(RE)APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
(RE)APRENDENDO A VIVER NA CIDADE
Autores
  • Gustavo Carvalho
  • João Victor Alves de Souza
  • Raissa Alves Gama
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/708643-(re)aprendendo-a-viver-na-cidade
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino, Geografia, Eletivas, Cidade, Didática
Resumo
O presente estudo teve como objetivo promover a formação de conhecimentos relacionados a cidade por meio do ensino de Geografia junto aos jovens estudantes da rede pública de ensino no município de Jataí/GO, compreende-se que as práticas escolares são aprofundadas possuindo como possibilidade uma eletiva escolar de acordo com o novo modelo de ensino médio. Portanto, a metodologia implica na produção de reflexões e práticas escolares por meio de debates, construções e trabalhos de campo que envolvem a temática “Cidade” junto ao CEPI Serafim de Carvalho, onde, como resultado tornou-se possível constatar uma articulação concreta entre os jovens estudantes e o espaço em que vivem, sendo a cidade um conteúdo geográfico e interdisciplinar, fornecendo uma gama de possibilidades didáticas que possam correlacionar os conteúdos a fim de expandir os conhecimentos e o raciocínio dos estudantes, sistematizando estes aprendizados e despertando a cidadania dos mesmos. As práticas envolveram elementos relacionados ao uso de drones para análise de imagens aéreas, plantio de árvores nativas no/do cerrado em áreas atingidas por queimadas, reconhecimento de áreas rurias e sítios arqueológicos em cidades vizinhas, debates sobre urbanidades dando ênfase no uso de bicicletas como possibilidade de transporte viável em busca pela boa qualidade do meio ambiente, além de construir debates e análise das leis municipais, dando oportunidade para propor leis que pudessem ser levadas à Câmara Municipal por meio do projeto "Jovem-Vereador". Por meio dessas práticas escolares foi possível contextualizar empiricamente que os jovens estudantes possuem curiosidades e necessidade em reconhecer a cidade como conteúdo escolar, fazendo com que os estudantes se tornassem protagonistas do conhecimento exercendo a cidadania de forma prática e colaborativa. É possível concluir, portanto, que metodologias diferenciadas que abordem a cidade é uma importante ferramenta de auxílio importante para o ensino de Geografia na educação básica.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Gustavo; SOUZA, João Victor Alves de; GAMA, Raissa Alves. (RE)APRENDENDO A VIVER NA CIDADE.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/708643-(RE)APRENDENDO-A-VIVER-NA-CIDADE. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes