CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS EM PARQUES DA CIÊNCIA UNIVERSITÁRIOS: A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS)

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS EM PARQUES DA CIÊNCIA UNIVERSITÁRIOS: A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS)
Autores
  • Claudionor Renato da Silva
  • Vania Gomes Cardoso
  • Josiane Moreira Cardoso
  • Hanna Aparecida Silva Feitosa
  • Rebeca de Oliveira Herculano da Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Meio Ambiente e Sustentabilidade: Natureza e Sociedade
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/706047-ciencias-para-criancas-em-parques-da-ciencia-universitarios--a-atuacao-de-pedagogos(as)
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino de Ciências para Crianças, Parques da Ciências, Pedagogos(as)
Resumo
Ensino de ciências para crianças, em espaços não formais, compreendem lugares que não são os da escola, como os Parques da Ciência Universitários (PCU). A problemática da ação extensionista que gerou este texto consiste em responder a seguinte pergunta: qual a contribuição de pedagogos/as em parques da ciência universitários como protagonistas na educação em ciências para crianças? O objetivo geral desta Ação de Extensão, realizada em 2021 (EV210-2021) e, em prosseguimento, no novo projeto, para dois anos, de 2022-2024 (PJ010-2022), é evidenciar o trabalho educacional de pedagogos(as) nestes espaços e sob o seu protagonismo. A metodologia aplicada nesta ação de extensão é o da análise documental sobre documentos de um Portifólio de ideias para ações em Parques da Ciência, com o planejamento de pedagogos/as; o Portifólio da ação de extensão está articulado à disciplina de Fundamentos e Metodologias de Ciências Naturais de um curso de Pedagogia do centro-oeste brasileiro e contou com mais de 80 projetos que integraram também as ações do Laboratório de Pesquisa em Ciências e Geociências Escolar (LabPECGeo) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFJ. Na atividade, os grupos de planejamento (GP) estariam organizando a elaboração projetos de ciências para espaços não formais (PCU - enfoque da ação extensionista), sob o protagonismo de pedagogos/as. Esses projetos deveriam ser completos incluindo, custos financeiros, visando as crianças da educação infantil e anos iniciais nesses espaços dos PCU, a fim de subsidiar ações de ensino-aprendizagem e cultura científica popular (enculturação científica). Os resultados apontam para projetos inovadores em ciências no protagonismo de pedagogos(as), como por exemplo, citando alguns: 1) laboratório de ciências móvel; 2) experimentos demonstrativos para crianças; 3) propostas de ações sob o enfoque “Mulheres na Ciência” e 4) Planetário virtual pedagógico por Aplicativo de Celular (APP). Na organização destes projetos, armazenados como Portifólio verifica-se e atesta-se os(as) pedagogos(as) como atores e atrizes de planejamento de projetos de ciências, assumindo, desta forma, sua formação polivalente como educadores(as) científicos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, tendo os PCU como espaço não formal de sua atuação, popularizando a ciência e tornando-a acessível a toda população, especialmente, aos menos favorecidos/as.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Claudionor Renato da et al.. CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS EM PARQUES DA CIÊNCIA UNIVERSITÁRIOS: A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS).. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/706047-CIENCIAS-PARA-CRIANCAS-EM-PARQUES-DA-CIENCIA-UNIVERSITARIOS--A-ATUACAO-DE-PEDAGOGOS(AS). Acesso em: 14/03/2025

Trabalho

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