O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) COMO CENÁRIO DE PRÁTICA PARA O CONTEÚDO DE TÉCNICA DIETÉTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Publicado em 22/08/2019 - ISSN: 22362495

Título do Trabalho
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) COMO CENÁRIO DE PRÁTICA PARA O CONTEÚDO DE TÉCNICA DIETÉTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Autores
  • Luiza Carla Vidigal Castro
  • ANA VLÁDIA BANDEIRA MOREIRA
  • Camila Gonçalves Oliveira Chagas
  • Tatiane Cristina Serafim
  • Ana Iris Mendes Coelho
  • RENATO PEREIRA DA SILVA
  • ANGELA MARIA CAMPOS SANTANA
  • MARA REJANE BARROSO BARCELOS
  • Tiago Rocha Pinto
Modalidade
Resumo CONAN
Área temática
CONAN - Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/08/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan/142962-o-sistema-unico-de-saude-(sus)-como-cenario-de-pratica-para-o-conteudo-de-tecnica-dietetica-em-um-curso-de-gradua
ISSN
22362495
Palavras-Chave
Sistema Único de Saúde; metodologia ativa; problematização; técnica dietética
Resumo
Introdução: Tem sido amplamente discutida a necessidade da transformação do ensino em saúde nos cursos de graduação sob o eixo da integralidade e envolvendo vários atores como docentes, dirigentes de ensino, estudantes, profissionais, gestores da educação e gestores do Sistema Único de Saúde – SUS. Além disso, as práticas docentes devem ser inovadoras, rompendo com o tradicionalismo, investindo na problematização da realidade do estudante e tornando a aprendizagem, uma prática social. Objetivo: Relatar a experiência da inovação no processo ensino-aprendizagem de Técnica Dietética em um curso de Nutrição de uma universidade pública brasileira. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com relato da experiência realizada na disciplina de Técnica Dietética de um curso de Nutrição de uma Universidade Pública, durante o segundo semestre letivo de 2014. Os estudantes foram divididos, aleatoriamente, em três turmas práticas, sendo as Turmas 1, 2 e 3 compostas, respectivamente, por 15, 11 e 12 alunos.Com a proposta de inovação no ensino da técnica dietética, parte da carga horária antes realizada em ambientes simulados foi substituída pela vivência na comunidade. O cenário real escolhido foi a Estratégia Saúde da Família (ESF) localizada na periferia do município. Foi utilizada a metodologia baseada em projetos. Após o período de vivência na ESF, em que foi realizado um “diagnóstico” sobre as práticas alimentares utilizadas pela população atendida na unidade , os estudantes foram orientados a proporem ações específicas de intervenção, tendo o professor e o profissional de saúde como agentes facilitadores. Assim, cada turma desenvolveu um projeto de intervenção em nutrição e saúde condizentes com as necessidades dos usuários do SUS, com ênfase nos conteúdos de técnica dietética. Para avaliação do processo, os alunos elaboraram um portfólio reflexivo, contendo a trajetória, vivências e reflexões de cada grupo. Os conteúdos dos portfólios das turmas foram analisados de forma qualitativa, utilizando o método de análise de conteúdo. Resultados: Inicialmente, houve uma insegurança dos alunos frente ao "novo" que, entretanto, foi superada ao longo da realização das atividades junto ao cenário real do SUS. Os relatos de todas as turmas demonstraram o reconhecimento dos estudantes quanto a importância de sair de um ambiente simulado e enfrentar os desafios da vida real, de forma a construir os conhecimentos junto com a comunidade, com “troca dos saberes”. O comprometimento da comunidade com o processo de ensino aprendizagem foi captado pelos alunos, assim como a necessidade da humanização na atenção e no cuidado do usuário do SUS. O conhecimento das preferências alimentares da comunidade estudada foi (re)construído de forma lúdica e descontraída, com envolvimento de todos os atores, em todas as turmas. Conclusão: A experiência mostrou que é possível trabalhar os conteúdos de técnica dietética em cenário real do SUS, com um maior protagonismo dos estudantes. Entretanto, algumas fragilidades precisam ser revistas junto a instituição de ensino e serviço de saúde visando ampliar as parcerias.
Título do Evento
IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Luiza Carla Vidigal et al.. O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) COMO CENÁRIO DE PRÁTICA PARA O CONTEÚDO DE TÉCNICA DIETÉTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN/142962-O-SISTEMA-UNICO-DE-SAUDE-(SUS)-COMO-CENARIO-DE-PRATICA-PARA-O-CONTEUDO-DE-TECNICA-DIETETICA-EM-UM-CURSO-DE-GRADUA. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes