EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DE AUTONOMIA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DE AUTONOMIA
Autores
  • Lidia Vitória Burgo Almeida
  • Edson de Sousa Brito
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Infantil
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/688628-educacao-infantil--ensino-de-filosofia-na-formacao-de-autonomia
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Autonomia, Filosofia, Desenvolvimento.
Resumo
O plano de trabalho de Iniciação Científica com o título "Educação Infantil: Ensino de filosofia na formação de autonomia", tem como objetivo principal buscar entender e expor quais seriam as razões que limitam que a filosofia seja o ponto de partida para a construção de autonomia nas escolas. A presente pesquisa buscou também reforçar a importância de unir a filosofia para os alunos da educação infantil, levando em consideração que tanto a infância quanto o ensino filosófico infelizmente são constantemente desvalorizados e inferiorizados no âmbito educacional. Sendo assim, coube neste trabalho de pesquisa, analisar quais seriam os percalços que estariam corroborando para a não ampliação do discurso filosófico na educação infantil. Para isso, torna-se importante relembrar o fato de que o pensar filosófico sempre esteve presente na evolução humana. Esse fato demonstra a importância da presença da inserção da filosofia na fase da educação infantil, de maneira com que a criança possa entender seu lugar em sua própria educação, justificando então o tema deste trabalho. Ao justificar a escolha do tema de nossa pesquisa, torna-se importante apontar que apesar da filosofia estar presente em diversos momentos importantes da história do ser humano, pouco se discute sobre como o ensino de filosofia pode contribuir para a formação de estudantes autônomos. Nesse sentido, como citado anteriormente, este projeto buscou analisar os obstáculos que limitam a filosofia como base para a construção da autonomia nas escolas. O presente projeto buscou também reforçar a importância de incorporar essa disciplina na educação infantil, que é frequentemente subvalorizada no contexto educacional. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo também analisar os desafios que impedem a expansão do discurso filosófico na educação infantil. Além disso, investigar como a sociedade enxerga a criança e como o pensamento filosófico influencia a concepção de infância e como os educadores utilizam sua autoridade para cumprir seus objetivos de formação.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Lidia Vitória Burgo; BRITO, Edson de Sousa. EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DE AUTONOMIA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/688628-EDUCACAO-INFANTIL--ENSINO-DE-FILOSOFIA-NA-FORMACAO-DE-AUTONOMIA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes