PERCEPÇÕES CORPORAIS, SENSORIAIS E ESPACIAIS COM UMA TURMA DE BERÇÁRIO II

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
PERCEPÇÕES CORPORAIS, SENSORIAIS E ESPACIAIS COM UMA TURMA DE BERÇÁRIO II
Autores
  • Laís leni Oliveira Lima
  • VIVIANE FERREIRA DE CARVALHO
  • Kamilla Conceição de Assis
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Infantil
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/697818-percepcoes-corporais-sensoriais-e-espaciais-com-uma-turma-de-bercario-ii
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Expressão Corporal, Educação Infantil, Estágio Obrigatório
Resumo
O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa-ação, realizado durante o Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil. Este foi desenvolvido após observações na sala do Berçário II, realizado no componente Curricular Estágio Obrigatório I- Educação Infantil, onde foi percebida a necessidade das crianças desenvolver atividades expressivas corporais (dança, esportes, ginástica, jogos) desde a EI, considerando a adequação dessas atividades em relação aos destinatários, começando com o trabalho em suas formas mais elementares e ampliando a complexidade de acordo com o processo de assimilação e apropriação pelas crianças. A pesquisa foi materializada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que atende crianças a partir de seis meses até três anos e onze meses de idade. A turma em que realizamos esse projeto foi a do Berçário II com bebês de um ano até um ano e dois meses de idade. Levamos uma proposta de atividades lúdicas, com brincadeiras, jogos, música, muita diversão e aprendizagem. Enfatizando o campo de experiência da BNCC (2017) ”O eu, o outro e o nós” e “Corpo, gestos e movimentos”, partimos da seguinte problematização: é possível planejar brincadeiras que tenha significados e alcançar as máximas apropriações na esfera motora, cognitiva, afetiva e social com os bebês? Como objetivo geral. Teve como objetivo perceber as possibilidades e os limites do corpo dos bebês nas brincadeiras e interações das quais participam. Os objetivos específicos foram: reconhecer seu corpo e expressar suas sensações e descanso; desenvolver as habilidades motora e corporal das crianças do Berçário II; identificar e efetuar movimentos, velocidade e trajetórias; realizar movimentos e expressões durante as brincadeiras, músicas e jogos; executar movimentos de andar, correr, saltar, saltitar, rolar, quadrupedar, subir, pegar, soltar, lançar, carregar. Os resultados apresentaram que na EI, mesmo em turmas de bebês, é local onde o professor deve garantir à criança o direito de aprendizagem, mas isso depende da qualidade das mediações oportunizadas na prática pedagógica. Consideramos que é possível e necessário ter um planejamento pedagógico intencional, organizar espaços, tempo, de modo que favoreçam o desenvolvimento das máximas objetivações historicamente construídas e alcançadas pela humanidade.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Laís leni Oliveira; CARVALHO, VIVIANE FERREIRA DE; ASSIS, Kamilla Conceição de. PERCEPÇÕES CORPORAIS, SENSORIAIS E ESPACIAIS COM UMA TURMA DE BERÇÁRIO II.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/697818-PERCEPCOES-CORPORAIS-SENSORIAIS-E-ESPACIAIS-COM-UMA-TURMA-DE-BERCARIO-II. Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes