TRABALHO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO HUMANO: CRÍTICA AO FETICHISMO DA INDIVIDUALIDADE

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
TRABALHO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO HUMANO: CRÍTICA AO FETICHISMO DA INDIVIDUALIDADE
Autores
  • Ana Luiza Moraes Barbosa
  • Laís Leni Oliveira Lima
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/696698-trabalho-docente-desenvolvimento-humano--critica-ao-fetichismo-da-individualidade
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Desenvolvimento Humano, Fetichismo da Individualidade, Trabalho Docente
Resumo
O trabalho, a relação do homem com o mundo e a individualidade são conceitos significativos para compreender as relações sociais e econômicas estabelecidas na sociedade e nos modos de socialização. Neste contexto, a educação, a escola e o trabalho docente tem fundamental importância para o desenvolvimento humano, sendo que o trabalho docente se destaca. Para pensar e compreender o trabalho docente, fez-se necessário resgatar o conceito de trabalho, o trabalho alienado, segundo a teoria de Marx. Essa reflexão é necessária e urgente, assim se revisitará a história e o trabalho do educador na sociedade brasileira e refletir-se-á os possíveis processos de emancipação sobre o trabalho alienado do professor. Outra premissa necessária que se tem é a de compreensão do que é a educação e qual o seu papel na sociedade capitalista, considerando as complexidades da sociedade burguesa em que estamos inseridos e visando a superação dessas limitações. É importante considerar que a educação é constitutiva, contraditória e dialética dos processos diversos de transformação. Esse artigo, de cunho bibliográfico, explora a conexão entre os conceitos de trabalho docente, o desenvolvimento humano e o fetichismo da individualidade, considerando a obra de Marx. Além disso, o artigo aborda a importância da educação e o papel do docente, como espaço privilegiado de manifestação da problemática da concepção da subjetividade. Para concluir, busca-se estabelecer as características fundamentais do trabalho docente e a maneira pela qual esse conceito expressa uma crítica radical à individualidade, perpassando pela crítica ao capital e seus modos de socialização, considerando os mecanismos de fetichismo da individualidade. Assim, a educação e o trabalho docente, pode contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento humano, com capacidade para romper o trabalho alienado, refletir as questões impostas pelo capital, além de questionar e considerar as questões da alienação, rompendo assim com o modelo de educação que visa construir competências e “formar” trabalhadores, ajustando o homem ao modo de produção capitalista. Importante considerar que é a partir do desenvolvimento humano que é possível lutar por uma sociedade onde todos possam viver livremente, com acesso a todas as suas necessidades.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Ana Luiza Moraes; LIMA, Laís Leni Oliveira. TRABALHO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO HUMANO: CRÍTICA AO FETICHISMO DA INDIVIDUALIDADE.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/696698-TRABALHO-DOCENTE-DESENVOLVIMENTO-HUMANO--CRITICA-AO-FETICHISMO-DA-INDIVIDUALIDADE. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes