A MONITORIA ACADÊMICA REMOTA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA?

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A MONITORIA ACADÊMICA REMOTA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA?
Autores
  • Gustavo Alves Dos Santos
  • Eduardo Vignoto Fernandes
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/705240-a-monitoria-academica-remota-influencia-na-percepcao-de-aprendizagem-dos-discentes-na-disciplina-de-anatomia-huma
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Desempenho, Afinidade, Percepção de Aprendizagem
Resumo
Durante a pandemia de COVID-19, as instituições de ensino foram obrigadas a rapidamente adaptar suas operações presenciais para um formato remoto. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do ensino à distância, com ênfase na Monitoria Acadêmica (MA), na percepção de aprendizado dos estudantes na disciplina de Anatomia Humana (AH). Participaram 83 acadêmicos, com idade média de 21,7 ± 6,0 anos, representando os cursos de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJ). A MA foi conduzida através da plataforma Google Meet®, com sessões de 100 minutos realizadas fora dos horários regulares das aulas. No início e ao final do semestre, os acadêmicos preencheram um questionário via Google Forms®, abordando tópicos como sua afinidade com a disciplina de AH, uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e percepções sobre o processo de ensino-aprendizagem em AH, especialmente no contexto do ensino remoto e da MA. Os dados coletados foram tabulados e analisados estatisticamente, revelando as respostas dos estudantes em dois momentos de coleta: pré (início do semestre) e pós (final do semestre). A análise indica que a MA, construída com base na participação ativa dos acadêmicos, demonstra potencial para aprimorar a aprendizagem e promover a construção coletiva do conhecimento. No entanto, os resultados também sugerem que os estudantes tendem a preferir o ensino presencial em relação ao remoto, devido à percepção de que a MA remota não oferece o mesmo nível de aquisição de conhecimento que a MA presencial. Conclui-se que a Monitoria Acadêmica remota tem impacto na percepção de aprendizado dos estudantes de Anatomia Humana e que sua implementação pode contribuir para um maior ganho de conhecimento. No entanto, persiste a preferência dos acadêmicos pelo modelo presencial de ensino em detrimento do ensino remoto, apontando desafios contínuos na adaptação das dinâmicas educacionais durante situações de emergência como a pandemia.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Gustavo Alves Dos; FERNANDES, Eduardo Vignoto. A MONITORIA ACADÊMICA REMOTA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA?.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/705240-A-MONITORIA-ACADEMICA-REMOTA-INFLUENCIA-NA-PERCEPCAO-DE-APRENDIZAGEM-DOS-DISCENTES-NA-DISCIPLINA-DE-ANATOMIA-HUMA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes