A ESCOLA MODERNA EM MOSSORÓ: A FUNDAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR 30 DE SETEMBRO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
A ESCOLA MODERNA EM MOSSORÓ: A FUNDAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR 30 DE SETEMBRO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Autores
  • Antonia Milene da Silva
  • MARIA ANTÔNIA TEIXEIRA DA COSTA
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
Instituições escolares e política educacional
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/768349-a-escola-moderna-em-mossoro--a-fundacao-do-grupo-escolar-30-de-setembro-e-a-organizacao-do-ensino
ISSN
Palavras-Chave
Grupo Escolar, Fundação, Organização do Ensino.
Resumo
Este trabalho traz a história da fundação do Grupo Escolar 30 de Setembro em Mossoró e sua organização de ensino. Com este estudo pretendemos discutir como aconteceu a fundação do referido grupo e a representatividade da criação dessa instituição para a época, assim como a sua organização do ensino. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa concluída de dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, que buscou compreender o Cotidiano do Grupo Escolar 30 de Setembro em Mossoró-RN (1950-1965). Para desenvolvermos o presente estudo, recorremos a autores como Faria Filho (2002), Bencostta (2005) e Araújo (1982) por discutirem sobre grupos escolares e práticas pedagógicas nesse modelo de instituição. A investigação documental se concentrou em arquivos públicos e privados. Percebemos, através da análise, que o grupo escolar de Mossoró foi fundado pelo decreto nº 180, de 15 de novembro de 1908 pelo Governador Dr. Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão. Recebeu o nome de Grupo Escolar 30 de Setembro, tendo sua instalação oficial no dia 12 de maio de 1909, com sessão solene realizada na Intendência Municipal, sendo o segundo Grupo a ser criado no Rio Grande do Norte, por isso, considerado símbolo inovador de educação no Estado. Evidenciamos que os grupos escolares começaram a serem implantados no Brasil a partir do advento do governo republicano com o objetivo de civilizar o povo por meio da educação escolar, nesse sentido, os grupos escolares começam a ser construídos trazendo novidades educativas, dentre elas, a implantação das escolas seriadas, método e práticas educativas modernas, novos materiais didáticos pedagógicos e abolição de castigos físicos. Nossas leituras nos permitem afirmar que essas inovações também fizeram parte do Grupo Escolar 30 de Setembro, por isso consideramos que o Grupo Escolar em estudo, se apresentava como uma instituição escolar primária inovadora, se constituindo como uma referência, sendo signo de modernidade no início do século XX no município de Mossoró e no Estado do Rio Grande do Norte.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Antonia Milene da; COSTA, MARIA ANTÔNIA TEIXEIRA DA. A ESCOLA MODERNA EM MOSSORÓ: A FUNDAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR 30 DE SETEMBRO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/768349-A-ESCOLA-MODERNA-EM-MOSSORO--A-FUNDACAO-DO-GRUPO-ESCOLAR-30-DE-SETEMBRO-E-A-ORGANIZACAO-DO-ENSINO. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes