnóstico, Histopatologia, Toxicologia
Resumo
Intoxicação por planta em animais de produção é um importante fator que deve ser levado em consideração quando analisado a produção animal, uma vez que relevantes impactos econômicos negativos são causados, sejam por causar debilidade ou o óbito do animal. Dentre as diversas plantas tóxicas, destaca-se o cogumelo Ramaria flavo-brunnescens (Clavaria sp) pertencente à família Clavariaceae, responsável por causar enfermidade (popularmente conhecida como “mal do eucalipto”) em bovinos principalmente na região Sul do Brasil (apesar de ocorrer todo o país), acometendo a pele e anexos dos mesmos. Assim, objetivou-se revisar os principais aspectos clínicos-patológicos de bovinos intoxicados por Ramaria flavo-brunnescens. Clinicamente, bovinos intoxicados por essa planta apresentam emagrecimento, desidratação, salivação excessiva, apetite diminuído, perda de pelos (principalmente na região da cauda), presença de corrimentos serosos nasal e ocular, atrofia das papilas linguais, dificuldade na deglutição, opacidade da córnea a cegueira total, hifema, andar cambaleante e desprendimento dos cascos. Já as lesões macroscópicas encontradas consistem em ulcerações na língua (sem que haja formação de vesículas), desaparecimento das papilas filiformes, úlceras nos cornetos nasais e abomaso, edema de laringe, esofagite fibrinonecrótica (necrose na parede esofágica associada ao exsudato fibrinoso), congestão da parede intestinal e, por vezes, presença de conteúdo aquoso por todo segmento intestinal. Ao exame histopatológico de tais animais são descritos lesões degenerativas, inflamatórias e necróticas nas mucosas, hemorragias no sistema nervoso central (infiltrados inflamatórios perivasculares também) e no pericárdio, áreas de malácia em bulbo afetando a substância branca e porções dos núcleos dorsal do vago e do hipoglosso, aumento no número de queratinócitos na epiderme laminar dos cascos, alterações circulatórias (congestão e hemorragia) em córion laminar, adelgaçamento e queratinização do epitélio superficial dorsal da língua, e em cauda, folículos pilosos com contornos irregulares. Logo, o rápido e correto diagnóstico é de suma relevância para que medidas profiláticas sejam adotadas, como retirada dos animais do local que a planta esteja ou remoção direta do cogumelo, uma vez que não se conhece um tratamento eficiente para casos de intoxicação por R. flavo-brunnescens, a fim de diminuir as perdas econômicas. Destacando o diagnóstico diferencial para febre aftosa, uma doença de notificação obrigatória, que requer o sacrifício do animal positivo, devido à semelhança entre lesões.
Título do Evento
III CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE VETERINÁRIA
Título dos Anais do Evento
Anais do III Congresso Internacional em Saúde Veterinária
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WATERLOO, Mateus de Melo Lima et al.. PRINCIPAIS ASPECTOS CLÍNICOS-PATOLÓGICOS DE BOVINOS INTOXICADOS POR RAMARIA FLAVO-BRUNNESCENS (CLAVARIACEAE).. In: Anais do III Congresso Internacional em Saúde Veterinária. Anais...Bom Jesus(PI) ONLINE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cintvet24/794918-PRINCIPAIS-ASPECTOS-CLINICOS-PATOLOGICOS-DE-BOVINOS-INTOXICADOS-POR-RAMARIA-FLAVO-BRUNNESCENS-(CLAVARIACEAE). Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes