A RAZÃO GORDURA ANDROIDE-GINOIDE (RAG) ESTÁ ASSOCIADA A RESISTÊNCIA À INSULINA EM CRIANÇAS (ESTUDO PASE)

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
A RAZÃO GORDURA ANDROIDE-GINOIDE (RAG) ESTÁ ASSOCIADA A RESISTÊNCIA À INSULINA EM CRIANÇAS (ESTUDO PASE)
Autores
  • Mariana De Santis Filgueiras
  • Luana Cupertino Milagres
  • Fernanda Martins de Albuquerque
  • Lara Gomes Suhett
  • NARUNA PEREIRA ROCHA
  • Alice Divina Melo de Brito
  • Mariane Alves Silva
  • Juliana Farias de Novaes
Modalidade
Resumo COPGAN
Área temática
COPGAN - Epidemiologia e Políticas de Alimentação e Nutrição
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/141536-a-razao-gordura-androide-ginoide-(rag)-esta-associada-a-resistencia-a-insulina-em-criancas-(estudo-pase)
ISSN
22362495
Palavras-Chave
adiposidade, criança, distribuição de gordura corporal, obesidade, resistência à insulina
Resumo
Introdução: Muitos estudos mostraram que o excesso de gordura na região central, comparado a gordura periférica, está associado ao desenvolvimento de resistência à insulina. Nesse aspecto, estudos com adultos demonstraram a relação entre a razão gordura androide-ginoide (RAG) e alterações cardiometabólicas, sendo escassos os estudos com o público infantil. Objetivo: Avaliar a associação entre a RAG e a resistência à insulina em crianças. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com amostra representativa de 373 crianças de 8 e 9 anos matriculadas em todas as escolas públicas e privadas da área urbana do município de Viçosa – MG. Os percentuais de gordura androide e ginoide foram determinados pelo dual-energy X-ray absorptiometry (DXA). A gordura androide compreendeu a região entre as costelas e a pelve, e a gordura ginoide incluiu as regiões do quadril, coxas e as sobreposições das regiões das pernas e do tronco. A RAG foi calculada pelo percentual de gordura androide dividido pelo percentual de gordura ginoide, sendo que os valores iguais ou superiores ao percentil 90 da amostra, de acordo com o sexo, foram considerados aumentados. As amostras de sangue foram coletadas com as crianças em jejum de 12 horas, sendo analisadas as concentrações séricas de glicemia e insulina de jejum para o cálculo do homeostasis model assessment of insulin resistance (HOMA-IR). Crianças com valores de HOMA-IR iguais ou maiores a 3,16 foram consideradas com resistência à insulina. Os dados foram apresentados em frequência relativa e em médias ± desvio padrão. Foi realizado o teste t de Student para comparar as médias de RAG entre crianças com e sem resistência à insulina. A associação foi testada por meio da regressão logística, ajustando-se pelo sexo, tendo a odds ratio (OR) como medida de associação. Para todas as análises, foi adotado o nível de significância de 5%. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (parecer n° 663.171/2014). Resultados: A prevalência de resistência à insulina na amostra foi de 2,4%, sendo que as médias da RAG e HOMA-IR foram de 0,51 ± 0,20 e 1,20 ± 1,10, respectivamente. Crianças com resistência à insulina (0,78 ± 0,20) apresentaram maiores médias de RAG comparadas às sem tal alteração (0,50 ± 0,20; p<0,001). A chance de ter resistência à insulina entre as crianças com RAG aumentada é 12,42 vezes maior que a chance daquelas com RAG normal, independente do sexo (OR: 13,42; IC95%: 3,37-53,46; p<0,001). Conclusão: A RAG está associada à resistência à insulina em crianças, sendo esta uma nova medida que pode ser utilizada na triagem de tal alteração em estudos epidemiológicos e na condição da ausência de marcadores bioquímicos.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILGUEIRAS, Mariana De Santis et al.. A RAZÃO GORDURA ANDROIDE-GINOIDE (RAG) ESTÁ ASSOCIADA A RESISTÊNCIA À INSULINA EM CRIANÇAS (ESTUDO PASE).. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/141536-A-RAZAO-GORDURA-ANDROIDE-GINOIDE-(RAG)-ESTA-ASSOCIADA-A-RESISTENCIA-A-INSULINA-EM-CRIANCAS-(ESTUDO-PASE). Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes