O USO DE JOGOS E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O USO DE JOGOS E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS
Autores
  • Ismael Junio Ramos Machado
  • Lucyjane de Almeida Silva
  • RAFAEL SIQUEIRA SILVA
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/709929-o-uso-de-jogos-e-a-historia-da-matematica-na-aprendizagem-das-operacoes-basicas
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Jogos, história, operações básicas.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar as atividades e os resultados obtidos na aplicação do Projeto de Ensino e Aprendizagem, intitulado O Uso de Jogos e a História da Matemática na Aprendizagem das Operações Básicas, foi executado durante o Estágio Curricular Obrigatório II do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Jataí. O projeto foi aplicado em duas turmas do 9° ano com média de trinta alunos em cada turma , nos períodos matutino e vespertino de um centro de ensino em período integral localizada na cidade de Jataí-GO. O projeto teve como objetivo investigar se o uso de aspectos históricos e jogos em sala de aula contribuem para a apropriação dos conceitos envolvidos nas operações básicas. O uso de jogos e as abordagens históricas foram empregados como metodologias a fim de ensinar os conceitos envolvidos nas operações básicas (adição, subtração, divisão e multiplicação) além de tornar o aprendizado mais interessante e motivador aos estudantes. Através da história da matemática foi possível ensinar métodos de resolução para cálculos elementares que eram usados por diferentes povos no passado, como por exemplo o método egípicio da multiplicação. Com isso podemos inferir que os alunos tiveram melhor participação e motivação ao trabalhar os conteúdos através dos jogos e bastante curiosidade referentes às abordagens históricas, como por exemplo o ensino da tabuada pitagórica em que os estudantes acharam mais fácil do que o método da tabuada tradicional e o uso do jogo Adivinhe a multiplicação que desafio os alunos a usarem seus conhecimentos em tabuada, com isso no fim das atividades do projeto observamos que boa parte das dificuldades apresentadas pelos alunos no início foram sanadas, como subtração com recurso e adição com reserva. Afirmamos que o uso de jogos e a história da matemática contribuíram para o aprendizado dos conceitos envolvidos nas operações básicas, o que corrobora para se tornar mais uma estratégia no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Ismael Junio Ramos; SILVA, Lucyjane de Almeida; SILVA, RAFAEL SIQUEIRA. O USO DE JOGOS E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/709929-O-USO-DE-JOGOS-E-A-HISTORIA-DA-MATEMATICA-NA-APRENDIZAGEM-DAS-OPERACOES-BASICAS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes