A LEITURA COMO POSSIBILIDADE EM COMPREENDER A PAISAGEM GEOGRÁFICA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
A LEITURA COMO POSSIBILIDADE EM COMPREENDER A PAISAGEM GEOGRÁFICA
Autores
  • Pedro Henrique Nascimento de Lima
  • Gustavo Carvalho
  • Maria Vitória Ramos Rodrigues
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/708765-a-leitura-como-possibilidade-em-compreender-a-paisagem-geografica
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino, Leitura, Protagonismo, Paisagem, Geografia
Resumo
O presente estudo tem como objetivo a construção de conhecimentos relacionados à paisagem geográfica por meio do “Clube do Livro” realizado na rede pública de ensino, especificamente no CEPI (Centro de Ensino em Período Integral) Serafim de Carvalho por meio do protagonismo Juvenil, uma disciplina que emerge na rede pública de ensino por meio do novo ensino médio. Portanto, o "Clube do Livro" se tornou esse momento de prática protagonista, buscando construir reflexões e (re)textualizar o conceito de paisagem através da leitura e de encontros coletivos que o clube proporcionaria, como resultado tornou-se possível construir uma aproximação do conceito de paisagem com o ensino de Geografia e a Literatura, inicialmente a articulação se fez por meio de algumas provocações tencionando a possibilidade de transformarmos a paisagem da literatura em paisagem de conhecimento espacial, sendo essa categoria de análise geográfica um importante conteúdo interdisciplinar já que o conceito de Paisagem não é de uso exclusivo da Geografia, porém sempre teve grande importância para a ciência, e no espaço escolar é uma importante ferramenta a fim de expandir os conhecimentos e o raciocínio dos estudantes, sistematizando estes aprendizados por meio de debates realizados semanalmente contextualizando a necessidade em valorar a prática da leitura e a Geografia como ciência. Por meio do protagonismo juvenil, tornou-se possível construir conhecimentos sobre as formas em ler a paisagem e contextualizar conhecimentos geográficos além de praticar a leitura, ajudando também em repertórios na escrita de textos e na interpretação, além de fazer com que seja possível reconhecer vários conceitos relacionados a conteúdos escolares. É possível concluir, portanto, que a leitura precisa ser uma ferramenta indispensável do contexto escolar, e fazer com que os estuantes sintam-se inseridos na formação de conhecimentos por meio do protagonismo, sendo assim, uma importante ferramenta didática para o ensino escolar e a criticidade dos jovens estudantes.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Pedro Henrique Nascimento de; CARVALHO, Gustavo; RODRIGUES, Maria Vitória Ramos. A LEITURA COMO POSSIBILIDADE EM COMPREENDER A PAISAGEM GEOGRÁFICA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/708765-A-LEITURA-COMO-POSSIBILIDADE-EM-COMPREENDER-A-PAISAGEM-GEOGRAFICA. Acesso em: 23/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes