A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESTADO DE VULNERABILIDADE

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESTADO DE VULNERABILIDADE
Autores
  • Bento Neto Eufrásio Soares
  • Amanda Post da Silveira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/691442-a-aquisicao-de-linguagem-de-pessoas-com-deficiencia-visual-em-estado-de-vulnerabilidade
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Aquisição de Linguagem, Deficiência Visual, Vulnerabilidade Social, Desenvolvimento Linguístico, Educação Infantil
Resumo
Este estudo abordará a aquisição da linguagem de língua materna por um falante com deficiência visual de 04 anos de idade que também se enquadra em características de vulnerabilidade social. Tentaremos analisar como fatores da deficiência visual e da vulnerabilidade social podem estar associados no processo de aquisição da linguagem desse indivíduo. Sabe-se que crianças de famílias em condições de vulnerabilidade social, apresenta defasagem no seu processo de desenvolvimento linguístico, afetando seu contato com a escolarização, tal como apresenta pouco vocabulário oral, que pode afetar a aquisição de novos conhecimentos (KUHL, 2011; MULUF, 2015; ZAUCHE & COLS.,2016). A alfabetização, é um dos contatos mais valiosos diante do desenvolvimento do vocabulário de uma criança, estimula seu reconhecimento como indivíduo e possibilita o contato com a pluralidade em seu meio. Apresenta defasagem no seu processo de desenvolvimento linguístico, afetando seu contato com a escola. (HART & RISLEY, 1995). Contudo, as criações dos símbolos e significados, possibilitam ao indivíduo interagir e desenvolver memórias e viver múltiplos sentidos no seu contato com a língua. A educação é a chave para o desenvolver maturidade para o seu desenvolvimento de aquisição de linguagem. Consegue-se destacar que há elementos verbais e não verbais que apresentam singularidade no processo de linguagem. Os fatores socioeconômicos na aquisição de linguagem são frequentemente somados à condição especial de crianças com deficiência visual, visto que esta condição é caracterizada por singularidades de cunho verbal e não verbal, tanto no que concerne fatores fonético-fonológicos, quanto do uso dos demais sentidos, tal como tato, olfato, que são usados de modo diferenciado na interação e comunicação infantil.(LEMOS, 1986; apud ZUCCONELLI, 2013). Os resultados deste trabalho indicam que estes fatores sociais e próprios da deficiência visual na aquisição de fala do indivíduo na aquisição de fala de um indivíduo e mostramos que vários deles estão associados.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Bento Neto Eufrásio; SILVEIRA, Amanda Post da. A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESTADO DE VULNERABILIDADE.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/691442-A-AQUISICAO-DE-LINGUAGEM-DE-PESSOAS-COM-DEFICIENCIA-VISUAL-EM-ESTADO-DE-VULNERABILIDADE. Acesso em: 14/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes