ESTUDO DA PUBLICIDADE RELACIONADA A ALIMENTAÇÃO VEICULADA POR CANAIS DO YOUTUBE DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
ESTUDO DA PUBLICIDADE RELACIONADA A ALIMENTAÇÃO VEICULADA POR CANAIS DO YOUTUBE DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL
Autores
  • Marcelo Augusto Mendes da Silva
  • Vanessa de Souza da Silva
Modalidade
Resumo CONAN
Área temática
CONAN - Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/141386-estudo-da-publicidade-relacionada-a-alimentacao-veiculada-por-canais-do-youtube-destinados-ao-publico-infantil
ISSN
22362495
Palavras-Chave
Publicidade infantil, Alimentos processados, youtube
Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente é grandioso e crescente o alcance de público por meio da publicidade infantil veiculada na internet. Inseridos neste lucrativo nicho do mercado encontram-se muitos dos alimentos processados que possuem, na maioria das vezes, um baixo valor nutricional. Usando de diversos artifícios e de estratégias cada vez mais elaboradas e praticamente sem nenhum tipo de controle ou fiscalização, as empresas de alimentação estão pagando para que influenciadores digitais veiculem em seus canais no Youtube tais produtos alimentícios. É importante salientar que as crianças além de se identificarem e serem susceptíveis a estes influenciadores, ainda não têm consciência para discernirem sobre as consequências que tais escolhas podem causar em suas vidas, sendo indivíduos vulneráveis devido à sua condição de estar em desenvolvimento. OBJETIVO: Verificar os principais alimentos processados que são veiculados no Youtube por influenciadores digitais voltados para o público infantil. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo realizado durante os meses de julho a setembro de 2018, no qual foi feita uma pesquisa no site Youtube com o seguinte termo: “youtubers infantis”. Com os resultados listados no site, selecionou-se os primeiros três vídeos da lista de cada canal que faziam algum tipo de publicidade sobre alimentos industrializados. Procurou-se avaliar e verificar neste estudo: os principais canais brasileiros destinados ao público infantil, bem como, destacar o número de inscritos, as visualizações médias por vídeo e totais daqueles selecionados, além de listar os principais produtos alimentícios que evidenciados. RESULTADOS: Foram avaliados neste estudo 75 vídeos distribuídos em 25 canais. O canal com o maior número de inscritos (24.897.234) foi o do “Felipe Neto”. Já o canal que apresenta um maior número de visualizações médias por vídeo foi o “Patati Patatá” (12.256.950). Todavia, ao observar somente os três vídeos usados no estudo, o Canal “Kids Fun” foi o que teve o maior número de visualizações (1.657.305.153), com destaque para os alimentos: churros, hambúrguer, coxinha e sorvete. Após assistir aos 75 vídeos, constatou-se que alimentos como embutidos (salamitos e salsicha) foram os que mais apareceram com mais de 1 bilhão e 500 milhões de visualizações, seguido por biscoitos (1.445.429.330) e pizzas (566.763.478). CONCLUSÃO: Conclui-se que a veiculação de propaganda infantil pelo Youtube tem um alcance extremamente significativo e impactante nesse público, podendo exercer uma influência direta nos hábitos alimentares das crianças e contribuir para o surgimento precoce de diversas doenças crônicas. Sendo assim, torna-se necessário uma maior fiscalização de órgãos regulamentadores a esse respeito.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Marcelo Augusto Mendes da; SILVA, Vanessa de Souza da. ESTUDO DA PUBLICIDADE RELACIONADA A ALIMENTAÇÃO VEICULADA POR CANAIS DO YOUTUBE DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/141386-ESTUDO-DA-PUBLICIDADE-RELACIONADA-A-ALIMENTACAO-VEICULADA-POR-CANAIS-DO-YOUTUBE-DESTINADOS-AO-PUBLICO-INFANTIL. Acesso em: 29/04/2025

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