PRÁTICA ESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: INCLUSÃO SOCIAL

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
PRÁTICA ESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: INCLUSÃO SOCIAL
Autores
  • Nathália Oliveira Silva
  • Reila Campos Guimarães de Araújo
  • Jean Pablo Nery
  • Deborah Perpetuo Guimarães de Araújo
  • Calixto Junior de Souza
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação em Saúde
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/695964-pratica-esportiva-de-tenis-de-mesa-para-pessoa-com-deficiencia--inclusao-social
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Educação, Esporte, Saúde
Resumo
É fato que a prática de esportes é fundamental para a saúde. Para as pessoas com deficiência é ainda mais relevante a prática de exercícios físicos, visto que as várias modalidades podem melhorar diversos fatores, como: a condição cardiovascular, o aprimoramento da força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. Nessa perspectiva, o tênis de mesa adaptado é um esporte de disputa individual corresponde a um confronto em que a disputa de um ponto dura em média de 3 a 5 segundos. Logo, a prática do tênis de mesa adaptado busca auxiliar no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência motora por meio de estratégias e métodos adequados para os indivíduos que realizam essa prática. Nesse viés, este estudo buscou analisar a influência do tênis de mesa adaptado no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e educacionais do aluno em condição de deficiência. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa. A responsabilidade de transformação da realidade escolar atual está, em grande parte, sobre o professor e este deve utilizar de todas as técnicas e criatividade possíveis para superar qualquer obstáculo que possa surgir, a fim de proporcionar aos indivíduos com deficiência uma experiência esportiva positiva, o que é de fundamental importância. Diante disso, é evidente que a prática de atividades físicas colabora para o desenvolvimento de habilidades físicas e motoras, bem como aumenta a autoconfiança e contribui para uma vida mais saudável. Pode-se observar que a inclusão questiona não somente as políticas de organização da educação especial, mas também o próprio conceito de integração. Logo, acredita-se que a instituições de ensino inclusivas têm sido caracterizadas como um novo paradigma, o qual se constitui pelo apreço a diversidade com a finalidade de valorização desses indivíduos. Nesse viés, os indivíduos com deficiência podem ter nas atividades físicas ou esportivas uma forma de melhora da qualidade de vida física, psicológica e emocional, já que essas práticas trazem efeitos positivos, como permitir a socialização, desenvolvimento pessoal e psicopedagógico, proporcionando o desenvolvimento de vínculos entre os indivíduos, o que permite a coesão do grupo em questão.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Nathália Oliveira et al.. PRÁTICA ESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: INCLUSÃO SOCIAL.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/695964-PRATICA-ESPORTIVA-DE-TENIS-DE-MESA-PARA-PESSOA-COM-DEFICIENCIA--INCLUSAO-SOCIAL. Acesso em: 03/12/2024

Trabalho

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