A DISCIPLINA EPB EM DOIS TEMPOS DE DITADURA MILITAR (1969-1993): SUJEITOS, TÁTICAS E ESTRATÉGIAS

Publicado em 03/01/2024

Título do Trabalho
A DISCIPLINA EPB EM DOIS TEMPOS DE DITADURA MILITAR (1969-1993): SUJEITOS, TÁTICAS E ESTRATÉGIAS
Autores
  • Davison Hugo Rocha Alves
Modalidade
Resumo expandido - Normas
Área temática
História e historiografia da educação
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cohisme2023/780668-a-disciplina-epb-em-dois-tempos-de-ditadura-militar-(1969-1993)--sujeitos-taticas-e-estrategias
ISSN
Palavras-Chave
Estudos de Problemas Brasileiros; Experiência; Hermenêutica; História das Disciplinas Curriculares;
Resumo
A presente comunicação tem como tema principal a história da disciplina acadêmica Estudos de Problemas Brasileiros em tempos de ditadura militar. Queremos a partir da História das Disciplinas Curriculares abordadas por Chervel (1990), Bittencourt (2003) e Serlei & Ranzi (2003) apresentar as estratégias e táticas dos sujeitos ligados ao Estado, aos professores universitários e ao movimento estudantil sobre a relação estabelecida com essa disciplina acadêmica. O historiador francês procura entender como as disciplinas funcionam no interior de uma determinada sociedade? Usamos como aporte teórico metodológico uma hermenêutica das disciplinas curriculares. A partir da ótica da História Social inglesa através do conceito de "experiência" do historiador Edward Thompson (2022) apresentamos as leituras sociais feitas no Brasil após o ano efervescente de 1968, através da lei federal 869 de 12 de setembro de 1969, possibilita recriar as disciplinas de moral e civismo para todos os níveis de ensino. Usamos a legislação, materiais didáticos, jornais, programas oficiais da ditadura militar, imagens, memórias do repositório institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA), entre outros como documentos de pesquisa historiográfica. Compreendemos que existia lacuna historiográfica em torno da disciplina EPB, pois, ninguém ainda não tinha feito uma pesquisa de fôlego que apresenta-se as perspectivas de múltiplos sujeitos para essa disciplina acadêmica durante os 24 anos de existência durante o chamado ciclo básico dos cursos de licenciatura e bacharelado. Havia-se apenas experiências de pesquisas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal do Viçosa (UFV), além da experiência da pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Conclui-se que a disciplina EPB possuiu diversos olhares e lugares, e portanto, sendo uma disciplina considerada conflituosa e vigiada em tempos de ditadura militar.
Título do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte / II Ciclo de Palestras do LAHMED/UFRN
Título dos Anais do Evento
VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Davison Hugo Rocha. A DISCIPLINA EPB EM DOIS TEMPOS DE DITADURA MILITAR (1969-1993): SUJEITOS, TÁTICAS E ESTRATÉGIAS.. In: VII Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Anais...Natal(RN) Centro de Educação, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cohisme2023/780668-A-DISCIPLINA-EPB-EM-DOIS-TEMPOS-DE-DITADURA-MILITAR-(1969-1993)--SUJEITOS-TATICAS-E-ESTRATEGIAS. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes