DESAFIOS DE LECIONAR: AS DIFERENTES DINÂMICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-865-8

Título do Trabalho
DESAFIOS DE LECIONAR: AS DIFERENTES DINÂMICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • NATAN DE OLIVEIRA REZENDE
  • alex sander da silva
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 04 Ensino De História e os Desafios do Tempo Presente ( Coordenadora: Profa. Dra. Carla Silvino De Oliveira (UFPI) )
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coloquionacionalhistoriaeliteratura-xvsemhipi-literaturaescritasdesificcaoesubjetividades/608826-desafios-de-lecionar--as-diferentes-dinamicas-de-ensino-de-historia
ISBN
978-85-5722-865-8
Palavras-Chave
Educação, patrimônio cultural, valorização.
Resumo
Num período em que o ensino de história e o patrimônio cultural, segundo a professora e pesquisadora Mary Del Priore (2018), segue pouco valorizado e o incentivo a educação e pesquisa vinha perdendo espaço e recognição, os professores vem tendo questões sobre a dificuldade do ensino e aprendizagem dos adolescentes que já possuíam algumas barreiras, muitos agravados pela pandemia da Covid-19, juntamente com o crescente caso de notícias falsas disseminadas pela internet. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do ensino de história e do patrimônio cultural para o ensino com jovens e adolescentes de uma forma que seja construtivo para sua base de conhecimento e diversificado. Este artigo trabalhará com uma metodologia que se inicia com uma pesquisa documental, dialogando com textos de Paulo Freire (2010) no que tange a educação libertadora e também usando as discussões levantadas por Afonso de Albuquerque (2019) e Nivaldo Braga (2019) que nos auxiliam a compreender o desenrolar de uma crise em meio à uma sociedade já ‘infectada’ por fake news e negacionismo científico. Além disso traremos o desenrolar da pesquisa com o relato de experiência com algumas formas diversificadas de ensino utilizados em um estágio supervisionado obrigatório em uma escola no município de Criciúma. Desta forma, foi possível avaliar que as aulas expositivas são uma ferramenta importante, porém, há formas de torná-la mais dinâmica, além de algumas brincadeiras e jogos que foi possível implementar de forma que auxilia-se no aprendizado sem deixar as aulas maçantes, e principalmente, em situar a importância do ensino de história e do patrimônio cultural.
Título do Evento
Colóquio Nacional História e Literatura XV Semana de História de Picos História e Literatura: escritas de si, ficção e subjetividades
Cidade do Evento
Picos
Título dos Anais do Evento
Anais I Colóquio Nacional de História e Literatura - XV Semana de História de Picos: escritas de si, ficção e subjetividades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REZENDE, NATAN DE OLIVEIRA; SILVA, alex sander da. DESAFIOS DE LECIONAR: AS DIFERENTES DINÂMICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais I Colóquio Nacional de História e Literatura - XV Semana de História de Picos: escritas de si, ficção e subjetividades. Anais...Picos(PI) UFPI, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coloquionacionalhistoriaeliteratura-xvsemhipi-literaturaescritasdesificcaoesubjetividades/608826-DESAFIOS-DE-LECIONAR--AS-DIFERENTES-DINAMICAS-DE-ENSINO-DE-HISTORIA. Acesso em: 21/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes